Inacessibilidades despercebidas: a quebra das barreiras existentes na inclusão de estudantes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harada, Rosecleide Orozimbo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238410
Resumo: A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e tem por objetivo identificar os entraves comunicacionais existentes na educação de estudantes surdos e organizar uma proposta formativa para profissionais da educação de forma que contribua na minimização desses obstáculos. Para tanto, elegeu-se a abordagem qualitativa por meio da qual foi adotado o método bibliográfico e documental. Considerando o objeto investigado, foram desenvolvidas sete etapas procedimentais, nas quais se incluem o planejamento e implementação de um processo formativo organizado a partir da análise do histórico da educação de surdos, as análises dos entraves vivenciados por profissionais da educação e as reflexões sobre as demandas do trabalho colaborativo diante da Educação Inclusiva. Como resultados alcançados: identificou-se que os entraves vão além da comunicação e eles perpassam pela falta do tradutor intérprete, falta de materiais adequados, falta de uma proposta educacional de intervenção. Evidenciou-se que a falta de conhecimento das atribuições dos educadores, tradutores intérpretes e professor especialista tem impedido o avanço educacional de surdos e dificultam no processo de acesso e permanência dos alunos surdos na escola de ensino regular. Constatou-se que quando o primeiro precisa desenvolver os conhecimentos específicos, o segundo interpreta, dando condições de acessibilidade e o último atua de modo complementar nas atividades realizadas na sala regular. Para a construção e sistematização do processo formativo foi utilizado um instrumento chamado de matriz que ajudou na sistematização dos principais elementos. São eles: descrição dos cenários, conteúdo, links dos recursos materiais e descrição das atividades. Os cenários foram construídos a partir de situações vivenciadas pela pesquisadora, ou seja, são cenas reais, momentos em que se perceberam atos excludentes não intencionais da parte da comunidade escolar. Estes foram organizados a partir de trilhas de aprendizagem e foram agrupados em cinco módulos. São eles: Conceituação Histórico e Legislação - Formação de Docentes; Formação e o papel do Intérprete Educacional; Identidade, Língua e Cultura Surda; Visão Clínica-terapêutica; e Educação do estudante surdo e ouvintes. Conclui-se que a inclusão de surdos precisa estar pautada no trabalho colaborativo. Além disto, considera-se que todos precisam apropriar-se de habilidades comunicacionais e pedagógicas que auxiliem na inclusão do estudante surdo em todos os ambientes da instituição de ensino, pois quando a comunicação acontece, como consequência a interação possibilitará o desenvolvimento. Somente desta forma a escola torna-se um ambiente sem barreiras comunicacionais e a inclusão se efetiva de fato.
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spelling Inacessibilidades despercebidas: a quebra das barreiras existentes na inclusão de estudantes surdosUnnoticed inaccessibilities: breaking existing barriers in the inclusion of deaf studentsEducação de surdosTrabalho colaborativoFormação de professoresEntravesLibrasDeaf educationCollaborative workTeacher trainingObstaclesLibrasA presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e tem por objetivo identificar os entraves comunicacionais existentes na educação de estudantes surdos e organizar uma proposta formativa para profissionais da educação de forma que contribua na minimização desses obstáculos. Para tanto, elegeu-se a abordagem qualitativa por meio da qual foi adotado o método bibliográfico e documental. Considerando o objeto investigado, foram desenvolvidas sete etapas procedimentais, nas quais se incluem o planejamento e implementação de um processo formativo organizado a partir da análise do histórico da educação de surdos, as análises dos entraves vivenciados por profissionais da educação e as reflexões sobre as demandas do trabalho colaborativo diante da Educação Inclusiva. Como resultados alcançados: identificou-se que os entraves vão além da comunicação e eles perpassam pela falta do tradutor intérprete, falta de materiais adequados, falta de uma proposta educacional de intervenção. Evidenciou-se que a falta de conhecimento das atribuições dos educadores, tradutores intérpretes e professor especialista tem impedido o avanço educacional de surdos e dificultam no processo de acesso e permanência dos alunos surdos na escola de ensino regular. Constatou-se que quando o primeiro precisa desenvolver os conhecimentos específicos, o segundo interpreta, dando condições de acessibilidade e o último atua de modo complementar nas atividades realizadas