Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bruna Cecim de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5970376681603638, https://orcid.org/0000-0001-5099-6625
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596
Resumo: As coocorrências de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação são possíveis de acontecer. Conhecer esses transtornos no período da adolescência permite que, por meio de intervenções apropriadas, os prejuízos ao desempenho escolar sejam minimizados. Nesta pesquisa visamos caracterizar as coocorrências do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). Trata-se de pesquisa de caracterização, com delineamento transversal e com abordagem quantitativa. Participaram 18 adolescentes previamente identificados com pTDC, com média de 14 anos de idade, sendo 7 meninos e 11 meninas. Participaram também 15 responsáveis e 5 professores. A coleta de informações ocorreu em cinco escolas da rede estadual de ensino do município de Manaus/Amazonas. Para a coleta dos dados, utilizamos o questionário Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV), que foi respondido pelos responsáveis e professores. Os resultados apontaram a coocorrência de características do TDAH em três adolescentes (17%); uma menina com a coocorrência das características da desatenção; uma menina com a coocorrência das características da hiperatividade/impulsividade; e um menino com a coocorrência das características do TDAH. Concluímos que a coocorrência de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com pTDC está presente no contexto amazônico, em especial os transtornos com características da desatenção, da hiperatividade/impulsividade e do TDAH em adolescentes com pTDC. Sendo assim, é preciso avançar nos estudos abordando essa temática, principalmente pelo viés da educação inclusiva, devido às necessidades educacionais apresentadas em cada um dos transtornos, e para que esses alunos possam obter seu direito de acesso, sua participação e seu desenvolvimento educacional pleno
id UFAM_aebbff66fd869f74fe2c87a43d4f0415
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8596
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da CoordenaçãoApraxiaEducação InclusivaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEducação InclusivaCoocorrênciasTranstorno DesenvolvimentalTranstorno da Habilidade MotoraAmazôniaAs coocorrências de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação são possíveis de acontecer. Conhecer esses transtornos no período da adolescência permite que, por meio de intervenções apropriadas, os prejuízos ao desempenho escolar sejam minimizados. Nesta pesquisa visamos caracterizar as coocorrências do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). Trata-se de pesquisa de caracterização, com delineamento transversal e com abordagem quantitativa. Participaram 18 adolescentes previamente identificados com pTDC, com média de 14 anos de idade, sendo 7 meninos e 11 meninas. Participaram também 15 responsáveis e 5 professores. A coleta de informações ocorreu em cinco escolas da rede estadual de ensino do município de Manaus/Amazonas. Para a coleta dos dados, utilizamos o questionário Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV), que foi respondido pelos responsáveis e professores. Os resultados apontaram a coocorrência de características do TDAH em três adolescentes (17%); uma menina com a coocorrência das características da desatenção; uma menina com a coocorrência das características da hiperatividade/impulsividade; e um menino com a coocorrência das características do TDAH. Concluímos que a coocorrência de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com pTDC está presente no contexto amazônico, em especial os transtornos com características da desatenção, da hiperatividade/impulsividade e do TDAH em adolescentes com pTDC. Sendo assim, é preciso avançar nos estudos abordando essa temática, principalmente pelo viés da educação inclusiva, devido às necessidades educacionais apresentadas em cada um dos transtornos, e para que esses alunos possam obter seu direito de acesso, sua participação e seu desenvolvimento educacional plenoCo-occurrences of developmental disorders in adolescents with probable Development Coordination Disorder are possible. Knowing these disorders during adolescence allows that, through appropriate interventions, the damage to school performance is minimized. In this study, we aim to characterize the co-occurrences of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in adolescents with probable Development Coordination Disorder (pDCD). This is a characterization research, with a cross-sectional design and quantitative approach. Participants were 18 adolescents previously identified with pTDC, with a mean age of 14 years, 7 boys and 11 girls. Fifteen guardians and five teachers also participated. The collection of information occurred in five schools of the state school system of the municipality of Manaus / Amazonas. For data collection, we used the Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV) questionnaire, which was answered by the guardians and teachers. The results indicated the co-occurrence of ADHD characteristics in three adolescents (17%); a girl with the co-occurrence of the characteristics of inattention; a girl with the co-occurrence of the characteristics of hyperactivity/impulsivity; and a boy with the co-occurrence of ADHD characteristics. We conclude that the co-occurrence of developmental disorders in adolescents with pDCD is present in the Amazon context, especially disorders with characteristics of inattention, hyperactivity/impulsivity and ADHD in adolescents with pDCD. Thus, it is necessary to advance in studies addressing this theme, mainly due to the bias of inclusive education, due to the educational needs presented in each of the disorders, and so that these students can obtain their right of access, their participation and their full educational development.