A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Gerson de Mendonça
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5866977326452611
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6247
Resumo: Este estudo é fruto das inquietações que foram motivadas por uma convivência de longa jornada com o Ensino Fundamental. Nesta pesquisa me encontro com minhas inquietações intelectuais e vivências, primeiramente como aluno, depois como professor. Na minha busca descubro que outros vivem as mesmas inquietações e estão atrás de novos caminhos. Neste sentido, investigar a formação dos professores possibilitou a compreensão da complexidade da atividade docente no cotidiano escolar, visto ser esta uma atividade fundamentada na relação humana e na relação de sujeitos com o conhecimento. Tomando o cotidiano como categoria chave, nos pautamos na abordagem teórica de Agnes Heller, Luckmann & Berger para a apreensão de que a escola é um espaço plural, de permanente construção de saberes, de interações que incorporam significados e reelaboram novos saberes a cada nova interação. A pesquisa ressalta a prática do professor na sala de aula, o processo ensino aprendizagem, a lógica reprodutivista e o funcionamento da escola, a epistemologia pedagógica e os elementos condicionantes que refletem na formação e na prática do professor. A socialização vivenciada na investigação se deu a partir da pesquisa participante, tendo como base metodológica a pesquisa qualitativa e uma discussão de cunho interdisciplinar a partir do enfoque histórico-Crítico. O campo de investigação foi a Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol e os sujeitos foram 7 professores do Ensino Fundamental desta escola. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Baseando-se nestes princípios foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: entrevista semi-estruturada, observação participante do cotidiano escolar, além da análise dos documentos da escola. Para realizar o estudo traçamos como Objetivo Geral analisar a formação e a prática dos professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais a partir do cotidiano escolar e da sala aula, e como Específicos: identificar as diferentes abordagens que fundamentam a formação e prática pedagógica do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, investigando os elementos condicionantes como percepção do professor sobre ensino, criança, currículo, planejamento, entre outros, que refletem na prática do professor e na construção de sua autonomia, a fim de perceber quais relações estão sendo estabelecidas na escola e no trabalho docente. Ao observamos atentamente o cotidiano escolar, as relações nele estabelecidas, a produção que lá se desenvolve, as histórias de vidas construídas e as diversas nuanças da realidade e da cultura, percebemos um intenso movimento velado, escamoteado por detrás da forma física, mas é um espaço de partilha de conhecimentos e de modo de vida.
id UFAM_85ae54559b62e1d9d4db8c9dc0b6d24d
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6247
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aulaCotidiano EscolarPrática pedagógicaSala de aulaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste estudo é fruto das inquietações que foram motivadas por uma convivência de longa jornada com o Ensino Fundamental. Nesta pesquisa me encontro com minhas inquietações intelectuais e vivências, primeiramente como aluno, depois como professor. Na minha busca descubro que outros vivem as mesmas inquietações e estão atrás de novos caminhos. Neste sentido, investigar a formação dos professores possibilitou a compreensão da complexidade da atividade docente no cotidiano escolar, visto ser esta uma atividade fundamentada na relação humana e na relação de sujeitos com o conhecimento. Tomando o cotidiano como categoria chave, nos pautamos na abordagem teórica de Agnes Heller, Luckmann & Berger para a apreensão de que a escola é um espaço plural, de permanente construção de saberes, de interações que incorporam significados e reelaboram novos saberes a cada nova interação. A pesquisa ressalta a prática do professor na sala de aula, o processo ensino aprendizagem, a lógica reprodutivista e o funcionamento da escola, a epistemologia pedagógica e os elementos condicionantes que refletem na formação e na prática do professor. A socialização vivenciada na investigação se deu a partir da pesquisa participante, tendo como base metodológica a pesquisa qualitativa e uma discussão de cunho interdisciplinar a partir do enfoque histórico-Crítico. O campo de investigação foi a Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol e os sujeitos foram 7 professores do Ensino Fundamental desta escola. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Baseando-se nestes princípios foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: entrevista semi-estruturada, observação participante do cotidiano escolar, além da análise dos documentos da escola. Para realizar o estudo traçamos como Objetivo Geral analisar a formação e a prática dos professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais a partir do cotidiano escolar e da sala aula, e como Específicos: identificar as diferentes abordagens que fundamentam a formação e prática pedagógica do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, investigando os elementos condicionantes como percepção do professor sobre ensino, criança, currículo, planejamento, entre outros, que refletem na prática do professor e na construção de sua autonomia, a fim de perceber quais relações estão sendo estabelecidas na escola e no trabalho docente. Ao observamos atentamente o cotidiano escolar, as relações nele estabelecidas, a produção que lá se desenvolve, as histórias de vidas construídas e as diversas nuanças da realidade e da cultura, percebemos um intenso movimento velado, escamoteado por detrás da forma física, mas é um espaço de partilha de conhecimentos e de modo de vida.This study is the result of concerns that arose from a long journey of living with the elementary school. In this research I meet with my concerns and intellectual experiences, first as student, then as teacher. In my quest to find others living the same concerns and are pursuing new ways. In this sense, investigating the training of teachers allowed us to understand the complexity of teaching activities at school, since this is an activity based on human relationship and the relationship of individuals with knowledge. Taking everyday as a central category in the idea based on the approach of Agnes Heller, Berger & Luckmann for the apprehension that the school