Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Lenilda Glória
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7635151289045257
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8069
Resumo: O desafio do ensino de Química está voltado para a produção de conhecimento significativo, interligando conteúdo de ensino e saberes da realidade social dos estudantes. Considerando essa perspectiva e seguindo as orientações da Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio ( SEDUC-AM, 2012), que orienta para a utilização de alternativas metodológicas para essa etapa de formação básica, elegemos a Manihot esculenta Crantz ( mandioca), como objeto de estudo e promoção da aprendizagem significativa em química orgânica.. Nesse sentido, abriu-se espaço para o seguinte questionamento: De que forma os saberes locais relacionados ao estudo das moléculas da mandioca, podem contribuir para a aprendizagem significativa em química orgânica? Diante dessa problemática, no intuito de gerar significados aos conteúdos trabalhados de Química Orgânica, foi aplicada uma Sequência Didática ou Unidade de Ensino utilizando como contexto as moléculas da mandioca, a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1963), por integrar o cotidiano dos estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Brandão de Amorim, no município de Parintins-AM. Assim pôde-se considerar os conhecimentos prévios dos estudantes, saberes locais, para a inserção dos novos conceitos como cadeias carbônicas, funções orgânicas e polímero. A pesquisa foi conduzida em uma abordagem qualitativa e os participantes foram 18 estudantes do 3º ano do Ensino Médio e um professor de química. As ações foram realizadas em quinze aulas divididas em sete atividades. Os resultados obtidos foram analisados através da utilização da Análise Textual Discursiva e da observação participante e mostram que os participantes em diversos momentos fornecem evidencias de aprendizagem significativa. Tais resultados, permitem-nos afirmar que a utilização dos saberes locais contextualizados em uma sequência didática planejada, contribui de forma significativa para a aprendizagem de conceitos químicos, pois os estudantes apresentaram mudanças em sua forma de pensar e de agir em sala de aula, além disso, foi possível observar novos entendimentos sobre os conteúdos estudados a partir dos comentários produzidos pelos estudantes, o que também pode se caracterizar como ocorrência da aprendizagem significativa.
id UFAM_a634f5adec8e3cf0c79747058265562c
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8069
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em químicaQuímica (Ensino médio) - Parintins (AM)Química orgânica - Estudo e ensinoCIENCIAS EXATAS E DA TERRAAprendizagem significativaSaberes locaisSequência DidáticaQuímica OrgânicaO desafio do ensino de Química está voltado para a produção de conhecimento significativo, interligando conteúdo de ensino e saberes da realidade social dos estudantes. Considerando essa perspectiva e seguindo as orientações da Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio ( SEDUC-AM, 2012), que orienta para a utilização de alternativas metodológicas para essa etapa de formação básica, elegemos a Manihot esculenta Crantz ( mandioca), como objeto de estudo e promoção da aprendizagem significativa em química orgânica.. Nesse sentido, abriu-se espaço para o seguinte questionamento: De que forma os saberes locais relacionados ao estudo das moléculas da mandioca, podem contribuir para a aprendizagem significativa em química orgânica? Diante dessa problemática, no intuito de gerar significados aos conteúdos trabalhados de Química Orgânica, foi aplicada uma Sequência Didática ou Unidade de Ensino utilizando como contexto as moléculas da mandioca, a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1963), por integrar o cotidiano dos estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Brandão de Amorim, no município de Parintins-AM. Assim pôde-se considerar os conhecimentos prévios dos estudantes, saberes locais, para a inserção dos novos conceitos como cadeias carbônicas, funções orgânicas e polímero. A pesquisa foi conduzida em uma abordagem qualitativa e os participantes foram 18 estudantes do 3º ano do Ensino Médio e um professor de química. As ações foram realizadas em quinze aulas divididas em sete atividades. Os resultados obtidos foram analisados através da utilização da Análise Textual Discursiva e da observação participante e mostram que os participantes em diversos momentos fornecem evidencias de aprendizagem significativa. Tais resultados, permitem-nos afirmar que a utilização dos saberes locais contextualizados em uma sequência didática planejada, contribui de forma significativa para a aprendizagem de conceitos químicos, pois os estudantes apresentaram mudanças em sua forma de pensar e de agir em sala de aula, além disso, foi possível observar novos entendimentos sobre os conteúdos estudados a partir dos comentários produzidos pelos estudantes, o que também pode se caracterizar como ocorrência da aprendizagem significativa.The challenge of teaching Chemistry is aimed at producing meaningful knowledge, linking teaching content and knowledge of the students' social reality. Considering this perspective and following the guidelines of the Chemistry Curriculum Proposal for High School (SEDUC-AM, 2012), which guides the use of methodological alternatives for this stage of basic training, we elected Manihot esculenta Crantz (cassava) as the object to study and promote meaningful learning in organic chemistry. In this sense, the following question was opened: How can local knowledge related to the study of cassava molecules contribute to meaningful learning in organic chemistry? In view of this problem, in order to generate meanings to the contents worked on Organic Chemistry, a Didactic Sequence or Teaching Unit was applied using as a context the molecules of cassava, in the light of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning (1963), for integrating the everyday life of students at the State Full-Time School Brandão de Amorim, in the municipality of Parintins-AM. Thus, it was possible to consider the students' previous