O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilario, Thiago Wedson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16233
Resumo: Neste trabalho expõem-se alguns dos aspectos teóricos relacionados ao Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, traçando uma narrativa bibliográfica sobre o histórico desta área de conhecimento no Brasil, caminhando por uma análise nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes que orientam o Ensino de Ciências e na recente Base Nacional Comum Curricular. Nessa análise, percebe-se que o EC está direcionado para uma perspectiva investigativa associada ao movimento curricular Ciência-Tecnologia-Sociedade, e mostra a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o homem como parte do universo e como indivíduo, ou seja, como uno e todo.
id VERACRUZ-0_ba224764e873ddb4eb82b0b3740933be
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16233
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCCEnsino de ciênciasanos iniciaisensino fundamentalparâmetros curriculares nacionaisbase nacional comum curricularNeste trabalho expõem-se alguns dos aspectos teóricos relacionados ao Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, traçando uma narrativa bibliográfica sobre o histórico desta área de conhecimento no Brasil, caminhando por uma análise nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes que orientam o Ensino de Ciências e na recente Base Nacional Comum Curricular. Nessa análise, percebe-se que o EC está direcionado para uma perspectiva investigativa associada ao movimento curricular Ciência-Tecnologia-Sociedade, e mostra a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o homem como parte do universo e como indivíduo, ou seja, como uno e todo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1623310.34117/bjdv6n9-120Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 65687-65695Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 65687-65695Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 65687-656952525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16233/13273Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessHilario, Thiago WedsonChagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva2020-10-14T16:32:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16233Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:29.122889Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC
title O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC
spellingShingle O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC
Hilario, Thiago Wedson
Ensino de ciências
anos iniciais
ensino fundamental
parâmetros curriculares nacionais
base nacional comum curricular
title_short O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC
title_full O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC
title_fullStr O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC
title_full_unstemmed O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC
title_sort O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC
author Hilario, Thiago Wedson
author_facet Hilario, Thiago Wedson
Chagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva
author_role author
author2 Chagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilario, Thiago Wedson
Chagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
anos iniciais
ensino fundamental
parâmetros curriculares nacionais
base nacional comum curricular
topic Ensino de ciências
anos iniciais
ensino fundamental
parâmetros curriculares nacionais
base nacional comum curricular
description Neste trabalho expõem-se alguns dos aspectos teóricos relacionados ao Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, traçando uma narrativa bibliográfica sobre o histórico desta área de conhecimento no Brasil, caminhando por uma análise nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes que orientam o Ensino de Ciências e na recente Base Nacional Comum Curricular. Nessa análise, percebe-se que o EC está direcionado para uma perspectiva investigativa associada ao movimento curricular Ciência-Tecnologia-Sociedade, e mostra a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o homem como parte do universo e como indivíduo, ou seja, como uno e todo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16233
10.34117/bjdv6n9-120
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16233
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16233/13273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 65687-65695
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 65687-65695
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 65687-65695
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645476975607808