Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596 |
Resumo: | As coocorrências de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação são possíveis de acontecer. Conhecer esses transtornos no período da adolescência permite que, por meio de intervenções apropriadas, os prejuízos ao desempenho escolar sejam minimizados. Nesta pesquisa visamos caracterizar as coocorrências do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). Trata-se de pesquisa de caracterização, com delineamento transversal e com abordagem quantitativa. Participaram 18 adolescentes previamente identificados com pTDC, com média de 14 anos de idade, sendo 7 meninos e 11 meninas. Participaram também 15 responsáveis e 5 professores. A coleta de informações ocorreu em cinco escolas da rede estadual de ensino do município de Manaus/Amazonas. Para a coleta dos dados, utilizamos o questionário Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV), que foi respondido pelos responsáveis e professores. Os resultados apontaram a coocorrência de características do TDAH em três adolescentes (17%); uma menina com a coocorrência das características da desatenção; uma menina com a coocorrência das características da hiperatividade/impulsividade; e um menino com a coocorrência das características do TDAH. Concluímos que a coocorrência de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com pTDC está presente no contexto amazônico, em especial os transtornos com características da desatenção, da hiperatividade/impulsividade e do TDAH em adolescentes com pTDC. Sendo assim, é preciso avançar nos estudos abordando essa temática, principalmente pelo viés da educação inclusiva, devido às necessidades educacionais apresentadas em cada um dos transtornos, e para que esses alunos possam obter seu direito de acesso, sua participação e seu desenvolvimento educacional pleno |
id |
UFAM_aebbff66fd869f74fe2c87a43d4f0415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8596 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da CoordenaçãoApraxiaEducação InclusivaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEducação InclusivaCoocorrênciasTranstorno DesenvolvimentalTranstorno da Habilidade MotoraAmazôniaAs coocorrências de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação são possíveis de acontecer. Conhecer esses transtornos no período da adolescência permite que, por meio de intervenções apropriadas, os prejuízos ao desempenho escolar sejam minimizados. Nesta pesquisa visamos caracterizar as coocorrências do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). Trata-se de pesquisa de caracterização, com delineamento transversal e com abordagem quantitativa. Participaram 18 adolescentes previamente identificados com pTDC, com média de 14 anos de idade, sendo 7 meninos e 11 meninas. Participaram também 15 responsáveis e 5 professores. A coleta de informações ocorreu em cinco escolas da rede estadual de ensino do município de Manaus/Amazonas. Para a coleta dos dados, utilizamos o questionário Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV), que foi respondido pelos responsáveis e professores. Os resultados apontaram a coocorrência de características do TDAH em três adolescentes (17%); uma menina com a coocorrência das características da desatenção; uma menina com a coocorrência das características da hiperatividade/impulsividade; e um menino com a coocorrência das características do TDAH. Concluímos que a coocorrência de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com pTDC está presente no contexto amazônico, em especial os transtornos com características da desatenção, da hiperatividade/impulsividade e do TDAH em adolescentes com pTDC. Sendo assim, é preciso avançar nos estudos abordando essa temática, principalmente pelo viés da educação inclusiva, devido às necessidades educacionais apresentadas em cada um dos transtornos, e para que esses alunos possam obter seu direito de acesso, sua participação e seu desenvolvimento educacional plenoCo-occurrences of developmental disorders in adolescents with probable Development Coordination Disorder are possible. Knowing these disorders during adolescence allows that, through appropriate interventions, the damage to school performance is minimized. In this study, we aim to characterize the co-occurrences of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in adolescents with probable Development Coordination Disorder (pDCD). This is a characterization research, with a cross-sectional design and quantitative approach. Participants were 18 adolescents previously identified with pTDC, with a mean age of 14 years, 7 boys and 11 girls. Fifteen guardians and five teachers also participated. The collection of information occurred in five schools of the state school system of the municipality of Manaus / Amazonas. For data collection, we used the Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV) questionnaire, which was answered by the guardians and teachers. The results indicated the co-occurrence of ADHD characteristics in three adolescents (17%); a girl with the co-occurrence of the characteristics of inattention; a girl with the co-occurrence of the characteristics of hyperactivity/impulsivity; and a boy with the co-occurrence of ADHD characteristics. We conclude that the co-occurrence of developmental disorders in adolescents with pDCD is present in the Amazon context, especially disorders with characteristics of inattention, hyperactivity/impulsivity and ADHD in adolescents with pDCD. Thus, it is necessary to advance in studies addressing this theme, mainly due to the bias of inclusive education, due to the educational needs presented in each of the disorders, and so that these students can obtain their right of access, their participation and their full educational development.