A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Israel Ferro, Jenaice
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinheiro, Rosa Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388
Resumo: Este trabalho é produto de uma investigação que teve como ponto de partida o questionamento: Como se dá a ação docente face às diferenças socioculturais dos alunos e qual o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação? Pressupomos que esta ação docente ocorre de maneira transversada pelas concepções, percepções, experiência, formação e interesses institucionais, influenciando fortemente o currículo e pode ser um fator ímpar para interpretarmos o que ocorre na sala de aula, repercutindo num repensar sobre a referida ação educativa na modalidade. Ao buscarmos responder à questão em pauta, realizamos um estudo de caso complementado, pela etnografia educacional, com professoras da modalidade EJA em uma escola pública situada no agreste alagoano. Como procedimentos de construção de dados, utilizamos observação participante, entrevista, análise documental e questionário. No que diz respeito à sistematização, organização e análise dos dados, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, adentrando ainda pela escuta sensível, com apoio referencial na teorização Crítica e Pós-crítica do currículo, com ênfase nos Estudos Culturais. A partir deste referencial, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, emancipação, diversidade cultural e direitos humanos, os desdobramentos da pesquisa nos permitem caracterizar a ação docente e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA como do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante. Os resultados apontam também para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer, dos referidos docentes, uma perspectiva de pesquisa-formação e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas práticas educativas quanto da temática diversidade cultural, no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do professor que atua na escolarização de jovens e adultos.
id UNEB-2_b125e7d85df613eaf13d60c4e2b93461
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1388
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunosEJAAção docenteDiferenças socioculturaisMulticulturalismoCurrículo.Este trabalho é produto de uma investigação que teve como ponto de partida o questionamento: Como se dá a ação docente face às diferenças socioculturais dos alunos e qual o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação? Pressupomos que esta ação docente ocorre de maneira transversada pelas concepções, percepções, experiência, formação e interesses institucionais, influenciando fortemente o currículo e pode ser um fator ímpar para interpretarmos o que ocorre na sala de aula, repercutindo num repensar sobre a referida ação educativa na modalidade. Ao buscarmos responder à questão em pauta, realizamos um estudo de caso complementado, pela etnografia educacional, com professoras da modalidade EJA em uma escola pública situada no agreste alagoano. Como procedimentos de construção de dados, utilizamos observação participante, entrevista, análise documental e questionário. No que diz respeito à sistematização, organização e análise dos dados, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, adentrando ainda pela escuta sensível, com apoio referencial na teorização Crítica e Pós-crítica do currículo, com ênfase nos Estudos Culturais. A partir deste referencial, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, emancipação, diversidade cultural e direitos humanos, os desdobramentos da pesquisa nos permitem caracterizar a ação docente e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA como do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante. Os resultados apontam também para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer, dos referidos docentes, uma perspectiva de pesquisa-formação e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas práticas educativas quanto da temática diversidade cultural, no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do professor que atua na escolarização de jovens e adultos.UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 99-120reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388/916Israel Ferro, JenaicePinheiro, Rosa Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1388Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:48Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos
title A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos
spellingShingle A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos
Israel Ferro, Jenaice
EJA
Ação docente
Diferenças socioculturais
Multiculturalismo
Currículo.
title_short A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos
title_full A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos
title_fullStr A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos
title_full_unstemmed A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos
title_sort A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos
author Israel Ferro, Jenaice
author_facet Israel Ferro, Jenaice
Pinheiro, Rosa Aparecida
author_role author
author2 Pinheiro, Rosa Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Israel Ferro, Jenaice
Pinheiro, Rosa Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Ação docente
Diferenças socioculturais
Multiculturalismo
Currículo.
topic EJA
Ação docente
Diferenças socioculturais
Multiculturalismo
Currículo.
description Este trabalho é produto de uma investigação que teve como ponto de partida o questionamento: Como se dá a ação docente face às diferenças socioculturais dos alunos e qual o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação? Pressupomos que esta ação docente ocorre de maneira transversada pelas concepções, percepções, experiência, formação e interesses institucionais, influenciando fortemente o currículo e pode ser um fator ímpar para interpretarmos o que ocorre na sala de aula, repercutindo num repensar sobre a referida ação educativa na modalidade. Ao buscarmos responder à questão em pauta, realizamos um estudo de caso complementado, pela etnografia educacional, com professoras da modalidade EJA em uma escola pública situada no agreste alagoano. Como procedimentos de construção de dados, utilizamos observação participante, entrevista, análise documental e questionário. No que diz respeito à sistematização, organização e análise dos dados, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, adentrando ainda pela escuta sensível, com apoio referencial na teorização Crítica e Pós-crítica do currículo, com ênfase nos Estudos Culturais. A partir deste referencial, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, emancipação, diversidade cultural e direitos humanos, os desdobramentos da pesquisa nos permitem caracterizar a ação docente e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA como do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante. Os resultados apontam também para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer, dos referidos docentes, uma perspectiva de pesquisa-formação e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas práticas educativas quanto da temática diversidade cultural, no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do professor que atua na escolarização de jovens e adultos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388/916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 99-120
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658515152896