Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Dayan de Araújo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7181855331880899
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151
Resumo: Explicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos relacionados à aprendizagem de conceitos de ligações químicas por licenciandos em Química. A metodologia da pesquisa adotada teve como aporte teórico a abordagem qualitativa etnográfica. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos Cursos de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas. Investigaram-se, inicialmente, os Modelos Mentais e os obstáculos epistemológicos que os alunos trazem da educação básica. A análise desses dados propiciou o planejamento de uma intervenção didática, a qual ocorreu na forma de um minicurso. Foram implementadas diferentes estratégias didáticas e, sobretudo, atividades experimentais demonstrativas-investigativas, recursos computacionais pautados na teoria dos modelos mentais. Os dados obtidos no minicurso foram organizados à luz da Análise de Conteúdo, tomando como referenciais teóricos de análise a Teoria dos Modelos Mentais e a Teoria Bachelardiana de Obstáculos Epistemológicos. Constatou-se que utilizando estratégias didáticas diversificadas orientadas pela Teoria dos Modelos Mentais foi possível a superação de obstáculos epistemológicos referentes ao conteúdo de ligações químicas. Com este estudo, espera-se subsidiar atividades para prática docente de qualidade, apresentando compreensões sobre as possíveis correlações existentes entre o desenvolvimento dos modelos mentais acerca de um conceito químico e os obstáculos epistemológicos à aprendizagem desse conceito e, ainda, contribuir para aprendizagem dos conceitos de ligações químicas, vivência de situações de aprendizagens inovadoras e reflexão acerca do processo de aprendizagem de licenciandos em Química.
id UFAM_b2c161f50d932f2654c067b4162db84c
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6151
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicosObstáculos epistemológicosModelos mentaisLigações químicasLicenciatura em QuímicaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAExplicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos relacionados à aprendizagem de conceitos de ligações químicas por licenciandos em Química. A metodologia da pesquisa adotada teve como aporte teórico a abordagem qualitativa etnográfica. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos Cursos de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas. Investigaram-se, inicialmente, os Modelos Mentais e os obstáculos epistemológicos que os alunos trazem da educação básica. A análise desses dados propiciou o planejamento de uma intervenção didática, a qual ocorreu na forma de um minicurso. Foram implementadas diferentes estratégias didáticas e, sobretudo, atividades experimentais demonstrativas-investigativas, recursos computacionais pautados na teoria dos modelos mentais. Os dados obtidos no minicurso foram organizados à luz da Análise de Conteúdo, tomando como referenciais teóricos de análise a Teoria dos Modelos Mentais e a Teoria Bachelardiana de Obstáculos Epistemológicos. Constatou-se que utilizando estratégias didáticas diversificadas orientadas pela Teoria dos Modelos Mentais foi possível a superação de obstáculos epistemológicos referentes ao conteúdo de ligações químicas. Com este estudo, espera-se subsidiar atividades para prática docente de qualidade, apresentando compreensões sobre as possíveis correlações existentes entre o desenvolvimento dos modelos mentais acerca de um conceito químico e os obstáculos epistemológicos à aprendizagem desse conceito e, ainda, contribuir para aprendizagem dos conceitos de ligações químicas, vivência de situações de aprendizagens inovadoras e reflexão acerca do processo de aprendizagem de licenciandos em Química.Explaining how an individual is able to learn something new, even when the subject is unknown to that person, It has been the subject of study of many scientists over the years. This study aimed to analyze how the development of mental models can help in overcoming epistemological obstacles related to the learning of chemical bonding concepts in chemistry undergraduates. The adopted research methodology had as theoretical support the ethnographic qualitative approach. The subjects were students of Degree Courses in Chemistry from the Federal University of Amazonas (Universidade Federal do Amazonas). We initially investigated the mental models and the epistemological obstacles that students bring from basic education. The analysis these data led to the planning of a didactic intervention, which came in the form of a short course. Different teaching strategies have been implemented, including demonstrativeexperimental investigative, activities and computing resources, all guided by the theory of mental models. Data from the short course was organized in light of the content analysis, taking as theoretical reference of analysis the Theory of Mental Models and Bachelard Theory of Epistemological Obstacles. We found that using diverse teaching strategies guided by the theory of mental models was possible to overcome epistemological obstacles for the content of chemical bonds. This study is expected to subsidize the activities for teaching practice quality, with insights into the possible correlations between the development of mental models about a chemical concept and the epistemological obstacles to learning this concept. Also, to contribute to the learning of chemical bonding concepts, in living situations of innovative learning, and in the reflection on the learning process of the chemistry undergraduate.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaFarias, Sidilene Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984Ferreira, Luiz HenriqueSouza, Renato Henriques deMarques, Dayan de Araújohttp://lattes.cnpq.br/71818553318808992018-02-08T14:59:26Z2015-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Dayan de Araújo. Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-02-09T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-02-09T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
title Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
spellingShingle Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
Marques, Dayan de Araújo
Obstáculos epistemológicos
Modelos mentais
Ligações químicas
Licenciatura em Química
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
title_short Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
title_full Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
title_fullStr Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
title_full_unstemmed Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
title_sort Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
author Marques, Dayan de Araújo
author_facet Marques, Dayan de Araújo
http://lattes.cnpq.br/7181855331880899
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7181855331880899
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Sidilene Aquino de
http://lattes.cnpq.br/6974383103784984
Ferreira, Luiz Henrique
Souza, Renato Henriques de
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Dayan de Araújo
http://lattes.cnpq.br/7181855331880899
dc.subject.por.fl_str_mv Obstáculos epistemológicos
Modelos mentais
Ligações químicas
Licenciatura em Química
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
topic Obstáculos epistemológicos
Modelos mentais
Ligações químicas
Licenciatura em Química
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
description Explicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos relacionados à aprendizagem de conceitos de ligações químicas por licenciandos em Química. A metodologia da pesquisa adotada teve como aporte teórico a abordagem qualitativa etnográfica. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos Cursos de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas. Investigaram-se, inicialmente, os Modelos Mentais e os obstáculos epistemológicos que os alunos trazem da educação básica. A análise desses dados propiciou o planejamento de uma intervenção didática, a qual ocorreu na forma de um minicurso. Foram implementadas diferentes estratégias didáticas e, sobretudo, atividades experimentais demonstrativas-investigativas, recursos computacionais pautados na teoria dos modelos mentais. Os dados obtidos no minicurso foram organizados à luz da Análise de Conteúdo, tomando como referenciais teóricos de análise a Teoria dos Modelos Mentais e a Teoria Bachelardiana de Obstáculos Epistemológicos. Constatou-se que utilizando estratégias didáticas diversificadas orientadas pela Teoria dos Modelos Mentais foi possível a superação de obstáculos epistemológicos referentes ao conteúdo de ligações químicas. Com este estudo, espera-se subsidiar atividades para prática docente de qualidade, apresentando compreensões sobre as possíveis correlações existentes entre o desenvolvimento dos modelos mentais acerca de um conceito químico e os obstáculos epistemológicos à aprendizagem desse conceito e, ainda, contribuir para aprendizagem dos conceitos de ligações químicas, vivência de situações de aprendizagens inovadoras e reflexão acerca do processo de aprendizagem de licenciandos em Química.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
2018-02-08T14:59:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Dayan de Araújo. Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151
identifier_str_mv MARQUES, Dayan de Araújo. Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732024693424128