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseu tive dificuldades para entender o que seria Licença Creative Commons que está descrita como Figura 3.1 no Manual disponibilizado no site. Fiquei confusa, e precisei perguntar aos meus colegas. Acredito que seria necessário acrescentar mais informações a respeito deste tópico, ou que houvesse algum link de vídeo abordando o assunto com mais clareza.Acredito que as informações solicitadas até o momento são as mais importantes.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoFerreira, Lúcio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773Gonçalves, Carolina Brandãohttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351Bruzi, Alessandro Teodorohttp://lattes.cnpq.br/0733887930598521Souza, Bruna Cecim dehttp://lattes.cnpq.br/5970376681603638https://orcid.org/0000-0001-5099-66252021-12-16T17:54:16Z2021-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Bruna Cecim de. Coocorrências em adolescentes com Provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-17T05:03:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-17T05:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
spellingShingle Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Souza, Bruna Cecim de
Apraxia
Educação Inclusiva
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação Inclusiva
Coocorrências
Transtorno Desenvolvimental
Transtorno da Habilidade Motora
Amazônia
title_short Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_full Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_fullStr Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_full_unstemmed Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_sort Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
author Souza, Bruna Cecim de
author_facet Souza, Bruna Cecim de
http://lattes.cnpq.br/5970376681603638
https://orcid.org/0000-0001-5099-6625
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5970376681603638
https://orcid.org/0000-0001-5099-6625
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lúcio Fernandes
http://lattes.cnpq.br/7202287374544773
Gonçalves, Carolina Brandão
http://lattes.cnpq.br/8487067754847351
Bruzi, Alessandro Teodoro
http://lattes.cnpq.br/0733887930598521
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bruna Cecim de
http://lattes.cnpq.br/5970376681603638
https://orcid.org/0000-0001-5099-6625
dc.subject.por.fl_str_mv Apraxia
Educação Inclusiva
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação Inclusiva
Coocorrências
Transtorno Desenvolvimental
Transtorno da Habilidade Motora
Amazônia
topic Apraxia
Educação Inclusiva
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação Inclusiva
Coocorrências
Transtorno Desenvolvimental
Transtorno da Habilidade Motora
Amazônia
description As coocorrências de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação são possíveis de acontecer. Conhecer esses transtornos no período da adolescência permite que, por meio de intervenções apropriadas, os prejuízos ao desempenho escolar sejam minimizados. Nesta pesquisa visamos caracterizar as coocorrências do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). Trata-se de pesquisa de caracterização, com delineamento transversal e com abordagem quantitativa. Participaram 18 adolescentes previamente identificados com pTDC, com média de 14 anos de idade, sendo 7 meninos e 11 meninas. Participaram também 15 responsáveis e 5 professores. A coleta de informações ocorreu em cinco escolas da rede estadual de ensino do município de Manaus/Amazonas. Para a coleta dos dados, utilizamos o questionário Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV), que foi respondido pelos responsáveis e professores. Os resultados apontaram a coocorrência de características do TDAH em três adolescentes (17%); uma menina com a coocorrência das características da desatenção; uma menina com a coocorrência das características da hiperatividade/impulsividade; e um menino com a coocorrência das características do TDAH. Concluímos que a coocorrência de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com pTDC está presente no contexto amazônico, em especial os transtornos com características da desatenção, da hiperatividade/impulsividade e do TDAH em adolescentes com pTDC. Sendo assim, é preciso avançar nos estudos abordando essa temática, principalmente pelo viés da educação inclusiva, devido às necessidades educacionais apresentadas em cada um dos transtornos, e para que esses alunos possam obter seu direito de acesso, sua participação e seu desenvolvimento educacional pleno
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T17:54:16Z
2021-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Bruna Cecim de. Coocorrências em adolescentes com Provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596
identifier_str_mv SOUZA, Bruna Cecim de. Coocorrências em adolescentes com Provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732046971469824