Alfabetização e letramento em matemática na base nacional comum curricular
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4324 |
Resumo: | A Alfabetização e o Letramento em Matemática são conceitos recentes nas discussões no contexto escolar. A alfabetização é entendida como a aquisição da leitura e escrita da matemática e o Letramento refere-se ao processo no qual o aluno se apropria do conhecimento matemático aprendido para atuar na sociedade, ou seja, ele não só conhece as noções matemáticas, mas faz uso das mesmas nas suas práticas sociais. Levando em consideração a importância de tais processos para o ensino e aprendizagem das crianças em Matemática, o estudo buscou analisar as possibilidades de promover a alfabetização e o letramento em matemática nos anos iniciais a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise realizada, de natureza qualitativa, consistiu em um estudo bibliográfico sobre a Base Nacional Comum Curricular, a partir do qual identificamos e discutimos diferentes possibilidades de promover a alfabetização matemática. A partir de uma leitura atenta sobre as diretrizes e os fundamentos estabelecidos na BNCC, identificamos e selecionamos um conjunto de passagens (trechos) que estão relacionados direta ou indiretamente aos processos de alfabetização nos anos iniciais de escolaridade, os quais constituíram as evidências empíricas do estudo. As evidências foram analisadas e agrupadas conforme apareciam no documento, originando posteriormente as três categorias de análise. A primeira categoria recebeu o nome de ‘Alfabetização para a leitura e escrita (materna e matemática)’, a segunda foi nomeada como ‘Alfabetização para a representação, resolução e compreensão de ideias e problemas matemáticos’ e a terceira categoria foi denominada ‘Alfabetização associada ao letramento (em língua materna e matemática)’. Cada categoria é sustentada por evidências que apontam diferentes possibilidades de promover a alfabetização matemática nos anos iniciais. Após a análise das categorias propomos uma reflexão sobre as implicações da BNCC para a alfabetização matemática das crianças. |
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A análise realizada, de natureza qualitativa, consistiu em um estudo bibliográfico sobre a Base Nacional Comum Curricular, a partir do qual identificamos e discutimos diferentes possibilidades de promover a alfabetização matemática. A partir de uma leitura atenta sobre as diretrizes e os fundamentos estabelecidos na BNCC, identificamos e selecionamos um conjunto de passagens (trechos) que estão relacionados direta ou indiretamente aos processos de alfabetização nos anos iniciais de escolaridade, os quais constituíram as evidências empíricas do estudo. As evidências foram analisadas e agrupadas conforme apareciam no documento, originando posteriormente as três categorias de análise. A primeira categoria recebeu o nome de ‘Alfabetização para a leitura e escrita (materna e matemática)’, a segunda foi nomeada como ‘Alfabetização para a representação, resolução e compreensão de ideias e problemas matemáticos’ e a terceira categoria foi denominada ‘Alfabetização associada ao letramento (em língua materna e matemática)’. Cada categoria é sustentada por evidências que apontam diferentes possibilidades de promover a alfabetização matemática nos anos iniciais. Após a análise das categorias propomos uma reflexão sobre as implicações da BNCC para a alfabetização matemática das crianças.Numeracy and Literacy in Mathematics are recent concepts in discussions in the school context. Literacy is understood as the acquisition of reading and writing of mathematics and Literacy refers to the process in which the student appropriates the mathematical knowledge learned to act in society, that is, he not only knows mathematical concepts, but makes use of them in their social practices. Taking into account the importance of such processes for the teaching and learning of children in Mathematics, the study sought to analyze the possibilities of promoting literacy and literacy in mathematics in the early years from the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The analysis carried out, of a qualitative nature, consisted of a bibliographic study on the National Common Curricular Base, from which we identified and discussed different possibilities of promoting mathematical literacy. From a careful reading of the guidelines and foundations established in the BNCC, we identified and selected a set of passages (excerpts) that are directly or indirectly related to the literacy processes in the early years of schooling, which constituted the empirical evidence of the study. The evidence was analyzed and grouped as it appeared in the document, subsequently originating the three categories of analysis. The first category was called Literacy for reading and writing (maternal and mathematical)', the second was named Literacy for the representation, resolution, and understanding of mathematical problems and ideas and the third category was called Associated literacy’ literacy (in mother tongue and mathematics). Each category is supported by evidence that points to different possibilities for promoting mathematical literacy in the early years. After analyzing the categories, we propose a reflection on the implications of the BNCC for children’s mathematical literacy.Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-07-14T17:49:20Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 630170 bytes, checksum: 0ae1676a74b984b99cc2367b4717b648 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-26T14:51:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 630170 bytes, checksum: 0ae1676a74b984b99cc2367b4717b648 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-26T14:51:09Z (GMT). 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