O Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Francisco Rogério de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0738151850827326
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5574
Resumo: A revolução tecnológica, alavancada pela globalização, foi uma das mais abrangentes mudanças ocorridas na história e a educação não ficou de fora dessa realidade pois muitos pesquisadores, profissionais e colaboradores passaram a esmerar-se na busca por criações que envolvam tecnologia aliada à educação com o intuito de promover o ensino e aprendizagem de forma dinâmica, atrativa e eficiente. Os diversos atores que agem nos bastidores das novas tecnologias de informação e comunicação - TICs com foco na educação, muitas vezes olvidam elementos importantes no processo de concepção de tais recursos tecnológicos, especialmente no que se refere ao planejamento, à forma de trabalho coletivo e ao reconhecimento das diferenças culturais do público-alvo, quando da criação de ferramentas de apoio ao ensino. Neste trabalho, o modelo inovador de trabalho colaborativo: Codesign é aplicado em um estudo de caso, na construção de uma brinquedoteca virtual denominada Espaço do Brincar, cujo desenvolvimento se dá no Centro de Formação Continuada, desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino – CEFORT, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e apresenta uma estratégia inovadora para as concepções de projetos de criação de mediações tecnológicos. Por meio de observação empírica e participativa sem deixar de lado o apoio teórico, a pesquisa resulta numa experiência pioneira de trabalho colaborativo aplicado no desenvolvimento de mediadores tecnológicos da aprendizagem para a plataforma Moodle, articulando-se coma teoria ator-rede em que, atores humanos e não humanos agem, para um complexo, porém abrangente movimento de desenvolvimento de ideias e tomada de decisões que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de forma mais eficiente, clara e humanizada.
id UFAM_9adfc0841a6b2cbae9542ef8b6e9458b
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5574
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes VirtuaisCodesignCiberespaçoEspaço do BrincarAmbientes Virtuais de AprendizagemBrinquedoteca virtualCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEMA revolução tecnológica, alavancada pela globalização, foi uma das mais abrangentes mudanças ocorridas na história e a educação não ficou de fora dessa realidade pois muitos pesquisadores, profissionais e colaboradores passaram a esmerar-se na busca por criações que envolvam tecnologia aliada à educação com o intuito de promover o ensino e aprendizagem de forma dinâmica, atrativa e eficiente. Os diversos atores que agem nos bastidores das novas tecnologias de informação e comunicação - TICs com foco na educação, muitas vezes olvidam elementos importantes no processo de concepção de tais recursos tecnológicos, especialmente no que se refere ao planejamento, à forma de trabalho coletivo e ao reconhecimento das diferenças culturais do público-alvo, quando da criação de ferramentas de apoio ao ensino. Neste trabalho, o modelo inovador de trabalho colaborativo: Codesign é aplicado em um estudo de caso, na construção de uma brinquedoteca virtual denominada Espaço do Brincar, cujo desenvolvimento se dá no Centro de Formação Continuada, desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino – CEFORT, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e apresenta uma estratégia inovadora para as concepções de projetos de criação de mediações tecnológicos. Por meio de observação empírica e participativa sem deixar de lado o apoio teórico, a pesquisa resulta numa experiência pioneira de trabalho colaborativo aplicado no desenvolvimento de mediadores tecnológicos da aprendizagem para a plataforma Moodle, articulando-se coma teoria ator-rede em que, atores humanos e não humanos agem, para um complexo, porém abrangente movimento de desenvolvimento de ideias e tomada de decisões que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de forma mais eficiente, clara e humanizada.The technological revolution, leveraged by globalization, was one of the most farreaching changes in history, and education was not left out of this reality as many researchers, professionals and collaborators began to search for creations involving technology allied to education. Teaching and learning in a dynamic, attractive and efficient way. The diverse actors who work behind the scenes of new information and communication technologies - ICTs with a focus on education, often forget important elements in the process of designing such technological resources, especially with regard to planning, the form of collective work and the Recognition of the cultural differences of the target audience when creating tools to support teaching. In this work, the innovative collaborative work model: Codesign is applied in a case study, in the construction of a virtual toy room called Espaço do Brincar, whose development