Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8069 |
Resumo: | O desafio do ensino de Química está voltado para a produção de conhecimento significativo, interligando conteúdo de ensino e saberes da realidade social dos estudantes. Considerando essa perspectiva e seguindo as orientações da Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio ( SEDUC-AM, 2012), que orienta para a utilização de alternativas metodológicas para essa etapa de formação básica, elegemos a Manihot esculenta Crantz ( mandioca), como objeto de estudo e promoção da aprendizagem significativa em química orgânica.. Nesse sentido, abriu-se espaço para o seguinte questionamento: De que forma os saberes locais relacionados ao estudo das moléculas da mandioca, podem contribuir para a aprendizagem significativa em química orgânica? Diante dessa problemática, no intuito de gerar significados aos conteúdos trabalhados de Química Orgânica, foi aplicada uma Sequência Didática ou Unidade de Ensino utilizando como contexto as moléculas da mandioca, a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1963), por integrar o cotidiano dos estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Brandão de Amorim, no município de Parintins-AM. Assim pôde-se considerar os conhecimentos prévios dos estudantes, saberes locais, para a inserção dos novos conceitos como cadeias carbônicas, funções orgânicas e polímero. A pesquisa foi conduzida em uma abordagem qualitativa e os participantes foram 18 estudantes do 3º ano do Ensino Médio e um professor de química. As ações foram realizadas em quinze aulas divididas em sete atividades. Os resultados obtidos foram analisados através da utilização da Análise Textual Discursiva e da observação participante e mostram que os participantes em diversos momentos fornecem evidencias de aprendizagem significativa. Tais resultados, permitem-nos afirmar que a utilização dos saberes locais contextualizados em uma sequência didática planejada, contribui de forma significativa para a aprendizagem de conceitos químicos, pois os estudantes apresentaram mudanças em sua forma de pensar e de agir em sala de aula, além disso, foi possível observar novos entendimentos sobre os conteúdos estudados a partir dos comentários produzidos pelos estudantes, o que também pode se caracterizar como ocorrência da aprendizagem significativa. |
id |
UFAM_a634f5adec8e3cf0c79747058265562c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8069 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em químicaQuímica (Ensino médio) - Parintins (AM)Química orgânica - Estudo e ensinoCIENCIAS EXATAS E DA TERRAAprendizagem significativaSaberes locaisSequência DidáticaQuímica OrgânicaO desafio do ensino de Química está voltado para a produção de conhecimento significativo, interligando conteúdo de ensino e saberes da realidade social dos estudantes. Considerando essa perspectiva e seguindo as orientações da Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio ( SEDUC-AM, 2012), que orienta para a utilização de alternativas metodológicas para essa etapa de formação básica, elegemos a Manihot esculenta Crantz ( mandioca), como objeto de estudo e promoção da aprendizagem significativa em química orgânica.. Nesse sentido, abriu-se espaço para o seguinte questionamento: De que forma os saberes locais relacionados ao estudo das moléculas da mandioca, podem contribuir para a aprendizagem significativa em química orgânica? Diante dessa problemática, no intuito de gerar significados aos conteúdos trabalhados de Química Orgânica, foi aplicada uma Sequência Didática ou Unidade de Ensino utilizando como contexto as moléculas da mandioca, a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1963), por integrar o cotidiano dos estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Brandão de Amorim, no município de Parintins-AM. Assim pôde-se considerar os conhecimentos prévios dos estudantes, saberes locais, para a inserção dos novos conceitos como cadeias carbônicas, funções orgânicas e polímero. A pesquisa foi conduzida em uma abordagem qualitativa e os participantes foram 18 estudantes do 3º ano do Ensino Médio e um professor de química. As ações foram realizadas em quinze aulas divididas em sete atividades. Os resultados obtidos foram analisados através da utilização da Análise Textual Discursiva e da observação participante e mostram que os participantes em diversos momentos fornecem evidencias de aprendizagem significativa. Tais resultados, permitem-nos afirmar que a utilização dos saberes locais contextualizados em uma sequência didática planejada, contribui de forma significativa para a aprendizagem de conceitos químicos, pois os estudantes apresentaram mudanças em sua forma de pensar e de agir em sala de aula, além disso, foi possível observar novos entendimentos sobre os conteúdos estudados a partir dos comentários produzidos pelos estudantes, o que também pode se caracterizar como ocorrência da aprendizagem significativa.The challenge of teaching Chemistry is aimed at producing meaningful knowledge, linking teaching content and knowledge of the students' social reality. Considering this perspective and following the guidelines of the Chemistry Curriculum Proposal for High School (SEDUC-AM, 2012), which guides the use of methodological alternatives for this stage of basic training, we elected Manihot esculenta Crantz (cassava) as the object to study and promote meaningful learning in organic chemistry. In this sense, the following question was opened: How can local knowledge related to the study of cassava molecules contribute to meaningful learning in organic chemistry? In view of this problem, in order to generate meanings to the contents worked on Organic Chemistry, a Didactic Sequence or Teaching Unit was applied using as a context the molecules of cassava, in the light of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning (1963), for integrating the everyday life of students at the State Full-Time School Brandão de Amorim, in the municipality of Parintins-AM. Thus, it was possible to consider the students' previous knowledge, local