Livro didático aprovado pelo PNLD LEM Espanhol: Um estudo sobre a abordagem destinada às TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galan, Santiago Javier
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6855898544443599, https://orcid.org/0000-0002-1096-1142
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8326
Resumo: Este trabalho, pesquisa de dissertação de Mestrado em Letras do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, versa sobre uma investigação desenvolvida no âmbito do Amazonas, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, que tem como corpus o Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação para o PNLD 2018 LEM Espanhol, o Manual do Professor do LD Cercanía Joven e a coleção Cercanía Joven. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cujo objetivo geral é compreender a abordagem destinada às TIC no livro didático aprovado no PNLD 2018 de LEM Espanhol e, como objetivos específicos: (1) investigar de que maneira o edital PNLD 2018 aborda as TIC, segundo os critérios didático-pedagógicos; (2) refletir sobre as propostas pedagógicas que o Manual do Professor do LD apresenta, mediadas pelas TIC; (3) analisar como o livro didático Cercanía Joven aprovado, pelo PNLD 2018, apresenta as propostas pedagógicas com as TIC. O referencial teórico da pesquisa tem como base Puentedura (2006, 2014), Koehler e Mishra (2006), Mantovani (2009), Mariscal (2014), Bizelli e Geraldi (2016), Freitas (2018) e Teixeira (2018; 2014). Os resultados da pesquisa apontam que o edital PNLD 2018 apresenta alguns critérios que podem ser efetivados por meio das TIC, apesar de não mencionarem explicitamente o uso desses recursos tecnológicos e, além disso, há pouca variedade nas propostas didático-pedagógicas no livro didático investigado, com predominância de atividades de compreensão auditiva, em CD. Constatei, também, uma predominância de orientações para utilização de links, em leituras, da maioria das propostas para fora de sala de aula e, em sala de aula, a maior parte de recomendações relacionadas às TIC são de gêneros ligados à leitura. Identifiquei que diversos links não existem ou não têm o conteúdo disponível e mencionado no livro didático. Na investigação sobre o tema da progressão no livro didático, apresento resultados sobre a variedade, a presença e a complexidade. Também manifesto um panorama preocupante para a disciplina Língua Espanhola após a sua saída do currículo escolar no Brasil, como consequência de ter sofrido três seguidas ações glotopolíticas, as quais são a revogada da Lei do Espanhol (Lei 11.161), a retirada do componente curricular LEM Espanhol do PNLD e a ausência da Língua Espanhola na BNCC.
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Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cujo objetivo geral é compreender a abordagem destinada às TIC no livro didático aprovado no PNLD 2018 de LEM Espanhol e, como objetivos específicos: (1) investigar de que maneira o edital PNLD 2018 aborda as TIC, segundo os critérios didático-pedagógicos; (2) refletir sobre as propostas pedagógicas que o Manual do Professor do LD apresenta, mediadas pelas TIC; (3) analisar como o livro didático Cercanía Joven aprovado, pelo PNLD 2018, apresenta as propostas pedagógicas com as TIC. O referencial teórico da pesquisa tem como base Puentedura (2006, 2014), Koehler e Mishra (2006), Mantovani (2009), Mariscal (2014), Bizelli e Geraldi (2016), Freitas (2018) e Teixeira (2018; 2014). Os resultados da pesquisa apontam que o edital PNLD 2018 apresenta alguns critérios que podem ser efetivados por meio das TIC, apesar de não mencionarem explicitamente o uso desses recursos tecnológicos e, além disso, há pouca variedade nas propostas didático-pedagógicas no livro didático investigado, com predominância de atividades de compreensão auditiva, em CD. Constatei, também, uma predominância de orientações para utilização de links, em leituras, da maioria das propostas para fora de sala de aula e, em sala de aula, a maior parte de recomendações relacionadas às TIC são de gêneros ligados à leitura. Identifiquei que diversos links não existem ou não têm o conteúdo disponível e mencionado no livro didático. Na investigação sobre o tema da progressão no livro didático, apresento resultados sobre a variedade, a presença e a complexidade. Também manifesto um panorama preocupante para a disciplina Língua Espanhola após a sua saída do currículo escolar no Brasil, como consequência de ter sofrido três seguidas ações glotopolíticas, as quais são a revogada da Lei do Espanhol (Lei 11.161), a retirada do componente curricular LEM Espanhol do PNLD e a ausência da Língua Espanhola na BNCC.Este trabajo, investigación de disertación de la Maestria en Letras por el Programa de Pós-graduación en Letras de la Universidad Federal de Amazonas, versa sobre una investigación de Maestría desarrollada en el estado brasileño de Amazonas. Está basado en la investigación bibliográfica y documental que tiene como corpus el Edicto de Convocatoria para el Proceso de Inscripción y Evaluación para el PNLD 2018 LEM Español, el Manual del Profesor del LD Cercanía Joven y la colección Cercanía Joven. Se trata de una investigación cuali-cuantitativa que tiene por objetivo general compreender el abordaje destinado a las TIC en el libro didáctico aprobado en el ámbito del PNLD 2018 de LEM Español y, como objetivos específicos: (1) investigar de que manera el Edicto PNLD 2018 aborda las TIC, según los criterios didáctico-pedagógicos; (2) refletir sobre las propuestas pedagógicas que el Manual del Profesor del LD presenta mediado por las TIC; (3) analizar como el libro didáctico Cercanía Joven aprobado por el PNLD 2018 presenta las propuestas pedagógicas con las TIC. El referencial teórico de la investigación tiene como base Puentedura (2006, 2014), Koehler e Mishra (2006), Mantovani (2009), Mariscal (2014), Bizelli y Geraldi (2016), Freitas (2018) y Teixeira (2018; 2014). Los resultados de la investigación expresan que el Edicto PNLD 2018 presenta algunos criterios que pueden ser efectivados por medio de las TIC, a pesar de no mencionar explicitamente el uso de esos recursos tecnológicos y, además, hay poca variedad en las propuestas didáctico-pedagógicas en el libro didáctico investigado, con predominio de actividades de compreensión auditiva, en CD. He constatado, también, un predominio de orientaciones para la utilización de enlaces (links), en lecturas, de la mayoría de las propuestas para fuera de clase y, en clase, la mayor parte de las recomendaciones vinculadas a las TIC son de géneros relacionados a la lectura. Identifiqué que distintos links no existen o no tienen el contenido disponible y mencionado en el libro didáctico. En la investigación sobre el tema de la progresión en el libro didáctico, presento resultados sobre la variedad, la presencia y la complexidad. También manifiesto un panorama preocupante para la asignatura Lengua Española después de su salida del currículo escolar en Brasil, como consecuencia de haber sufrido tres seguidas acciones glotopolíticas, los cuales son la revogada de la Ley del Español (Ley 11.161), la retirada del componente curricular LEM Español del PNLD y la ausencia de la Lengua Española en la BNCC.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasTeixeira, Wagner Barroshttp://lattes.cnpq.br/6227315631560289Coelho, Iandra Maria Weirich da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4062149157525849Almeida, Carlos Henrique Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/9511564560016368Galan, Santiago Javierhttp://lattes.cnpq.br/6855898544443599https://orcid.org/0000-0002-1096-11422021-06-24T17:56:20Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGALAN, Santiago Javier. Livro didático aprovado pelo PNLD LEM Espanhol: um estudo sobre a abordagem destinada às TIC. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8326porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-06-25T05:03:59Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-06-25T05:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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