Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151 |
Resumo: | Explicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos relacionados à aprendizagem de conceitos de ligações químicas por licenciandos em Química. A metodologia da pesquisa adotada teve como aporte teórico a abordagem qualitativa etnográfica. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos Cursos de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas. Investigaram-se, inicialmente, os Modelos Mentais e os obstáculos epistemológicos que os alunos trazem da educação básica. A análise desses dados propiciou o planejamento de uma intervenção didática, a qual ocorreu na forma de um minicurso. Foram implementadas diferentes estratégias didáticas e, sobretudo, atividades experimentais demonstrativas-investigativas, recursos computacionais pautados na teoria dos modelos mentais. Os dados obtidos no minicurso foram organizados à luz da Análise de Conteúdo, tomando como referenciais teóricos de análise a Teoria dos Modelos Mentais e a Teoria Bachelardiana de Obstáculos Epistemológicos. Constatou-se que utilizando estratégias didáticas diversificadas orientadas pela Teoria dos Modelos Mentais foi possível a superação de obstáculos epistemológicos referentes ao conteúdo de ligações químicas. Com este estudo, espera-se subsidiar atividades para prática docente de qualidade, apresentando compreensões sobre as possíveis correlações existentes entre o desenvolvimento dos modelos mentais acerca de um conceito químico e os obstáculos epistemológicos à aprendizagem desse conceito e, ainda, contribuir para aprendizagem dos conceitos de ligações químicas, vivência de situações de aprendizagens inovadoras e reflexão acerca do processo de aprendizagem de licenciandos em Química. |
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Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicosObstáculos epistemológicosModelos mentaisLigações químicasLicenciatura em QuímicaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAExplicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos relacionados à aprendizagem de conceitos de ligações químicas por licenciandos em Química. A metodologia da pesquisa adotada teve como aporte teórico a abordagem qualitativa etnográfica. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos Cursos de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas. Investigaram-se, inicialmente, os Modelos Mentais e os obstáculos epistemológicos que os alunos trazem da educação básica. A análise desses dados propiciou o planejamento de uma intervenção didática, a qual ocorreu na forma de um minicurso. Foram implementadas diferentes estratégias didáticas e, sobretudo, atividades experimentais demonstrativas-investigativas, recursos computacionais pautados na teoria dos modelos mentais. Os dados obtidos no minicurso foram organizados à luz da Análise de Conteúdo, tomando como referenciais teóricos de análise a Teoria dos Modelos Mentais e a Teoria Bachelardiana de Obstáculos Epistemológicos. Constatou-se que utilizando estratégias didáticas diversificadas orientadas pela Teoria dos Modelos Mentais foi possível a superação de obstáculos epistemológicos referentes ao conteúdo de ligações químicas. Com este estudo, espera-se subsidiar atividades para prática docente de qualidade, apresentando compreensões sobre as possíveis correlações existentes entre o desenvolvimento dos modelos mentais acerca de um conceito químico e os obstáculos epistemológicos à aprendizagem desse conceito e, ainda, contribuir para aprendizagem dos conceitos de ligações químicas, vivência de situações de aprendizagens inovadoras e reflexão acerca do processo de aprendizagem de licenciandos em Química.Explaining how an individual is able to learn something new, even when the subject is unknown to that person, It has been the subject of study of many scientists over the years. This study aimed to analyze how the development of mental models can help in overcoming epistemological obstacles related to the learning of chemical bonding concepts in chemistry undergraduates. The adopted research methodology had as theoretical support the ethnographic qualitative approach. The subjects were students of Degree Courses in Chemistry from the Federal University of Amazonas (Universidade Federal do Amazonas). We initially investigated the mental models and the epistemological obstacles that students bring from basic education. The analysis these data led to the planning of a didactic intervention, which came in the form of a short course. Different teaching strategies have been implemented, including demonstrativeexperimental investigative, activities and computing resources, all guided by the theory of mental models. Data from the short course was organized in light of the content analysis, taking as theoretical reference of analysis the Theory of Mental Models and Bachelard Theory of Epistemological Obstacles. We found that using diverse teaching strategies guided by the theory of mental models was possible to overcome epistemological obstacles for the content of chemical bonds. This study is expected to subsidize the activities for teaching practice quality, with insights into the possible correlations between the development of mental models about a chemical concept and the epistemological obstacles to learning this concept. Also, to contribute to the learning of chemical bonding concepts, in living situations of innovative learning, and in the reflection on the learning process of the chemistry undergraduate.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaFarias, Sidilene Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984Ferreira, Luiz HenriqueSouza, Renato Henriques deMarques, Dayan de Araújohttp://lattes.cnpq.br/71818553318808992018-02-08T14:59:26Z2015-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Dayan de Araújo. Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-02-09T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-02-09T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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