takes place in the Centro de Formação Continuada, desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino – CEFORT, Faculty of Education, Universidade Federal do Amazonas - UFAM and presents an innovative strategy for conceptions of projects to create technological mediations. By means of empirical and participative observation without leaving aside the theoretical support, the research results in a pioneering experience of collaborative work applied in the development of technological mediators of the learning for the platform Moodle, articulating with the actor-network theory in which, human actors And non-human actors, to a complex but comprehensive movement of ideas development and decision making that favors the teaching and learning process in a more efficient, clear and humanized way.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Cerquinho, Kleomara GomesBrito, Luiz Carlos Cerquinho deCarvalho, Francisco Rogério dehttp://lattes.cnpq.br/07381518508273262017-03-14T09:39:00Z2016-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Francisco Rogério de. O Espaço do Brincar: um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5574porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-04-12T12:50:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5574Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-04-12T12:50:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais
title O Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais
spellingShingle O Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais
Carvalho, Francisco Rogério de
Codesign
Ciberespaço
Espaço do Brincar
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Brinquedoteca virtual
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais
title_full O Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais
title_fullStr O Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais
title_full_unstemmed O Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais
title_sort O Espaço do Brincar : um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais
author Carvalho, Francisco Rogério de
author_facet Carvalho, Francisco Rogério de
http://lattes.cnpq.br/0738151850827326
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0738151850827326
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
http://lattes.cnpq.br/1255254917732447
Cerquinho, Kleomara Gomes
Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Francisco Rogério de
http://lattes.cnpq.br/0738151850827326
dc.subject.por.fl_str_mv Codesign
Ciberespaço
Espaço do Brincar
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Brinquedoteca virtual
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Codesign
Ciberespaço
Espaço do Brincar
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Brinquedoteca virtual
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
description A revolução tecnológica, alavancada pela globalização, foi uma das mais abrangentes mudanças ocorridas na história e a educação não ficou de fora dessa realidade pois muitos pesquisadores, profissionais e colaboradores passaram a esmerar-se na busca por criações que envolvam tecnologia aliada à educação com o intuito de promover o ensino e aprendizagem de forma dinâmica, atrativa e eficiente. Os diversos atores que agem nos bastidores das novas tecnologias de informação e comunicação - TICs com foco na educação, muitas vezes olvidam elementos importantes no processo de concepção de tais recursos tecnológicos, especialmente no que se refere ao planejamento, à forma de trabalho coletivo e ao reconhecimento das diferenças culturais do público-alvo, quando da criação de ferramentas de apoio ao ensino. Neste trabalho, o modelo inovador de trabalho colaborativo: Codesign é aplicado em um estudo de caso, na construção de uma brinquedoteca virtual denominada Espaço do Brincar, cujo desenvolvimento se dá no Centro de Formação Continuada, desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino – CEFORT, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e apresenta uma estratégia inovadora para as concepções de projetos de criação de mediações tecnológicos. Por meio de observação empírica e participativa sem deixar de lado o apoio teórico, a pesquisa resulta numa experiência pioneira de trabalho colaborativo aplicado no desenvolvimento de mediadores tecnológicos da aprendizagem para a plataforma Moodle, articulando-se coma teoria ator-rede em que, atores humanos e não humanos agem, para um complexo, porém abrangente movimento de desenvolvimento de ideias e tomada de decisões que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de forma mais eficiente, clara e humanizada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
2017-03-14T09:39:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Francisco Rogério de. O Espaço do Brincar: um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5574
identifier_str_mv CARVALHO, Francisco Rogério de. O Espaço do Brincar: um estudo sobre o Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732020391116800