Identidades socioculturais e processos de aprendizagem de meninas em situação de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Saulo Vieira Cavalcante da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5838060098406931
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4104
Resumo: A pesquisa tece considerações sobre os processos de construção das identidades socioculturais de meninas em situação de vulnerabilidade social, relaciona estes processos com as formas de apropriação do conhecimento, conquistado por meio da aprendizagem. Com base nos Estudos Culturais e na Psicologia Social Crítica no âmbito educativo, esquematizamos um referencial teórico assumidamente interdisciplinar. Devido a complexidade apresentada pelo objeto de estudo sentimos a preocupação de caminharmos em uma abordagem quantiqualitativa e buscar procedimentos de pesquisas ativas, mais especificamente a Pesquisa-ação Crítico-colaborativa. Nesta perspectiva, utilizamos a técnica do Seminário Central no intuito de examinar estudos de casos múltiplos, considerando as histórias de vida das educandas, além de discutir e tomar decisões acerca do processo de investigação juntamente com um grupo interdisciplinar de educadores, concentrando várias formas de coleta de informações e oportunizando uma análise coletiva do contexto observado. Contamos ainda, com a participação, através de entrevistas e conversas individuais, além de debates em grupo, de cinco meninas com idades entre 10 a 14 anos em situação de vulnerabilidade, escolhidas a partir de uma fase exploratória ocorrida por meio de observação e encontro com os educadores através do Seminário Central, registradas em diário de campo, gravações em áudio e vídeo. No texto, defendemos que as identidades socioculturais das meninas e os processos de aprendizagem que as envolvem precisam ser pensados de maneira integrada. Utilizamos ainda a perspectiva Vygotskyana para reconhecer cada menina como um ser interativo e semiótico cuja relação com o mundo proporciona a construção da aprendizagem, ao mesmo tempo, esta aprendizagem lhe fornece uma renovação da relação com o mundo, implicando na edificação de identidades cubistas e/ou identidades flutuantes de mesmice em um transcorrer metamórfico de sua evolução. Verificamos que a forma que as meninas organizam subjetivamente as experiências conquistadas e a produção de novas configurações subjetivas a partir desta organização, interfere em suas formas de comportamento e apropriação do/no mundo. Estas leituras de/do mundo são desenvolvidas por intermédio de atos comunicativos e sofrem influências de nossas construções simbólico-emocionais. A pesquisa também traz o que denominamos de algumas proposições pedagógicas para identidades cubistas. Estas proposições abordam os limites e possibilidades de uma Pedagogia inspirada na Teoria Histórico – Cultural e no trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, para o pensar sobre uma Pedagogia que atenda as novas constituições identitárias.
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Nesta perspectiva, utilizamos a técnica do Seminário Central no intuito de examinar estudos de casos múltiplos, considerando as histórias de vida das educandas, além de discutir e tomar decisões acerca do processo de investigação juntamente com um grupo interdisciplinar de educadores, concentrando várias formas de coleta de informações e oportunizando uma análise coletiva do contexto observado. Contamos ainda, com a participação, através de entrevistas e conversas individuais, além de debates em grupo, de cinco meninas com idades entre 10 a 14 anos em situação de vulnerabilidade, escolhidas a partir de uma fase exploratória ocorrida por meio de observação e encontro com os educadores através do Seminário Central, registradas em diário de campo, gravações em áudio e vídeo. No texto, defendemos que as identidades socioculturais das meninas e os processos de aprendizagem que as envolvem precisam ser pensados de maneira integrada. Utilizamos ainda a perspectiva Vygotskyana para reconhecer cada menina como um ser interativo e semiótico cuja relação com o mundo proporciona a construção da aprendizagem, ao mesmo tempo, esta aprendizagem lhe fornece uma renovação da relação com o mundo, implicando na edificação de identidades cubistas e/ou identidades flutuantes de mesmice em um transcorrer metamórfico de sua evolução. Verificamos que a forma que as meninas organizam subjetivamente as experiências conquistadas e a produção de novas configurações subjetivas a partir desta organização, interfere em suas formas de comportamento e apropriação do/no mundo. Estas leituras de/do mundo são desenvolvidas por intermédio de atos comunicativos e sofrem influências de nossas construções simbólico-emocionais. A pesquisa também traz o que denominamos de algumas proposições pedagógicas para identidades cubistas. Estas proposições abordam os limites e possibilidades de uma Pedagogia inspirada na Teoria Histórico – Cultural e no trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, para o pensar sobre uma Pedagogia que atenda as novas constituições identitárias.El trabajo de investigación analiza los procesos de construcción de identidades socioculturales de las niñas en situación de vulnerabilidad social asociados a estos procesos las formas de apropiación de los conocimientos, adquiridos a través del aprendizaje. Sobre la base de los estudios culturales y psicología social crítica en el campo educativo, esbozado un marco teórico abiertamente interdisciplinar. Debido a la complejidad presentada por el objeto de estudio sentir la preocupación de caminar en un enfoque Quantiqualitative y buscar procedimientos de investigación activos, específicamente la Acción de Investigación Cooperativa Crítica. En esta perspectiva , se utiliza la técnica del Seminario Central para examinar varios casos de estudio , teniendo en cuenta las historias de vida de Educandas , y para discutir y tomar decisiones sobre el proceso de investigación , junto con un grupo interdisciplinario de educadores , centrándose diversas maneras de recopilar información y proporcionar oportunidades para un análisis colectivo del contexto observado . También contamos con la participación a través de entrevistas y conversaciones individuales y discusiones en grupo, cinco niñas de 10 a 14 años en situación de vulnerabilidad, elegido a partir de una fase exploratoria ocurrido a través de la observación y la reunión con educadores a través del Seminario Central, grabado en un diario de campo, grabaciones de audio y vídeo. En el texto, sostenemos que las identidades socioculturales de las niñas y los procesos de aprendizaje que implican la necesidad de estar diseñados de forma integrada. También utilizamos la perspectiva de Vygotsky a reconocer cada niña como un ser interactivo y semiótica cuya relación con el mundo ofrece la construcción de aprendizaje, mientras que el aprendizaje que esto te da una relación renovada con el mundo, dando lugar a la construcción de identidades y cubista / o identidades flotantes en una igualdad pasan su evolución metamórfica. Se encontró que la forma en que las niñas subjetivamente organizan las experiencias conquista y la producción de nuevas configuraciones subjetivas de esta organización, interfiere en sus formas de comportamiento y la propiedad de / en el mundo. Estas lecturas / el mundo se desarrolla a través de los actos comunicativos y están influenciadas por nuestras construcciones - emocionales simbólico. La encuesta también trae lo que llamamos algunas propuestas pedagógicas para identidades cubistas. Estas propuestas se refieren a los límites y posibilidades de una pedagogía inspirada en la Teoría de la Historia - Culturales y que trabajan con niños y adolescentes en situación de vulnerabilidad social, para pensar de una pedagogía que responda a las nuevas constituciones de identidad.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Martins, Ana Cristina FernandesMubarac Sobrinho, Roberto SanchesSilva, Dra. Iolete Ribeiro da SilvaSilva, Saulo Vieira Cavalcante dahttp://lattes.cnpq.br/58380600984069312015-06-17T13:54:07Z2013-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Saulo Viera Cavalcante da. Identidades socioculturais e processos de aprendizagem de meninas em situação de vulnerabilidade social. 2013. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:55:03Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:55:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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