A formação de professores indígenas nas produções do PPGE/UFAM: o olhar do pesquisador sobre a prática docente indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Cassandra Augusta Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5685738777054574, https://orcid.org/0000-0003-1520-6282
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8565
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo geral mapear as pesquisas de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre as práticas docentes do professor indígena em formação, com o intuito de comparar o conceito de interculturalidade, preconizado nos documentos oficiais, com o conceito defendido por autores indígenas e o conceito presente nas produções do PPGE/UFAM. Para tanto, elaboramos os seguintes objetivos específicos: a) contextualizar a política de formação superior de professores indígenas no Brasil; b) discutir o conceito de educação intercultural indígena para autores indígenas e o conceito adotado nos documentos oficiais sobre formação superior de professores indígenas e c) comparar o conceito de educação intercultural indígena presente nos documentos oficiais, com o conceito definido por autores indígenas e o conceito adotado pelos pesquisadores do PPGE. A dissertação encontra-se fundamentada nos escritos de Meliá (1979), Luciano (2006), Araújo (2006), Ferreira (2001) e Estácio (2014), Baniwa (2019), Grupioni (2006), Simas e Pereira (2010), entre outros. Além desses, buscamos embasamento legal nos seguintes documentos: a CF/88, a LDBEN, o RCNEI, o PNE de 2001, e outros escritos oficiais que nos ajudaram a debater o tema em questão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), ancorada na pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2002; LAKATOS; MARCONI, 2017), na qual utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para os procedimentos de análise de dados. O estudo foi desenvolvido a partir de 01 (uma) tese e 02 (duas) dissertações de mestrado, todas defendidas no PPGE/UFAM entre 2011 e 2018. Os resultados apontam que as produções investigadas discutem amplamente a abordagem intercultural, mas carecem de intensificar o olhar sobre os autores indígenas. Nessa direção, identificou-se nos referidos trabalhos que a educação intercultural indígena é compreendida como uma articulação entre os saberes indígenas e não indígenas, isto é, um diálogo e/ou uma troca de experiência entre culturas. Constatamos ainda que as produções analisadas sinalizaram o fato de alguns professores em formação mostrarem uma desarticulação entre a matriz curricular dos cursos de formação e a realidade escolar da comunidade indígena. Concluímos, assim, que há necessidade de aprofundar e de ampliar discussões sobre a prática docente indígena no programa de pós-graduação investigado, para se chegar a soluções voltadas a preencher a lacuna entre a teoria e a efetivação da atuação intercultural nas escolas indígenas, visando atender aos anseios das comunidades indígenas no que se refere à concretização da prática docente na perspectiva da interculturalidade.
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spelling A formação de professores indígenas nas produções do PPGE/UFAM: o olhar do pesquisador sobre a prática docente indígenaThe training indigenous teachers in PPGE/UFAM’S productions: the researcher's perspective on indigenous teaching practiceIndígenas - EducaçãoEducação - Estudos interculturaisCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOProduções de mestrado e doutoradoFormação de professores indígenasPrática docente interculturalInterculturalidadeA presente dissertação teve como objetivo geral mapear as pesquisas de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre as práticas docentes do professor indígena em formação, com o intuito de comparar o conceito de interculturalidade, preconizado nos documentos oficiais, com o conceito defendido por autores indígenas e o conceito presente nas produções do PPGE/UFAM. Para tanto, elaboramos os seguintes objetivos específicos: a) contextualizar a política de formação superior de professores indígenas no Brasil; b) discutir o conceito de educação intercultural indígena para autores indígenas e o conceito adotado nos documentos oficiais sobre formação superior de professores indígenas e c) comparar o conceito de educação intercultural indígena presente nos documentos oficiais, com o conceito definido por autores indígenas e o conceito adotado pelos pesquisadores do PPGE. A dissertação encontra-se fundamentada nos escritos de Meliá (1979), Luciano (2006), Araújo (2006), Ferreira (2001) e Estácio (2014), Baniwa (2019), Grupioni (2006), Simas e Pereira (2010), entre outros. Além desses, buscamos embasamento legal nos seguintes documentos: a CF/88, a LDBEN, o RCNEI, o PNE de 2001, e outros escritos oficiais que nos ajudaram a debater o tema em questão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), ancorada na pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2002; LAKATOS; MARCONI, 2017), na qual utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para os procedimentos de análise de dados. O estudo foi desenvolvido a partir de 