Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Lena Rose Lago Cecílio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8947712410961649, https://orcid.org/0000-0002-3275-534X
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8184
Resumo: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma desordem específica da função motora que afeta as atividades da vida diária e da vida escolar. Perceber como o transtorno afeta o adolescente no seu dia a dia é de suma importância para que possamos ajudá-los a lidar com as crescentes exigências do ambiente escolar e das habilidades em escrita, aritmética e leitura, oportunizando a luz da educação inclusiva e dos direitos humanos a inclusão escolar e a equidade na educação no contexto amazônico. O Objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC) no contexto amazônico. Nossos objetivos específicos são de identificar os níveis de desempenho em escrita de adolescentes com pTDC; identificar os níveis de desempenho em leitura de adolescentes com pTDC; identificar os níveis de desempenho em aritmética de adolescentes com pTDC. Participaram 26 adolescentes, 16 meninas e 10 meninos, na faixa etária de 11 a 14 anos e 11 meses de idade, previamente identificados com provável TDC, oriundos de três escolas, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino do Município de Manaus no Amazonas. O instrumento escolhido para a coleta dos dados é o Teste de Desempenho Escolar II, composto por três subtestes: (1) escrita; (2) leitura e (3) aritmética, para responder nossos objetivos específicos. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para verificação da normalidade dos dados foi utilizado o teste de Shapiro Wilk. Esta pesquisa identificou a formação de quatro níveis de desempenho (1) Déficit grave; (2) Alerta/Moderado; (3) Médio desempenho e (4) Bom desempenho, esses diferentes níveis de desempenho refletem a heterogeneidade da condição de pTDC, o que requer ações de intervenção pedagógica e motora, de forma urgente. Apontamos para estudos longitudinais e ações que promovam a inclusão escolar dos adolescentes com TDC.
id UFAM_aa066ab40200ef6e0653a6ba9bea7db5
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8184
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da CoordenaçãoApraxiaRendimento escolarEducação inclusivaCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOTranstorno do Desenvolvimento da CoordenaçãoDesempenho EscolarEducação InclusivaContexto AmazônicoO Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma desordem específica da função motora que afeta as atividades da vida diária e da vida escolar. Perceber como o transtorno afeta o adolescente no seu dia a dia é de suma importância para que possamos ajudá-los a lidar com as crescentes exigências do ambiente escolar e das habilidades em escrita, aritmética e leitura, oportunizando a luz da educação inclusiva e dos direitos humanos a inclusão escolar e a equidade na educação no contexto amazônico. O Objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC) no contexto amazônico. Nossos objetivos específicos são de identificar os níveis de desempenho em escrita de adolescentes com pTDC; identificar os níveis de desempenho em leitura de adolescentes com pTDC; identificar os níveis de desempenho em aritmética de adolescentes com pTDC. Participaram 26 adolescentes, 16 meninas e 10 meninos, na faixa etária de 11 a 14 anos e 11 meses de idade, previamente identificados com provável TDC, oriundos de três escolas, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino do Município de Manaus no Amazonas. O instrumento escolhido para a coleta dos dados é o Teste de Desempenho Escolar II, composto por três subtestes: (1) escrita; (2) leitura e (3) aritmética, para responder nossos objetivos específicos. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para verificação da normalidade dos dados foi utilizado o teste de Shapiro Wilk. Esta pesquisa identificou a formação de quatro níveis de desempenho (1) Déficit grave; (2) Alerta/Moderado; (3) Médio desempenho e (4) Bom desempenho, esses diferentes níveis de desempenho refletem a heterogeneidade da condição de pTDC, o que requer ações de intervenção pedagógica e motora, de forma urgente. Apontamos para estudos longitudinais e ações que promovam a inclusão escolar dos adolescentes com TDC.Developmental Coordination Disorder (DCD) is a specific disorder of motor function that affects the activities of daily life and school life. Realizing how the disorder affects adolescents in their daily lives is of paramount importance so that we can help them deal with the growing demands of the school environment and the skills in writing, arithmetic and reading, providing opportunities for inclusive education and rights school inclusion and equity in education in the Amazonian context. The aim of this study was to characterize the school performance of adolescents with probable Developmental Coordination Disorder (pDCD) in the Amazonian context. Our specific objectives are to identify the levels of writing performance of adolescents with pDCD; identify reading performance levels of adolescents with pTDC; to identify performance levels in arithmetic of adolescents with pDCD. 26 adolescents, 16 girls and 10 boys, aged 11 to 14 years and 11 months old, previously identified with probable DCD, came from three schools, from the 6th to the 9th grade