is a plural of permanent construction of knowledge, meanings of interactions that incorporate new knowledge and rethink every new interaction . The research highlights the practice of the teacher in the classroom, the teaching learning process, the logic reproduction and operation of the school, epistemology and pedagogical conditions that reflect the elements in training and teacher practice. The socialization experienced in the investigation took place from the research participant, based on qualitative research methodology and a discussion of interdisciplinary from the historical-critical. The field research was the Municipal School Tereza Aguiar Abtibol Rosa, and the methodological procedures used were a literature search and field research. Based on these principles we used the following research instruments: Semi-structured interviews, participant observation of everyday school life, besides the analysis of school documents. Conduct the study plotted as General Purpose analyze the formation and practice of elementary school teachers in the first years from the daily school and classroom, and how Specifics: identify the different approaches that underlie the formation and pedagogical practices of the teacher of Years of Elementary School, investigating the determining factors as teachers perception of school, children, curriculum, planning, among others, reflecting the practice of the teacher and the building of their autonomy in order to understand what relationships are being established in school and teaching. By looking closely at the everyday school life, relationships included therein, the production that is developed there, the stories of lives built and the various aspect of reality and culture, we see an intense covert, concealed behind the physical form, but are shared knowledge and way of life.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Nogueira, Gerson de Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/58669773264526112018-03-15T13:13:36Z2010-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Gerson de Mendonça. A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6247porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-06-26T05:04:19Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-06-26T05:04:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula
title A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula
spellingShingle A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula
Nogueira, Gerson de Mendonça
Cotidiano Escolar
Prática pedagógica
Sala de aula
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula
title_full A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula
title_fullStr A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula
title_full_unstemmed A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula
title_sort A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula
author Nogueira, Gerson de Mendonça
author_facet Nogueira, Gerson de Mendonça
http://lattes.cnpq.br/5866977326452611
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5866977326452611
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Arminda Rachel Botelho
http://lattes.cnpq.br/3864748731992379
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Gerson de Mendonça
http://lattes.cnpq.br/5866977326452611
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano Escolar
Prática pedagógica
Sala de aula
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Cotidiano Escolar
Prática pedagógica
Sala de aula
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este estudo é fruto das inquietações que foram motivadas por uma convivência de longa jornada com o Ensino Fundamental. Nesta pesquisa me encontro com minhas inquietações intelectuais e vivências, primeiramente como aluno, depois como professor. Na minha busca descubro que outros vivem as mesmas inquietações e estão atrás de novos caminhos. Neste sentido, investigar a formação dos professores possibilitou a compreensão da complexidade da atividade docente no cotidiano escolar, visto ser esta uma atividade fundamentada na relação humana e na relação de sujeitos com o conhecimento. Tomando o cotidiano como categoria chave, nos pautamos na abordagem teórica de Agnes Heller, Luckmann & Berger para a apreensão de que a escola é um espaço plural, de permanente construção de saberes, de interações que incorporam significados e reelaboram novos saberes a cada nova interação. A pesquisa ressalta a prática do professor na sala de aula, o processo ensino aprendizagem, a lógica reprodutivista e o funcionamento da escola, a epistemologia pedagógica e os elementos condicionantes que refletem na formação e na prática do professor. A socialização vivenciada na investigação se deu a partir da pesquisa participante, tendo como base metodológica a pesquisa qualitativa e uma discussão de cunho interdisciplinar a partir do enfoque histórico-Crítico. O campo de investigação foi a Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol e os sujeitos foram 7 professores do Ensino Fundamental desta escola. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Baseando-se nestes princípios foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: entrevista semi-estruturada, observação participante do cotidiano escolar, além da análise dos documentos da escola. Para realizar o estudo traçamos como Objetivo Geral analisar a formação e a prática dos professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais a partir do cotidiano escolar e da sala aula, e como Específicos: identificar as diferentes abordagens que fundamentam a formação e prática pedagógica do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, investigando os elementos condicionantes como percepção do professor sobre ensino, criança, currículo, planejamento, entre outros, que refletem na prática do professor e na construção de sua autonomia, a fim de perceber quais relações estão sendo estabelecidas na escola e no trabalho docente. Ao observamos atentamente o cotidiano escolar, as relações nele estabelecidas, a produção que lá se desenvolve, as histórias de vidas construídas e as diversas nuanças da realidade e da cultura, percebemos um intenso movimento velado, escamoteado por detrás da forma física, mas é um espaço de partilha de conhecimentos e de modo de vida.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-05
2018-03-15T13:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Gerson de Mendonça. A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6247
identifier_str_mv NOGUEIRA, Gerson de Mendonça. A formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732025558499328