Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Barroso de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3644238755736328, https://orcid.org/0000-0001-9809-9026
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8174
Resumo: INTRODUÇÃO: Atividades esportivas pedagogicamente estruturadas possibilitam aos participantes aquisições de novas competências e habilidades, promovendo benefícios para os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo. Dessa maneira, programas destinados ao desenvolvimento integral dos indivíduos são essencialmente importantes para sua formação. Tais atividades acontecem por meio de Projetos Sociais Esportivos, que ocorrem, sobretudo, em favor da inclusão social de indivíduos em situação de vulnerabilidade social. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi descrever se um projeto social esportivo tem implicação no desempenho de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram do presente estudo 18 crianças, com idade entre 6 anos a 12 anos, de ambos os sexos, sendo 6 meninas e 14 meninos de um Projeto Social Esportivo e uma Escola Estadual da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Para avaliar o aspecto motor foi utilizado o KTK (Körperkoordination Test Für Kinder) que mede o desempenho de tarefas motoras e, para avaliar o aspecto social, foi utilizado o SSRS (Social Skills Rating System) que avalia habilidades sociais. Os instrumentos foram aplicados na escola dos participantes onde funciona o projeto, seguindo os protocolos dos testes, com uma equipe composta por quatro profissionais de educação física e uma psicóloga. RESULTADOS: Ao comparar o desempenho entre os grupos, não foram observadas diferenças significativas, tanto nas tarefas motoras e quociente motor geral quanto nas habilidades sociais e escore geral. CONCLUSÃO: Foi possível observar que a prática esportiva oferecida no projeto social não apresentou efeito nas habilidades motoras e sociais das crianças participantes quando comparadas a quem não participa.
id UFAM_a891d9056a07020bc7d053e202dc3ecb
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8174
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidadeAtividades esportivasHabilidades motoraAspecto afetivoCrianças em situação de vulnerabilidadeSocial Skills Rating SystemCIÊNCIAS DA SAÚDEProjeto Social EsportivoDesempenho MotorHabilidades SociaisDesenvolvimentoINTRODUÇÃO: Atividades esportivas pedagogicamente estruturadas possibilitam aos participantes aquisições de novas competências e habilidades, promovendo benefícios para os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo. Dessa maneira, programas destinados ao desenvolvimento integral dos indivíduos são essencialmente importantes para sua formação. Tais atividades acontecem por meio de Projetos Sociais Esportivos, que ocorrem, sobretudo, em favor da inclusão social de indivíduos em situação de vulnerabilidade social. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi descrever se um projeto social esportivo tem implicação no desempenho de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram do presente estudo 18 crianças, com idade entre 6 anos a 12 anos, de ambos os sexos, sendo 6 meninas e 14 meninos de um Projeto Social Esportivo e uma Escola Estadual da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Para avaliar o aspecto motor foi utilizado o KTK (Körperkoordination Test Für Kinder) que mede o desempenho de tarefas motoras e, para avaliar o aspecto social, foi utilizado o SSRS (Social Skills Rating System) que avalia habilidades sociais. Os instrumentos foram aplicados na escola dos participantes onde funciona o projeto, seguindo os protocolos dos testes, com uma equipe composta por quatro profissionais de educação física e uma psicóloga. RESULTADOS: Ao comparar o desempenho entre os grupos, não foram observadas diferenças significativas, tanto nas tarefas motoras e quociente motor geral quanto nas habilidades sociais e escore geral. CONCLUSÃO: Foi possível observar que a prática esportiva oferecida no projeto social não apresentou efeito nas habilidades motoras e sociais das crianças participantes quando comparadas a quem não participa.INTRODUCTION: Pedagogically structured sports activities enable participants to acquire new skills and abilities, promoting benefits for the motor, social, affective and cognitive aspects. Thus, programs aimed at the integral development of individuals are essentially important for their training. Such activities take place through Social Sports Projects, which occur, above all, in favor of the social inclusion of individuals in a situation of social vulnerability. OBJECTIVE: The objective of the present study was to describe whether a social sport project has implications for the performance of motors and socials skills of children in vulnerable situations. MATERIALS AND METHODS: Eighteen children from 6 to 12 years old of both sexes participated, 6 girls and 14 boys from a Social Sport Project and from a State School in the city of Manaus, Amazonas, Brazil. To assess the motor aspect, the KTK (Körperkoordination Test Für Kinder) was used, which measures the performance of motor tasks and, to assess the social aspect, the SSRS (Social Skills Rating System) was used to assess social skills. The instruments were applied in the school of the participants where the project takes place, following the test protocols, with a team composed of four physical education professionals and a psychology. RESULTS: When comparing the performance between the groups, no significant differences were observed, both in motor tasks and general motor quotient, as well as in social skills and general score. CONCLUSION: It was possible to observe that the sports practice offered in the social project had no effect on the motor and social skills of the participating children when compared to those who do not participate.