knowledge, local knowledge, for the insertion of new concepts such as carbon chains, organic functions and polymer. The research was conducted in a qualitative approach and the participants were 18 high school students and a chemistry teacher. The actions were carried out in fifteen classes divided into seven activities. The results obtained were analyzed through the use of Textual Discursive Analysis and participant observation and show that the participants at different times provide evidence of significant learning. Such results allow us to affirm that the use of local knowledge contextualized in a planned didactic sequence, contributes significantly to the learning of chemical concepts, as students presented changes in their way of thinking and acting in the classroom, in addition to Furthermore, it was possible to observe new understandings about the contents studied from the comments produced by the students, which can also be characterized as an occurrence of significant learning.Um trabalho que resgata, valoriza e respeita os saberes das populações tradicionais tradicionais, trazendo para o contexto das salas de aula, numa perspectiva de um currículo cultural para a educação básica.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaSouza, Renato Henriques dehttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711Oliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Eleutério, Célia Maria Serrãohttp://lattes.cnpq.br/7844024998662410Ferreira, Maria Lenilda Glóriahttp://lattes.cnpq.br/76351512890452572021-01-06T18:18:04Z2020-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Maria Lenilda Glória. Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8069porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-01-07T05:04:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8069Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-01-07T05:04:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química
title Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química
spellingShingle Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química
Ferreira, Maria Lenilda Glória
Química (Ensino médio) - Parintins (AM)
Química orgânica - Estudo e ensino
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Aprendizagem significativa
Saberes locais
Sequência Didática
Química Orgânica
title_short Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química
title_full Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química
title_fullStr Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química
title_sort Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química
author Ferreira, Maria Lenilda Glória
author_facet Ferreira, Maria Lenilda Glória
http://lattes.cnpq.br/7635151289045257
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7635151289045257
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renato Henriques de
http://lattes.cnpq.br/1108446279263711
Oliveira, Irlane Maia de
http://lattes.cnpq.br/3156688483798707
Eleutério, Célia Maria Serrão
http://lattes.cnpq.br/7844024998662410
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Lenilda Glória
http://lattes.cnpq.br/7635151289045257
dc.subject.por.fl_str_mv Química (Ensino médio) - Parintins (AM)
Química orgânica - Estudo e ensino
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Aprendizagem significativa
Saberes locais
Sequência Didática
Química Orgânica
topic Química (Ensino médio) - Parintins (AM)
Química orgânica - Estudo e ensino
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Aprendizagem significativa
Saberes locais
Sequência Didática
Química Orgânica
description O desafio do ensino de Química está voltado para a produção de conhecimento significativo, interligando conteúdo de ensino e saberes da realidade social dos estudantes. Considerando essa perspectiva e seguindo as orientações da Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio ( SEDUC-AM, 2012), que orienta para a utilização de alternativas metodológicas para essa etapa de formação básica, elegemos a Manihot esculenta Crantz ( mandioca), como objeto de estudo e promoção da aprendizagem significativa em química orgânica.. Nesse sentido, abriu-se espaço para o seguinte questionamento: De que forma os saberes locais relacionados ao estudo das moléculas da mandioca, podem contribuir para a aprendizagem significativa em química orgânica? Diante dessa problemática, no intuito de gerar significados aos conteúdos trabalhados de Química Orgânica, foi aplicada uma Sequência Didática ou Unidade de Ensino utilizando como contexto as moléculas da mandioca, a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1963), por integrar o cotidiano dos estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Brandão de Amorim, no município de Parintins-AM. Assim pôde-se considerar os conhecimentos prévios dos estudantes, saberes locais, para a inserção dos novos conceitos como cadeias carbônicas, funções orgânicas e polímero. A pesquisa foi conduzida em uma abordagem qualitativa e os participantes foram 18 estudantes do 3º ano do Ensino Médio e um professor de química. As ações foram realizadas em quinze aulas divididas em sete atividades. Os resultados obtidos foram analisados através da utilização da Análise Textual Discursiva e da observação participante e mostram que os participantes em diversos momentos fornecem evidencias de aprendizagem significativa. Tais resultados, permitem-nos afirmar que a utilização dos saberes locais contextualizados em uma sequência didática planejada, contribui de forma significativa para a aprendizagem de conceitos químicos, pois os estudantes apresentaram mudanças em sua forma de pensar e de agir em sala de aula, além disso, foi possível observar novos entendimentos sobre os conteúdos estudados a partir dos comentários produzidos pelos estudantes, o que também pode se caracterizar como ocorrência da aprendizagem significativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-28
2021-01-06T18:18:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Maria Lenilda Glória. Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8069
identifier_str_mv FERREIRA, Maria Lenilda Glória. Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732041852321792