na sala regular. Para a construção e sistematização do processo formativo foi utilizado um instrumento chamado de matriz que ajudou na sistematização dos principais elementos. São eles: descrição dos cenários, conteúdo, links dos recursos materiais e descrição das atividades. Os cenários foram construídos a partir de situações vivenciadas pela pesquisadora, ou seja, são cenas reais, momentos em que se perceberam atos excludentes não intencionais da parte da comunidade escolar. Estes foram organizados a partir de trilhas de aprendizagem e foram agrupados em cinco módulos. São eles: Conceituação Histórico e Legislação - Formação de Docentes; Formação e o papel do Intérprete Educacional; Identidade, Língua e Cultura Surda; Visão Clínica-terapêutica; e Educação do estudante surdo e ouvintes. Conclui-se que a inclusão de surdos precisa estar pautada no trabalho colaborativo. Além disto, considera-se que todos precisam apropriar-se de habilidades comunicacionais e pedagógicas que auxiliem na inclusão do estudante surdo em todos os ambientes da instituição de ensino, pois quando a comunicação acontece, como consequência a interação possibilitará o desenvolvimento. Somente desta forma a escola torna-se um ambiente sem barreiras comunicacionais e a inclusão se efetiva de fato.This research is developed within the scope of the Graduate Program in Inclusive Education - PROFEI of the Faculty of Science and Technology - Paulista State University "Júlio de Mesquita Filho" - FCT/UNESP and is inserted in the Research Line: Training Practices and Processes of Educators for Inclusive Education and aims to identify existing communication barriers in the education of deaf students and organize a training proposal for education professionals in a way that contributes to the minimization of these obstacles. Therefore, a qualitative approach was chosen through which the bibliographic and documentary method was adopted. Considering the investigated object, seven procedural stages were developed, which include the planning and implementation of a training process organized from the analysis of the history of education for the deaf, the analysis of the obstacles experienced by education professionals and reflections on the demands of collaborative work in the face of Inclusive Education. As results achieved: it was identified that the obstacles go beyond communication and they pervade the lack of interpreter translator, lack of adequate materials, lack of an educational intervention proposal. It was evident that the lack of knowledge of the attributions of educators, translators, interpreters and specialist teachers has prevented the educational advancement of deaf people and hindered the process of access and permanence of deaf students in regular schools. It was found that when the first needs to develop specific knowledge, the second interprets, providing accessibility conditions and the last acts in a complementary way in the activities carried out in the regular classroom. For the construction and systematization of the formative process, an instrument called matrix was used, which helped in the systematization of the main elements. They are description of scenarios, content, links to material resources and description of activities. The scenarios were constructed from situations experienced by the researcher, that is, they are real scenes, moments in which unintentional exclusionary acts on the part of the school community were perceived. These were organized from learning trails and were grouped into five modules. They are: Historical Conceptualization and Legislation - Teacher Training; Training and the role of the Educational Interpreter; Deaf Identity, Language and Culture; Clinical-therapeutic view; and Education of deaf and hearing students. It is concluded that the inclusion of deaf people needs to be based on collaborative work. In addition, it is considered that everyone needs to appropriate communication and pedagogical skills that help in the inclusion of the deaf student in all environments of the educational institution, because when communication happens, therefore, interaction will enable development. Only in this way does the school become an environment without communicational barriers and inclusion takes place.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiro, Cícera Aparecida LimaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Harada, Rosecleide Orozimbo2022-12-21T19:02:38Z2022-12-21T19:02:38Z2022-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23841033004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:16:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238410Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:16:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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