Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena

Bibliographic Details
Main Author: Lopes, Adrieli Caroline Marques
Publication Date: 2022
Other Authors: Knapp, Cássio, Sangalli, Andréia
Format: Article
Language: por
eng
Source: Revista da FAEEBA (Online)
Download full: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14416
Summary: O território Mitã Kuera, território da criança indígena, foi afetado pelo cenário mundial vivenciado desde o início de 2020, tendo que adaptar-se as mudanças resultantes da pandemia por Covid-19. Nesse contexto, o objetivo central de investigação foi a caracterização do universo das crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na Reserva Indígena de Dourados (RID) durante esse período, elencando as mudanças no modo de viver individual e familiar das crianças indígenas em situação de isolamento social. O desenvolvimento da pesquisa pautou-se em diferentes estratégias que se inserem na abordagem qualitativa, dentre elas, a revisão bibliográfica, a pesquisa etnográfica e a pesquisa de campo (nesse momento restrita a visitas in locu nas escolas indígenas municipais da Reserva Indígena de Dourados). Para o momento, a investigação traz contribuições no sentido de reafirmar que as crianças indígenas experienciam, vivenciam e transmitem suas culturas e também seus saberes entre si e com os adultos que convivem. Ao considerar o atual cenário, as crianças indígenas buscaram adaptar-se às condições de isolamento social, sem perder a essência do brincar e do ser criança. Quanto ao processo de educação escolar, as práticas educativas tradicionais constituem movimentos pedagógicos que vão se desenvolvendo ao longo das fases de crescimento das crianças indígenas e revelam saberes necessários para a formação da cultura e da identidade.  
id UNEB-3_25c61ed449c4b29b9addcba00648da2e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14416
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígenainfância indígena; educação escolar indígena; interculturalidadeO território Mitã Kuera, território da criança indígena, foi afetado pelo cenário mundial vivenciado desde o início de 2020, tendo que adaptar-se as mudanças resultantes da pandemia por Covid-19. Nesse contexto, o objetivo central de investigação foi a caracterização do universo das crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na Reserva Indígena de Dourados (RID) durante esse período, elencando as mudanças no modo de viver individual e familiar das crianças indígenas em situação de isolamento social. O desenvolvimento da pesquisa pautou-se em diferentes estratégias que se inserem na abordagem qualitativa, dentre elas, a revisão bibliográfica, a pesquisa etnográfica e a pesquisa de campo (nesse momento restrita a visitas in locu nas escolas indígenas municipais da Reserva Indígena de Dourados). Para o momento, a investigação traz contribuições no sentido de reafirmar que as crianças indígenas experienciam, vivenciam e transmitem suas culturas e também seus saberes entre si e com os adultos que convivem. Ao considerar o atual cenário, as crianças indígenas buscaram adaptar-se às condições de isolamento social, sem perder a essência do brincar e do ser criança. Quanto ao processo de educação escolar, as práticas educativas tradicionais constituem movimentos pedagógicos que vão se desenvolvendo ao longo das fases de crescimento das crianças indígenas e revelam saberes necessários para a formação da cultura e da identidade.  UNEB2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1441610.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p268-287Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 67 (2022): Educação, Etnogênese Indígena e Interculturalidade ; 268-2872358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n67reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporenghttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14416/10067https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14416/10079Copyright (c) 2022 Cássio Knapp, Andréia Sangalli, Adrielli Caroline Marques Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Adrieli Caroline MarquesKnapp, CássioSangalli, Andréia2023-02-02T18:48:33Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14416Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-02-02T18:48:33Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena
title Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena
spellingShingle Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena
Lopes, Adrieli Caroline Marques
infância indígena; educação escolar indígena; interculturalidade
title_short Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena
title_full Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena
title_fullStr Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena
title_full_unstemmed Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena
title_sort Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena
author Lopes, Adrieli Caroline Marques
author_facet Lopes, Adrieli Caroline Marques
Knapp, Cássio
Sangalli, Andréia
author_role author
author2 Knapp, Cássio
Sangalli, Andréia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Adrieli Caroline Marques
Knapp, Cássio
Sangalli, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv infância indígena; educação escolar indígena; interculturalidade
topic infância indígena; educação escolar indígena; interculturalidade
description O território Mitã Kuera, território da criança indígena, foi afetado pelo cenário mundial vivenciado desde o início de 2020, tendo que adaptar-se as mudanças resultantes da pandemia por Covid-19. Nesse contexto, o objetivo central de investigação foi a caracterização do universo das crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na Reserva Indígena de Dourados (RID) durante esse período, elencando as mudanças no modo de viver individual e familiar das crianças indígenas em situação de isolamento social. O desenvolvimento da pesquisa pautou-se em diferentes estratégias que se inserem na abordagem qualitativa, dentre elas, a revisão bibliográfica, a pesquisa etnográfica e a pesquisa de campo (nesse momento restrita a visitas in locu nas escolas indígenas municipais da Reserva Indígena de Dourados). Para o momento, a investigação traz contribuições no sentido de reafirmar que as crianças indígenas experienciam, vivenciam e transmitem suas culturas e também seus saberes entre si e com os adultos que convivem. Ao considerar o atual cenário, as crianças indígenas buscaram adaptar-se às condições de isolamento social, sem perder a essência do brincar e do ser criança. Quanto ao processo de educação escolar, as práticas educativas tradicionais constituem movimentos pedagógicos que vão se desenvolvendo ao longo das fases de crescimento das crianças indígenas e revelam saberes necessários para a formação da cultura e da identidade.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14416
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p268-287
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14416
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p268-287
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14416/10067
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14416/10079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cássio Knapp, Andréia Sangalli, Adrielli Caroline Marques Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cássio Knapp, Andréia Sangalli, Adrielli Caroline Marques Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 67 (2022): Educação, Etnogênese Indígena e Interculturalidade ; 268-287
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v31.n67
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1788355182456733696