Progressão curricular na educação matemática: contribuições para a gestão da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9567 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por finalidade analisar a progressão curricular e pedagógica do componente curricular matemática, tendo por base as orientações curriculares, as concepções docentes e modos de organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, se levou em conta a organização do trabalho escolar e a abordagem pedagógica do ensino, considerando as especificidades de formação do professor unidocente e suas implicações face às orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa, envolvendo pesquisa documental e empírica com professores, pedagogos e gestores municipais, assim como as orientações curriculares da BNCC e os documentos de orientação curriculares da SEMED/Manaus. De forma específica a pesquisa teve como foco: Investigar as mudanças pedagógicas e organização do trabalho escolar decorrentes da BNCC, através dos conhecimentos, competências e habilidades do componente curricular de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Identificar como os professores concebem e efetivam o processo pedagógico da educação matemática, envolvendo a apropriação das bases curriculares, a compreensão da criança como sujeito da aprendizagem e de que forma essa apropriação é concebida e efetivada pelos professores em sua prática pedagógica, nos modos pelos quais fazem e compreendem os significados da progressão da aprendizagem. Compreender como o sistema de ensino municipal e a escola fazem a gestão curricular e o acompanhamento da educação Matemática nos Anos Iniciais Ensino Fundamental. Os achados indicam que pensar o desenvolvimento do currículo, do processo pedagógico requer sistemática e novos conhecimentos, buscando focar e atentar para este processo pouquíssimo investido pelas redes de ensino, escolar e professores, ou seja, compreender e fazer a progressão curricular e da aprendizagem; como condição para a avanço da qualidade de toda a educação básica. Como base teórica da pesquisa, recorreremos aos autores como D’Ambrósio (1993) voltado aos estudos da Educação Matemática; a Piaget (1980), DELVAL (1998), KESSELRING (1993) e RAMOZI-CHIAROTINNO (1988) quanto ao desenvolvimento infantil na perspectiva da epistemologia genética, e sua relação com a aprendizagem matemática Becker (2003); o currículo, LIMA (2008) e SACRISTÁN, J. G. (2000), a formação profissional, TARDIF M. (2002), as Competências e Habilidades com PERRENOUD (2000) e sobre a prática educativa, ZABALA (1998). O tema da pesquisa nos conduziu aos dados que nos levou a questionar e refletir sobre os diversos problemas que implicam a progressão da aprendizagem e do próprio desenvolvimento do currículo, centrado na educação matemática. Nessa pesquisa, entendemos que, para que a progressão curricular alcance os objetivos propostos pela BNCC e pelos Referencias Curriculares estaduais e municipais, é necessário personalizar o acompanhamento da aprendizagem, verificar e intervir em tempo hábil e sobretudo e mais importante garantir que os profissionais envolvidos na progressão curricular tomem seus lugares com a competência que lhes é exigida para tal função. |
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Progressão curricular na educação matemática: contribuições para a gestão da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalEnsino aprendizagem - MatemáticaBase Nacional Comum CurricularEnsino FundamentalCIENCIAS EXATAS E DA TERRA:MATEMATICAEducação MatemáticaProgressão CurricularAnos Iniciais do Ensino FundamentalBase Nacional Comum CurricularEsta pesquisa tem por finalidade analisar a progressão curricular e pedagógica do componente curricular matemática, tendo por base as orientações curriculares, as concepções docentes e modos de organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, se levou em conta a organização do trabalho escolar e a abordagem pedagógica do ensino, considerando as especificidades de formação do professor unidocente e suas implicações face às orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa, envolvendo pesquisa documental e empírica com professores, pedagogos e gestores municipais, assim como as orientações curriculares da BNCC e os documentos de orientação curriculares da SEMED/Manaus. De forma específica a pesquisa teve como foco: Investigar as mudanças pedagógicas e organização do trabalho escolar decorrentes da BNCC, através dos conhecimentos, competências e habilidades do componente curricular de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Identificar como os professores concebem e efetivam o processo pedagógico da educação matemática, envolvendo a apropriação das bases curriculares, a compreensão da criança como sujeito da aprendizagem e de que forma essa apropriação é concebida e efetivada pelos professores em sua prática pedagógica, nos modos pelos quais fazem e compreendem os significados da progressão da aprendizagem. Compreender como o sistema de ensino municipal e a escola fazem a gestão curricular e o acompanhamento da educação Matemática nos Anos Iniciais Ensino Fundamental. Os achados indicam que pensar o desenvolvimento do currículo, do processo pedagógico requer sistemática e novos conhecimentos, buscando focar e atentar para este processo pouquíssimo