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseu tive dificuldades para entender o que seria Licença Creative Commons que está descrita como Figura 3.1 no Manual disponibilizado no site. Fiquei confusa, e precisei perguntar aos meus colegas. Acredito que seria necessário acrescentar mais informações a respeito deste tópico, ou que houvesse algum link de vídeo abordando o assunto com mais clareza.Acredito que as informações solicitadas até o momento são as mais importantes.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoFerreira, Lúcio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773Gonçalves, Carolina Brandãohttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351Bruzi, Alessandro Teodorohttp://lattes.cnpq.br/0733887930598521Souza, Bruna Cecim dehttp://lattes.cnpq.br/5970376681603638https://orcid.org/0000-0001-5099-66252021-12-16T17:54:16Z2021-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Bruna Cecim de. Coocorrências em adolescentes com Provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-17T05:03:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-17T05:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
title |
Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
spellingShingle |
Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação Souza, Bruna Cecim de Apraxia Educação Inclusiva CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Educação Inclusiva Coocorrências Transtorno Desenvolvimental Transtorno da Habilidade Motora Amazônia |
title_short |
Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
title_full |
Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
title_fullStr |
Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
title_full_unstemmed |
Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
title_sort |
Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
author |
Souza, Bruna Cecim de |
author_facet |
Souza, Bruna Cecim de http://lattes.cnpq.br/5970376681603638 https://orcid.org/0000-0001-5099-6625 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5970376681603638 https://orcid.org/0000-0001-5099-6625 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Lúcio Fernandes http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Gonçalves, Carolina Brandão http://lattes.cnpq.br/8487067754847351 Bruzi, Alessandro Teodoro http://lattes.cnpq.br/0733887930598521 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Bruna Cecim de http://lattes.cnpq.br/5970376681603638 https://orcid.org/0000-0001-5099-6625 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apraxia Educação Inclusiva CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Educação Inclusiva Coocorrências Transtorno Desenvolvimental Transtorno da Habilidade Motora Amazônia |
topic |
Apraxia Educação Inclusiva CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Educação Inclusiva Coocorrências Transtorno Desenvolvimental Transtorno da Habilidade Motora Amazônia |
description |
As coocorrências de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação são possíveis de acontecer. Conhecer esses transtornos no período da adolescência permite que, por meio de intervenções apropriadas, os prejuízos ao desempenho escolar sejam minimizados. Nesta pesquisa visamos caracterizar as coocorrências do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). Trata-se de pesquisa de caracterização, com delineamento transversal e com abordagem quantitativa. Participaram 18 adolescentes previamente identificados com pTDC, com média de 14 anos de idade, sendo 7 meninos e 11 meninas. Participaram também 15 responsáveis e 5 professores. A coleta de informações ocorreu em cinco escolas da rede estadual de ensino do município de Manaus/Amazonas. Para a coleta dos dados, utilizamos o questionário Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV), que foi respondido pelos responsáveis e professores. Os resultados apontaram a coocorrência de características do TDAH em três adolescentes (17%); uma menina com a coocorrência das características da desatenção; uma menina com a coocorrência das características da hiperatividade/impulsividade; e um menino com a coocorrência das características do TDAH. Concluímos que a coocorrência de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com pTDC está presente no contexto amazônico, em especial os transtornos com características da desatenção, da hiperatividade/impulsividade e do TDAH em adolescentes com pTDC. Sendo assim, é preciso avançar nos estudos abordando essa temática, principalmente pelo viés da educação inclusiva, devido às necessidades educacionais apresentadas em cada um dos transtornos, e para que esses alunos possam obter seu direito de acesso, sua participação e seu desenvolvimento educacional pleno |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16T17:54:16Z 2021-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Bruna Cecim de. Coocorrências em adolescentes com Provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Bruna Cecim de. Coocorrências em adolescentes com Provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732046971469824 |