01 (uma) tese e 02 (duas) dissertações de mestrado, todas defendidas no PPGE/UFAM entre 2011 e 2018. Os resultados apontam que as produções investigadas discutem amplamente a abordagem intercultural, mas carecem de intensificar o olhar sobre os autores indígenas. Nessa direção, identificou-se nos referidos trabalhos que a educação intercultural indígena é compreendida como uma articulação entre os saberes indígenas e não indígenas, isto é, um diálogo e/ou uma troca de experiência entre culturas. Constatamos ainda que as produções analisadas sinalizaram o fato de alguns professores em formação mostrarem uma desarticulação entre a matriz curricular dos cursos de formação e a realidade escolar da comunidade indígena. Concluímos, assim, que há necessidade de aprofundar e de ampliar discussões sobre a prática docente indígena no programa de pós-graduação investigado, para se chegar a soluções voltadas a preencher a lacuna entre a teoria e a efetivação da atuação intercultural nas escolas indígenas, visando atender aos anseios das comunidades indígenas no que se refere à concretização da prática docente na perspectiva da interculturalidade.The present dissertation had a general objective to map as master´s and doctoral researches of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Amazonas (UFAM) on the teaching practices of the indigenous teacher in training, in order to compare the concept of interculturality, advocated in oficial documents, with the concept defended by autistic authors and the concept present in the PPGE/UFAM productions. Therefore, we elaborated the following specific objectives: a) To contextualize the policy of higher education for indigenous teachers in Brazil; b) Discuss the concept indigenous intercultural education for indigenous authors and the concept adopted in official documents on higher education for indigenous teachers and c) Compare the concept of indigenous intercultural education present in official documents, with the concept defined by indigenous authors and the concept adopted by PPGE researchers. The dissertation is based on the writings of Meliá (1979), Luciano (2006), Araújo (2006), Ferreira (2001) and Estácio (2014), Baniwa (2019), Grupioni (2006), Simas and Pereira (2010) among others, In addition to these, we sought legal basis in the following documents: the CF/88, the LDBEN, the RCNEI, the 2001 PNE, and other official writings that helped us to debate the topic in question. This is qualitative approach research (MINAYO, 2002), anchored in bibliographic and documental research (GIL,2002; LAKATOS and MARCONI, 2017), in which we used Bardin´s Content Analysis (2011) for the analysis procedures of datas. The study was developed from 01 (one) thesis and 02 (two) master´s dissertations, all defended the at PPGE/UFAM between 2011 and 2018. The results show that the investigated productions widely discuss the intercultural approach, but they need to intensify the look on the indigenous authors. In this sense, it was identified in these referred works that indigenous intercultural education is understood as an articulation between indigenous and non-indigenous knowledge, that is, a dialogue and/or an exchange of between cultures. We also found that the analyzed productions signaled the fact that some teachers in training showed a disarticulation of the curricular matrix of the training courses with the school reality of the indigenous community. We conclude, in this way, that there is a need to deepen and broaden discussion about the indigenous teaching practice in the investigate postgraduate program, in order to find solutions aimed at filling for the gap between theory and the effectiveness of intercultural action in indigenous school, aiming to meet the aspirations of indigenous communities with regard to the implementation of teaching practice in the perspective of interculturality.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasSEDUC - Secretaria de Estado da Educação e DesportoTodas as etapas nos causam receio ,ou seja, medo de errar, mesmo com o manual.É importante destacar que a dissertação demonstra a relevância da formação d professores indígenas desenvolver ações educativas numa perspectiva intercultural.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSimas, Hellen Cristina Picançohttp://lattes.cnpq.br/0232506734130510Teles, Nayana Cristina Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8376255767367217Albuquerque, Francisco Edvigeshttps://orcid.org/0000-0001-9637-6587Nascimento, Cassandra Augusta Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5685738777054574https://orcid.org/0000-0003-1520-62822021-12-02T17:29:46Z2021-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfNASCIMENTO, Cassandra Augusta Rodrigues. A formação de professores indígenas nas produções do PPGE/UFAM: o olhar do pesquisador sobre a prática docente indígena. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8565porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-03T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-03T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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