investido pelas redes de ensino, escolar e professores, ou seja, compreender e fazer a progressão curricular e da aprendizagem; como condição para a avanço da qualidade de toda a educação básica. Como base teórica da pesquisa, recorreremos aos autores como D’Ambrósio (1993) voltado aos estudos da Educação Matemática; a Piaget (1980), DELVAL (1998), KESSELRING (1993) e RAMOZI-CHIAROTINNO (1988) quanto ao desenvolvimento infantil na perspectiva da epistemologia genética, e sua relação com a aprendizagem matemática Becker (2003); o currículo, LIMA (2008) e SACRISTÁN, J. G. (2000), a formação profissional, TARDIF M. (2002), as Competências e Habilidades com PERRENOUD (2000) e sobre a prática educativa, ZABALA (1998). O tema da pesquisa nos conduziu aos dados que nos levou a questionar e refletir sobre os diversos problemas que implicam a progressão da aprendizagem e do próprio desenvolvimento do currículo, centrado na educação matemática. Nessa pesquisa, entendemos que, para que a progressão curricular alcance os objetivos propostos pela BNCC e pelos Referencias Curriculares estaduais e municipais, é necessário personalizar o acompanhamento da aprendizagem, verificar e intervir em tempo hábil e sobretudo e mais importante garantir que os profissionais envolvidos na progressão curricular tomem seus lugares com a competência que lhes é exigida para tal função.This research aimed to analyze the curricular and pedagogical progression of the Mathematics curricular component, based on curricular orientations, teaching conceptions and ways of organizing pedagogical work in the Early Years of Elementary School. To this end, the organization of school work and the pedagogical approach to teaching were taken into account, considering the specificities of single-teacher teacher training and their implications in view of the guidelines contained in the National Common Curricular Base - BNCC. The study was developed from a qualitative perspective, involving documentary and empirical research with teachers, pedagogues and municipal managers, as well as the BNCC curricular guidelines and the SEMED/Manaus curricular guidelines. Specifically, the research focused on: Investigating the pedagogical changes and organization of school work arising from the BNCC, through the knowledge, skills and abilities of the Mathematics curricular component of the early years of Elementary School; Identify how teachers conceive and carry out the pedagogical process of mathematics education, involving the appropriation of curricular bases, the understanding of the child as a subject of learning and how this appropriation is conceived and carried out by teachers in their pedagogical practice, in the ways in which make and understand the meanings of learning progression. Understand how the municipal education system and the school manage the curriculum and monitor Mathematics education in the Early Years of Elementary School. The findings indicate that thinking about the development of the curriculum, of the pedagogical process requires systematic and new knowledge, seeking to focus and pay attention to this process that is very little invested by the teaching networks, school and teachers, that is, to understand and make the curricular and learning progression; as a condition for advancing the quality of all basic education. As a theoretical basis for the research, we will resort to authors such as D'Ambrósio (1993) focused on the study of Mathematics Education; to Piaget (1980), Delval (1998), Kesselring (1993) and Ramozi-Chiarotinno (1988) regarding child development from the perspective of genetic epistemology, and its relationship with mathematical learning Becker (2003); the curriculum, Lima (2008) and Sacristán, J. G. (2000), professional training, Tardif, M. (2002), Skills and Abilities with Perrenoud (2000) and on educational practice, Zabala (1998). The research theme motivates us in view of the data that leads us to question and reflect on the various problems that imply the progression of learning and the very development of the curriculum, centered on mathematics education. In this research, we understand that, for curricular progression to reach the objectives proposed by the BNCC and by the state and municipal Curricular References, it is necessary to personalize the monitoring of learning, verify and intervene in a timely manner and, above all and more importantly, ensure that the professionals involved in the curricular progression take their places with the competence that is required of them for such function.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaBrito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Thomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Molin, Beatriz Helena Dalhttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183Silva, Marcionília Bessa dahttp://lattes.cnpq.br/88040511852273352023-08-14T17:55:37Z2023-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Marcionília Bessa da. Progressão curricular na educação matemática: contribuições para a gestão da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9567porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-15T05:03:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-08-15T05:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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