A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388 |
Resumo: | Este trabalho é produto de uma investigação que teve como ponto de partida o questionamento: Como se dá a ação docente face às diferenças socioculturais dos alunos e qual o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação? Pressupomos que esta ação docente ocorre de maneira transversada pelas concepções, percepções, experiência, formação e interesses institucionais, influenciando fortemente o currículo e pode ser um fator ímpar para interpretarmos o que ocorre na sala de aula, repercutindo num repensar sobre a referida ação educativa na modalidade. Ao buscarmos responder à questão em pauta, realizamos um estudo de caso complementado, pela etnografia educacional, com professoras da modalidade EJA em uma escola pública situada no agreste alagoano. Como procedimentos de construção de dados, utilizamos observação participante, entrevista, análise documental e questionário. No que diz respeito à sistematização, organização e análise dos dados, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, adentrando ainda pela escuta sensível, com apoio referencial na teorização Crítica e Pós-crítica do currículo, com ênfase nos Estudos Culturais. A partir deste referencial, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, emancipação, diversidade cultural e direitos humanos, os desdobramentos da pesquisa nos permitem caracterizar a ação docente e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA como do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante. Os resultados apontam também para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer, dos referidos docentes, uma perspectiva de pesquisa-formação e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas práticas educativas quanto da temática diversidade cultural, no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do professor que atua na escolarização de jovens e adultos. |
id |
UNEB-2_b125e7d85df613eaf13d60c4e2b93461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1388 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunosEJAAção docenteDiferenças socioculturaisMulticulturalismoCurrículo.Este trabalho é produto de uma investigação que teve como ponto de partida o questionamento: Como se dá a ação docente face às diferenças socioculturais dos alunos e qual o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação? Pressupomos que esta ação docente ocorre de maneira transversada pelas concepções, percepções, experiência, formação e interesses institucionais, influenciando fortemente o currículo e pode ser um fator ímpar para interpretarmos o que ocorre na sala de aula, repercutindo num repensar sobre a referida ação educativa na modalidade. Ao buscarmos responder à questão em pauta, realizamos um estudo de caso complementado, pela etnografia educacional, com professoras da modalidade EJA em uma escola pública situada no agreste alagoano. Como procedimentos de construção de dados, utilizamos observação participante, entrevista, análise documental e questionário. No que diz respeito à sistematização, organização e análise dos dados, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, adentrando ainda pela escuta sensível, com apoio referencial na teorização Crítica e Pós-crítica do currículo, com ênfase nos Estudos Culturais. A partir deste referencial, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, emancipação, diversidade cultural e direitos humanos, os desdobramentos da pesquisa nos permitem caracterizar a ação docente e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA como do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante. Os resultados apontam também para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer, dos referidos docentes, uma perspectiva de pesquisa-formação e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas práticas educativas quanto da temática diversidade cultural, no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do professor que atua na escolarização de jovens e adultos.UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 99-120reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388/916Israel Ferro, JenaicePinheiro, Rosa Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1388Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:48Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos |
title |
A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos |
spellingShingle |
A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos Israel Ferro, Jenaice EJA Ação docente Diferenças socioculturais Multiculturalismo Currículo. |
title_short |
A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos |
title_full |
A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos |
title_fullStr |
A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos |
title_full_unstemmed |
A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos |
title_sort |
A AÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA EJA: um repensar a partir das diferenças socioculturais dos alunos |
author |
Israel Ferro, Jenaice |
author_facet |
Israel Ferro, Jenaice Pinheiro, Rosa Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Rosa Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Israel Ferro, Jenaice Pinheiro, Rosa Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Ação docente Diferenças socioculturais Multiculturalismo Currículo. |
topic |
EJA Ação docente Diferenças socioculturais Multiculturalismo Currículo. |
description |
Este trabalho é produto de uma investigação que teve como ponto de partida o questionamento: Como se dá a ação docente face às diferenças socioculturais dos alunos e qual o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação? Pressupomos que esta ação docente ocorre de maneira transversada pelas concepções, percepções, experiência, formação e interesses institucionais, influenciando fortemente o currículo e pode ser um fator ímpar para interpretarmos o que ocorre na sala de aula, repercutindo num repensar sobre a referida ação educativa na modalidade. Ao buscarmos responder à questão em pauta, realizamos um estudo de caso complementado, pela etnografia educacional, com professoras da modalidade EJA em uma escola pública situada no agreste alagoano. Como procedimentos de construção de dados, utilizamos observação participante, entrevista, análise documental e questionário. No que diz respeito à sistematização, organização e análise dos dados, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, adentrando ainda pela escuta sensível, com apoio referencial na teorização Crítica e Pós-crítica do currículo, com ênfase nos Estudos Culturais. A partir deste referencial, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, emancipação, diversidade cultural e direitos humanos, os desdobramentos da pesquisa nos permitem caracterizar a ação docente e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA como do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante. Os resultados apontam também para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer, dos referidos docentes, uma perspectiva de pesquisa-formação e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas práticas educativas quanto da temática diversidade cultural, no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do professor que atua na escolarização de jovens e adultos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1388/916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 99-120 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658515152896 |