Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Elton Raniere da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3955051826107598
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4069
Resumo: O presente trabalho propõe uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensinoaprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. Por meio de entrevistas com profissionais da Libras e pesquisa com base na literatura, foi possível ter a dimensão da contribuição científica computacional no que se refere à educação de surdos. Hoje, quem participa diretamente do processo educacional do aluno surdo enfrenta inúmeros desafios. Podemos destacar, por exemplo, a metodologia pedagógica voltada exclusivamente para o surdo que utiliza uma abordagem totalmente visual. Tecnologias computacionais vêm sendo uma boa alternativa no sentido de contribuir com a educação das pessoas. Interligando o contexto educacional e as tecnologias computacionais, surgem inúmeras alternativas que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. Bons exemplos, encontrados na literatura, apontam o uso de sistemas colaborativos como uma boa alternativa para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente com o uso da tecnologia móvel. A proposta apresenta um estudo sobre a Libras e o Português como segunda língua, para contextualizar um pouco sobre origem da Libras e as metodologias presentes para o ensino do português para o surdo. No contexto tecnológico, foi realizado um levantamento do referencial teórico sobre sistemas colaborativos, conceitos e definições de termos importantes da área. Uma Revisão Sistemática de Literatura foi realizada, a fim de investigar o atual estado da arte quando se envolve aprendizagem colaborativa móvel com ensino do português para surdos. O material colhido norteou o andamento do projeto, direcionando para a proposta de emprego de técnicas de aprendizagem colaborativa em atividades da disciplina de língua portuguesa, com uma ferramenta colaborativa móvel para dar suporte à realização dessas atividades. Neste trabalho é apresentado, de forma detalhada, o desenvolvimento da aplicação em toda sua evolução e, por fim, foi realizado um estudo de caso para validar as questões de pesquisas propostas, dentro de um contexto real com alunos surdos. Os resultados desse estudo são apresentados e discutidos, mostrando as análises feitas com base nas questões levantadas e nas informações colhidas durante a intervenção.
id UFAM_896d608f4f3489631a06fc5ddcbad4b4
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4069
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdosM-LearningAprendizagem colaborativaSurdosSistemas colaborativos móveisLibrasPortuguês para surdosM-LearningCollaborative learningDeafMobile collaborative systemsLibrasPortuguese for deafCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOO presente trabalho propõe uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensinoaprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. Por meio de entrevistas com profissionais da Libras e pesquisa com base na literatura, foi possível ter a dimensão da contribuição científica computacional no que se refere à educação de surdos. Hoje, quem participa diretamente do processo educacional do aluno surdo enfrenta inúmeros desafios. Podemos destacar, por exemplo, a metodologia pedagógica voltada exclusivamente para o surdo que utiliza uma abordagem totalmente visual. Tecnologias computacionais vêm sendo uma boa alternativa no sentido de contribuir com a educação das pessoas. Interligando o contexto educacional e as tecnologias computacionais, surgem inúmeras alternativas que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. Bons exemplos, encontrados na literatura, apontam o uso de sistemas colaborativos como uma boa alternativa para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente com o uso da tecnologia móvel. A proposta apresenta um estudo sobre a Libras e o Português como segunda língua, para contextualizar um pouco sobre origem da Libras e as metodologias presentes para o ensino do português para o surdo. No contexto tecnológico, foi realizado um levantamento do referencial teórico sobre sistemas colaborativos, conceitos e definições de termos importantes da área. Uma Revisão Sistemática de Literatura foi realizada, a fim de investigar o atual estado da arte quando se envolve aprendizagem colaborativa móvel com ensino do português para surdos. O material colhido norteou o andamento do projeto, direcionando para a proposta de emprego de técnicas de aprendizagem colaborativa em atividades da disciplina de língua portuguesa, com uma ferramenta colaborativa móvel para dar suporte à realização dessas atividades. Neste trabalho é apresentado, de forma detalhada, o desenvolvimento da aplicação em toda sua evolução e, por fim, foi realizado um estudo de caso para validar as questões de pesquisas propostas, dentro de um contexto real com alunos surdos. Os resultados desse estudo são apresentados e discutidos, mostrando as análises feitas com base nas questões levantadas e nas informações colhidas durante a intervenção.The present work purposes for a collaborative mobile tool to support the teaching and learning process of the Portuguese language for the deaf students. Through interviews with professionals of Brazilian Sign Language (LIBRAS) and research based on the literature, it was possible to have the dimension of computational scientific contribution in relation to the education of the deaf. Today, those who directly participate in the education of deaf student process faces many challenges. We can highlight, for example, the pedagogical methodology focused exclusively for a fully deaf person uses visual approach. Computer technology come being a good alternative at the contribution to the people education. Interconnecting the educational context and computational technologies, arises numerous alternatives that make the teaching-learning process more efficient. Good examples found in the literature point to the use of collaborative systems as a good alternative to the teaching-learning