Habilidades sociais de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: um estudo à luz da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Letícia Cavalcante
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6910714661590946, https://orcid.org/0000-0001-6449-7042
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8205
Resumo: Estudos sobre as habilidades sociais tem grande relevância, especialmente, envolvendo adolescentes com pTDC para que saibamos como a escola pode intervir de maneira a ofertar uma educação inclusiva aos mesmos. Deste modo, nosso objetivo geral foi caracterizar as habilidades sociais de adolescentes com pTDC. Nossos objetivos específicos foram descrever as características da habilidade de empatia/afetividade, responsabilidade, autocontrole e/ou civilidade e assertividade de adolescentes com pTDC no contexto amazônico. Participaram 17 adolescentes, 11 meninas e 6 meninos, na faixa etária de 11 a 13 anos e 11 meses de idade, que foram identificados com provável TDC através do MABC- 2, orginários de três escolas da Rede Estadual de Ensino do Município de Manaus no Amazonas, dos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II. Utilizamos como instrumento o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica – SSRS sob o ponto de vista do estudante. Para verificação da normalidade dos dados utlizamos o teste de Shapiro Wilk. Este estudo caracterizou a formação dos níveis (1) baixo; (2) médio; (3) bom; (4) alto e (5) elaborado de habilidades sociais. Concluímos que poucos adolescentes apresentaram níveis satisfatórios, a grande maioria apresentou repertório baixo e médio em pelo menos duas ou três habilidades específicas. A promoção de habilidades sociais é indispensável para os adolescentes com pTDC, e dessa forma, sugerimos a inclusão de habilidades sociais como objetivos do processo de ensino e aprendizagem desses adolescentes, o que demanda intervenção pedagógica, psicológica e motora.
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