knowledge, for the insertion of new concepts such as carbon chains, organic functions and polymer. The research was conducted in a qualitative approach and the participants were 18 high school students and a chemistry teacher. The actions were carried out in fifteen classes divided into seven activities. The results obtained were analyzed through the use of Textual Discursive Analysis and participant observation and show that the participants at different times provide evidence of significant learning. Such results allow us to affirm that the use of local knowledge contextualized in a planned didactic sequence, contributes significantly to the learning of chemical concepts, as students presented changes in their way of thinking and acting in the classroom, in addition to Furthermore, it was possible to observe new understandings about the contents studied from the comments produced by the students, which can also be characterized as an occurrence of significant learning.Um trabalho que resgata, valoriza e respeita os saberes das populações tradicionais tradicionais, trazendo para o contexto das salas de aula, numa perspectiva de um currículo cultural para a educação básica.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaSouza, Renato Henriques dehttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711Oliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Eleutério, Célia Maria Serrãohttp://lattes.cnpq.br/7844024998662410Ferreira, Maria Lenilda Glóriahttp://lattes.cnpq.br/76351512890452572021-01-06T18:18:04Z2020-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Maria Lenilda Glória. Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8069porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-01-07T05:04:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8069Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-01-07T05:04:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química |
title |
Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química Ferreira, Maria Lenilda Glória Química (Ensino médio) - Parintins (AM) Química orgânica - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Aprendizagem significativa Saberes locais Sequência Didática Química Orgânica |
title_short |
Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química |
title_full |
Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química |
title_sort |
Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química |
author |
Ferreira, Maria Lenilda Glória |
author_facet |
Ferreira, Maria Lenilda Glória http://lattes.cnpq.br/7635151289045257 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7635151289045257 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Renato Henriques de http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 Oliveira, Irlane Maia de http://lattes.cnpq.br/3156688483798707 Eleutério, Célia Maria Serrão http://lattes.cnpq.br/7844024998662410 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Lenilda Glória http://lattes.cnpq.br/7635151289045257 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química (Ensino médio) - Parintins (AM) Química orgânica - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Aprendizagem significativa Saberes locais Sequência Didática Química Orgânica |
topic |
Química (Ensino médio) - Parintins (AM) Química orgânica - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Aprendizagem significativa Saberes locais Sequência Didática Química Orgânica |
description |
O desafio do ensino de Química está voltado para a produção de conhecimento significativo, interligando conteúdo de ensino e saberes da realidade social dos estudantes. Considerando essa perspectiva e seguindo as orientações da Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio ( SEDUC-AM, 2012), que orienta para a utilização de alternativas metodológicas para essa etapa de formação básica, elegemos a Manihot esculenta Crantz ( mandioca), como objeto de estudo e promoção da aprendizagem significativa em química orgânica.. Nesse sentido, abriu-se espaço para o seguinte questionamento: De que forma os saberes locais relacionados ao estudo das moléculas da mandioca, podem contribuir para a aprendizagem significativa em química orgânica? Diante dessa problemática, no intuito de gerar significados aos conteúdos trabalhados de Química Orgânica, foi aplicada uma Sequência Didática ou Unidade de Ensino utilizando como contexto as moléculas da mandioca, a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1963), por integrar o cotidiano dos estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Brandão de Amorim, no município de Parintins-AM. Assim pôde-se considerar os conhecimentos prévios dos estudantes, saberes locais, para a inserção dos novos conceitos como cadeias carbônicas, funções orgânicas e polímero. A pesquisa foi conduzida em uma abordagem qualitativa e os participantes foram 18 estudantes do 3º ano do Ensino Médio e um professor de química. As ações foram realizadas em quinze aulas divididas em sete atividades. Os resultados obtidos foram analisados através da utilização da Análise Textual Discursiva e da observação participante e mostram que os participantes em diversos momentos fornecem evidencias de aprendizagem significativa. Tais resultados, permitem-nos afirmar que a utilização dos saberes locais contextualizados em uma sequência didática planejada, contribui de forma significativa para a aprendizagem de conceitos químicos, pois os estudantes apresentaram mudanças em sua forma de pensar e de agir em sala de aula, além disso, foi possível observar novos entendimentos sobre os conteúdos estudados a partir dos comentários produzidos pelos estudantes, o que também pode se caracterizar como ocorrência da aprendizagem significativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-28 2021-01-06T18:18:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Maria Lenilda Glória. Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8069 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Maria Lenilda Glória. Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732041852321792 |