of Elementary School II of the State Education Network of Municipality of Manaus in Amazonas. The instrument chosen for data collection is the School Performance Test II, composed of three subtests: (1) writing; (2) reading and (3) arithmetic, to answer our specific goals. This is a descriptive research with a quantitative approach. To verify the normality of the data, the Shapiro Wilk test was used. This research identified the formation of four levels of performance (1) Severe deficit; (2) Alert / Moderate; (3) Medium performance and (4) Good performance, these different levels of performance reflect the heterogeneity of the condition of pDCD, which urgently requires intervention pedagogical and motor actions. We point to longitudinal studies and actions that promote school inclusion of adolescents with DCD.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoFerreira, Lúcio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773Rocha, Genylton Odilon Rêgo dahttp://lattes.cnpq.br/3735617515418666Gonçalves, Carolina Brandãohttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351Farias, Lena Rose Lago Cecíliohttp://lattes.cnpq.br/8947712410961649https://orcid.org/0000-0002-3275-534X2021-03-25T01:32:44Z2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS, Lena Rose Lago Cecílio. Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8184porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-03-25T05:03:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8184Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-03-25T05:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
spellingShingle Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Farias, Lena Rose Lago Cecílio
Apraxia
Rendimento escolar
Educação inclusiva
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Desempenho Escolar
Educação Inclusiva
Contexto Amazônico
title_short Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_full Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_fullStr Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_full_unstemmed Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_sort Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
author Farias, Lena Rose Lago Cecílio
author_facet Farias, Lena Rose Lago Cecílio
http://lattes.cnpq.br/8947712410961649
https://orcid.org/0000-0002-3275-534X
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8947712410961649
https://orcid.org/0000-0002-3275-534X
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lúcio Fernandes
http://lattes.cnpq.br/7202287374544773
Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
http://lattes.cnpq.br/3735617515418666
Gonçalves, Carolina Brandão
http://lattes.cnpq.br/8487067754847351
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Lena Rose Lago Cecílio
http://lattes.cnpq.br/8947712410961649
https://orcid.org/0000-0002-3275-534X
dc.subject.por.fl_str_mv Apraxia
Rendimento escolar
Educação inclusiva
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Desempenho Escolar
Educação Inclusiva
Contexto Amazônico
topic Apraxia
Rendimento escolar
Educação inclusiva
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Desempenho Escolar
Educação Inclusiva
Contexto Amazônico
description O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma desordem específica da função motora que afeta as atividades da vida diária e da vida escolar. Perceber como o transtorno afeta o adolescente no seu dia a dia é de suma importância para que possamos ajudá-los a lidar com as crescentes exigências do ambiente escolar e das habilidades em escrita, aritmética e leitura, oportunizando a luz da educação inclusiva e dos direitos humanos a inclusão escolar e a equidade na educação no contexto amazônico. O Objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC) no contexto amazônico. Nossos objetivos específicos são de identificar os níveis de desempenho em escrita de adolescentes com pTDC; identificar os níveis de desempenho em leitura de adolescentes com pTDC; identificar os níveis de desempenho em aritmética de adolescentes com pTDC. Participaram 26 adolescentes, 16 meninas e 10 meninos, na faixa etária de 11 a 14 anos e 11 meses de idade, previamente identificados com provável TDC, oriundos de três escolas, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino do Município de Manaus no Amazonas. O instrumento escolhido para a coleta dos dados é o Teste de Desempenho Escolar II, composto por três subtestes: (1) escrita; (2) leitura e (3) aritmética, para responder nossos objetivos específicos. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para verificação da normalidade dos dados foi utilizado o teste de Shapiro Wilk. Esta pesquisa identificou a formação de quatro níveis de desempenho (1) Déficit grave; (2) Alerta/Moderado; (3) Médio desempenho e (4) Bom desempenho, esses diferentes níveis de desempenho refletem a heterogeneidade da condição de pTDC, o que requer ações de intervenção pedagógica e motora, de forma urgente. Apontamos para estudos longitudinais e ações que promovam a inclusão escolar dos adolescentes com TDC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
2021-03-25T01:32:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, Lena Rose Lago Cecílio. Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8184
identifier_str_mv FARIAS, Lena Rose Lago Cecílio. Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732043373805568