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Educação Física e FisioterapiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na AmazôniaSantos, João Otacilio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Souza, Cleverton José Farias dehttp://lattes.cnpq.br/1333241542378574Streit, Inês Amandahttp://lattes.cnpq.br/2903228491671741Oliveira, Patrícia Barroso dehttp://lattes.cnpq.br/3644238755736328https://orcid.org/0000-0001-9809-90262021-03-22T13:53:59Z2020-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Patrícia Barroso de. Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8174porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-03-23T05:03:39Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-03-23T05:03:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade
title Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade
spellingShingle Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade
Oliveira, Patrícia Barroso de
Atividades esportivas
Habilidades motora
Aspecto afetivo
Crianças em situação de vulnerabilidade
Social Skills Rating System
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Projeto Social Esportivo
Desempenho Motor
Habilidades Sociais
Desenvolvimento
title_short Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade
title_full Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade
title_fullStr Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade
title_full_unstemmed Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade
title_sort Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade
author Oliveira, Patrícia Barroso de
author_facet Oliveira, Patrícia Barroso de
http://lattes.cnpq.br/3644238755736328
https://orcid.org/0000-0001-9809-9026
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3644238755736328
https://orcid.org/0000-0001-9809-9026
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, João Otacilio Libardoni dos
http://lattes.cnpq.br/1487941865277973
Souza, Cleverton José Farias de
http://lattes.cnpq.br/1333241542378574
Streit, Inês Amanda
http://lattes.cnpq.br/2903228491671741
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Barroso de
http://lattes.cnpq.br/3644238755736328
https://orcid.org/0000-0001-9809-9026
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades esportivas
Habilidades motora
Aspecto afetivo
Crianças em situação de vulnerabilidade
Social Skills Rating System
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Projeto Social Esportivo
Desempenho Motor
Habilidades Sociais
Desenvolvimento
topic Atividades esportivas
Habilidades motora
Aspecto afetivo
Crianças em situação de vulnerabilidade
Social Skills Rating System
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Projeto Social Esportivo
Desempenho Motor
Habilidades Sociais
Desenvolvimento
description INTRODUÇÃO: Atividades esportivas pedagogicamente estruturadas possibilitam aos participantes aquisições de novas competências e habilidades, promovendo benefícios para os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo. Dessa maneira, programas destinados ao desenvolvimento integral dos indivíduos são essencialmente importantes para sua formação. Tais atividades acontecem por meio de Projetos Sociais Esportivos, que ocorrem, sobretudo, em favor da inclusão social de indivíduos em situação de vulnerabilidade social. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi descrever se um projeto social esportivo tem implicação no desempenho de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram do presente estudo 18 crianças, com idade entre 6 anos a 12 anos, de ambos os sexos, sendo 6 meninas e 14 meninos de um Projeto Social Esportivo e uma Escola Estadual da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Para avaliar o aspecto motor foi utilizado o KTK (Körperkoordination Test Für Kinder) que mede o desempenho de tarefas motoras e, para avaliar o aspecto social, foi utilizado o SSRS (Social Skills Rating System) que avalia habilidades sociais. Os instrumentos foram aplicados na escola dos participantes onde funciona o projeto, seguindo os protocolos dos testes, com uma equipe composta por quatro profissionais de educação física e uma psicóloga. RESULTADOS: Ao comparar o desempenho entre os grupos, não foram observadas diferenças significativas, tanto nas tarefas motoras e quociente motor geral quanto nas habilidades sociais e escore geral. CONCLUSÃO: Foi possível observar que a prática esportiva oferecida no projeto social não apresentou efeito nas habilidades motoras e sociais das crianças participantes quando comparadas a quem não participa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
2021-03-22T13:53:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Patrícia Barroso de. Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8174
identifier_str_mv OLIVEIRA, Patrícia Barroso de. Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732041771581440