process, especially with the use of mobile technology. The proposal presents a study about the Libras and the Portuguese as a second language, to contextualize a little about the origin of the Libras and the present methodologies for the Portuguese teaching to the deaf. In the technological context, it was conducted a survey of the theoretical referential about collaborative systems, concepts and definitions of important terms in the area. A systematic review of the literature was conducted in order to investigate the current state of the art when it involves mobile collaborative learning with teaching of Portuguese for the deaf. The collected material guided the progress of the project, directing for the application of collaborative learning techniques in Portuguese language activities, with a mobile collaborative tool to support the implementation of these activities. This paper presents in detail, the development of the application in all its evolution and finally it was conducted a case study to validate the issues of the research proposals in a real context with deaf students. The results of this study are presented and discussed, showing the analyses based on the issues raised and the information collected during the intervention.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaOliveira, Elaine Harada Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/6553721651836761Moura, Elton Raniere da Silvahttp://lattes.cnpq.br/39550518261075982015-06-15T17:59:52Z2015-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Elton Raniere da Silva. Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4069porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-11T14:35:50Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4069Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-11T14:35:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
title Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
spellingShingle Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
Moura, Elton Raniere da Silva
M-Learning
Aprendizagem colaborativa
Surdos
Sistemas colaborativos móveis
Libras
Português para surdos
M-Learning
Collaborative learning
Deaf
Mobile collaborative systems
Libras
Portuguese for deaf
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
title_short Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
title_full Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
title_fullStr Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
title_full_unstemmed Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
title_sort Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
author Moura, Elton Raniere da Silva
author_facet Moura, Elton Raniere da Silva
http://lattes.cnpq.br/3955051826107598
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3955051826107598
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
http://lattes.cnpq.br/6553721651836761
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Elton Raniere da Silva
http://lattes.cnpq.br/3955051826107598
dc.subject.por.fl_str_mv M-Learning
Aprendizagem colaborativa
Surdos
Sistemas colaborativos móveis
Libras
Português para surdos
M-Learning
Collaborative learning
Deaf
Mobile collaborative systems
Libras
Portuguese for deaf
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
topic M-Learning
Aprendizagem colaborativa
Surdos
Sistemas colaborativos móveis
Libras
Português para surdos
M-Learning
Collaborative learning
Deaf
Mobile collaborative systems
Libras
Portuguese for deaf
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description O presente trabalho propõe uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensinoaprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. Por meio de entrevistas com profissionais da Libras e pesquisa com base na literatura, foi possível ter a dimensão da contribuição científica computacional no que se refere à educação de surdos. Hoje, quem participa diretamente do processo educacional do aluno surdo enfrenta inúmeros desafios. Podemos destacar, por exemplo, a metodologia pedagógica voltada exclusivamente para o surdo que utiliza uma abordagem totalmente visual. Tecnologias computacionais vêm sendo uma boa alternativa no sentido de contribuir com a educação das pessoas. Interligando o contexto educacional e as tecnologias computacionais, surgem inúmeras alternativas que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. Bons exemplos, encontrados na literatura, apontam o uso de sistemas colaborativos como uma boa alternativa para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente com o uso da tecnologia móvel. A proposta apresenta um estudo sobre a Libras e o Português como segunda língua, para contextualizar um pouco sobre origem da Libras e as metodologias presentes para o ensino do português para o surdo. No contexto tecnológico, foi realizado um levantamento do referencial teórico sobre sistemas colaborativos, conceitos e definições de termos importantes da área. Uma Revisão Sistemática de Literatura foi realizada, a fim de investigar o atual estado da arte quando se envolve aprendizagem colaborativa móvel com ensino do português para surdos. O material colhido norteou o andamento do projeto, direcionando para a proposta de emprego de técnicas de aprendizagem colaborativa em atividades da disciplina de língua portuguesa, com uma ferramenta colaborativa móvel para dar suporte à realização dessas atividades. Neste trabalho é apresentado, de forma detalhada, o desenvolvimento da aplicação em toda sua evolução e, por fim, foi realizado um estudo de caso para validar as questões de pesquisas propostas, dentro de um contexto real com alunos surdos. Os resultados desse estudo são apresentados e discutidos, mostrando as análises feitas com base nas questões levantadas e nas informações colhidas durante a intervenção.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-15T17:59:52Z
2015-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Elton Raniere da Silva. Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4069
identifier_str_mv MOURA, Elton Raniere da Silva. Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732010374070272