Escrita: desafios para a política na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3158 |
Resumo: | A educação infantil no Brasil é marcada pelas fortes tensões já existentes desde as promessas herdadas do passado, através das mudanças legais trazidas pela redemocratização do país Constituição, LDB, ECA, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas Municipais e por dificuldades enfrentadas no planejamento e na execução das políticas educacionais de educação infantil no Brasil. Há anos que professores e fonoaudiólogos têm se mobilizado em torno das dificuldades na aquisição da escrita no decorrer da alfabetização. A partir do exposto, justifica-se a necessidade de compreendermos o processo de domínio da escrita, analisando a política de educação infantil no Brasil. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a política educacional para a educação infantil no Brasil e como objetivos específicos entender os fatores e conseqüências que interferem na aquisição da linguagem escrita na educação infantil e analisar os caminhos que possam auxiliar o Sistema Educacional na produção gráfica da educação infantil, para que futuramente as crianças dessa etapa não apresentem dificuldades no processo de apropriação do padrão culto gramatical da escrita. Embora reconhecendo não só a existência, mas também a importância de outras epistemologias, elegemos o método histórico-crítico, como a concepção teórica que melhor responde as questões do nosso objeto de estudo a ser desenvolvido na primeira fase do ensino fundamental em uma Escola da Rede Municipal na cidade de Manaus, verificando as dificuldades na trajetória da escrita, as quais são variadas. Por fim conclui-se que esteve muito clara a carência de políticas públicas para o ensino da educação infantil e a grande importância da fonoaudiologia, tanto na equipe pedagógica, quanto no planejamento pedagógico |
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Escrita: desafios para a política na educação infantilPolíticas públicasEducaçãoInfânciaEscritaPublic politicsEducationInfancyWrittenCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA educação infantil no Brasil é marcada pelas fortes tensões já existentes desde as promessas herdadas do passado, através das mudanças legais trazidas pela redemocratização do país Constituição, LDB, ECA, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas Municipais e por dificuldades enfrentadas no planejamento e na execução das políticas educacionais de educação infantil no Brasil. Há anos que professores e fonoaudiólogos têm se mobilizado em torno das dificuldades na aquisição da escrita no decorrer da alfabetização. A partir do exposto, justifica-se a necessidade de compreendermos o processo de domínio da escrita, analisando a política de educação infantil no Brasil. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a política educacional para a educação infantil no Brasil e como objetivos específicos entender os fatores e conseqüências que interferem na aquisição da linguagem escrita na educação infantil e analisar os caminhos que possam auxiliar o Sistema Educacional na produção gráfica da educação infantil, para que futuramente as crianças dessa etapa não apresentem dificuldades no processo de apropriação do padrão culto gramatical da escrita. Embora reconhecendo não só a existência, mas também a importância de outras epistemologias, elegemos o método histórico-crítico, como a concepção teórica que melhor responde as questões do nosso objeto de estudo a ser desenvolvido na primeira fase do ensino fundamental em uma Escola da Rede Municipal na cidade de Manaus, verificando as dificuldades na trajetória da escrita, as quais são variadas. Por fim conclui-se que esteve muito clara a carência de políticas públicas para o ensino da educação infantil e a grande importância da fonoaudiologia, tanto na equipe pedagógica, quanto no planejamento pedagógicoThe infantile education in Brazil is marked by the strong existing tensions already since the inherited promeses of the past, through the legal changes brought by the redemocratization of the country Constitution, LDB, ECA State Constitutions, Municipal Organic Laws and by difficulties faced in the planning and the execution of the educational politics of infantile education in Brazil. It has years that professors and speech pathologist and audiologist in it if have mobilized around the difficulties in the acquisition of the writing of children during the alphabetization. From the displayed one, it is justified necessity to understand the process of understanding of the writing, analyzing the infantile educational politics in Brazil. The research will have as objective generality to understand the educational politics for the infantile education in Brazil and as objective the specific ones to understand the factors and consequences that intervene with the acquisition of the language written in the infantile education and to analyze the ways that can assist the Educational System in the graphical production of the infantile education, so that future the children of this stage do not present diffculties in the process of appropriation of the standard grammatical cult of the writing. Although recognizing not only the existence, but also the importance of other epistemologies, we choose the description-critical method, as the theoretical conception that more good answers the questions of our object of study to be developed in the first phase of basic education in a School of the Municipal net in the city of Manaus, verifying the difficulties in the trajectory of the writing, which are varied. Finally one concludes that the lack of public politics for the education of the infantile education was very clear and the extremely importance that have the speech therapy into schoolUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Jorge Gregório daWilliams, Elizabeth Matilda Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/95273080505942922015-04-22T21:55:27Z2015-04-082008-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWILLIANS, Elizabeth Matilda Oliveira. Escrita: desafios para a política na educação infantil. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-12T17:26:00Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-12T17:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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