"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5713 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar as perspectivas históricas da formação dos professores Wapixana como estratégia articuladora de reafirmação étnica, em um recorte temporal que vai de 1979 a 2014. O protagonismo Wapixana representado pelos professores indígenas é o elemento norteador deste estudo, partindo da análise do poder do Estado e da Igreja Católica no processo de educação para índios, assim como da luta dos Wapixana nos debates políticos das lideranças indígenas através das Assembleias Gerais de Tuxauas. Também parte da análise da relação entre a formação dos professores Wapixana e a reafirmação étnica deste povo. O trabalho dialoga, entre outras referências, com as novas perspectivas da História Indígena em articulação com a Antropologia, na tentativa de compreender alguns sentidos de resistência e de etnogênese. |
id |
UFAM_b301232a1f910a719fd66ff5ffd0475d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5713 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014)Professores indígenasIdentidade étnicaEducaçãoCIENCIAS HUMANAS: HISTORIAEsta dissertação tem por objetivo analisar as perspectivas históricas da formação dos professores Wapixana como estratégia articuladora de reafirmação étnica, em um recorte temporal que vai de 1979 a 2014. O protagonismo Wapixana representado pelos professores indígenas é o elemento norteador deste estudo, partindo da análise do poder do Estado e da Igreja Católica no processo de educação para índios, assim como da luta dos Wapixana nos debates políticos das lideranças indígenas através das Assembleias Gerais de Tuxauas. Também parte da análise da relação entre a formação dos professores Wapixana e a reafirmação étnica deste povo. O trabalho dialoga, entre outras referências, com as novas perspectivas da História Indígena em articulação com a Antropologia, na tentativa de compreender alguns sentidos de resistência e de etnogênese.This thesis aims to analyze the historical perspectives from teacher's formation as Wapixana articulator strategy of ethnic reaffirmation, in a time frame from 1979 to 2014. The role Wapixana represented by indigenous teachers is the guiding element of this study, based on an analysis of power of the state and the Catholic Church in the education process for indigenous people, as well as the struggle of Wapixana in political debates of indigenous leaders by the General Meetings of Tuxauas and analysis of the relationship between the formation of Wapixana teachers and ethnic reaffirmation of these people. This work dialogues among other references, with the new perspectives of Indigenous History in conjunction with anthropology, trying to understand some resistance senses and ethnogenesisCAPESUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em HistóriaSampaio, Patrícia Maria Melolattes.cnpq.br/6775629541151867Santos, Laiana Pereira doslattes.cnpq.br/19772891356581062017-06-23T14:07:49Z2016-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Laiana Pereira dos "Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014). 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5713porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T15:29:10Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T15:29:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014) |
title |
"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014) |
spellingShingle |
"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014) Santos, Laiana Pereira dos Professores indígenas Identidade étnica Educação CIENCIAS HUMANAS: HISTORIA |
title_short |
"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014) |
title_full |
"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014) |
title_fullStr |
"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014) |
title_full_unstemmed |
"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014) |
title_sort |
"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014) |
author |
Santos, Laiana Pereira dos |
author_facet |
Santos, Laiana Pereira dos lattes.cnpq.br/1977289135658106 |
author_role |
author |
author2 |
lattes.cnpq.br/1977289135658106 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sampaio, Patrícia Maria Melo lattes.cnpq.br/6775629541151867 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Laiana Pereira dos lattes.cnpq.br/1977289135658106 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores indígenas Identidade étnica Educação CIENCIAS HUMANAS: HISTORIA |
topic |
Professores indígenas Identidade étnica Educação CIENCIAS HUMANAS: HISTORIA |
description |
Esta dissertação tem por objetivo analisar as perspectivas históricas da formação dos professores Wapixana como estratégia articuladora de reafirmação étnica, em um recorte temporal que vai de 1979 a 2014. O protagonismo Wapixana representado pelos professores indígenas é o elemento norteador deste estudo, partindo da análise do poder do Estado e da Igreja Católica no processo de educação para índios, assim como da luta dos Wapixana nos debates políticos das lideranças indígenas através das Assembleias Gerais de Tuxauas. Também parte da análise da relação entre a formação dos professores Wapixana e a reafirmação étnica deste povo. O trabalho dialoga, entre outras referências, com as novas perspectivas da História Indígena em articulação com a Antropologia, na tentativa de compreender alguns sentidos de resistência e de etnogênese. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-13 2017-06-23T14:07:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Laiana Pereira dos "Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014). 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5713 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Laiana Pereira dos "Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014). 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732021175451648 |