A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-06072021-155357/
Resumo: Esta pesquisa de mestrado tem como título A diversidade cultural em livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017. O objetivo prioritário deste estudo é compreender como as variadas culturas hispânicas estão integradas (ou não) em determinados manuais brasileiros, que possuem a finalidade de ensinar o Espanhol como Língua Estrangeira ELE , aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2017 e distribuídos nas escolas públicas. Os principais materiais de análise são as coleções Entre líneas (MESQUITA; MARTINS; SILVA, 2015), Cercanía (COUTO; COIMBRA; CHAVES, 2015) e Por el mundo en español (MORAES; VARGAS; PAIXAO; MARTINS, 2015), com destaque ao recorte das obras dedicadas ao Sexto Ano do Ensino Fundamental 1. Ademais, pretende-se discutir se a noção de diversidade cultural presente nesses materiais corresponde aos requisitos indicados no Edital e Guia do PNLD 2017 e apontar, no momento final do trabalho, sugestões de melhorias sobre como abordar as culturas nos livros didáticos de espanhol com espaços que atendam a interculturalidade com criticidade. A investigação se fundamenta nos princípios da pesquisa qualitativa, comparativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) e viabiliza a descrição, análise e interpretação dos dados coletados nos citados materiais didáticos. O construto teórico tem como base prioritária a discussão dos conceitos de cultura e diversidade cultural propostos por Thompson (1995), Cuche (1999) e Bernard (2005). Utilizam-se os conceitos de Batista (2010) para o estabelecimento de categorias de análise. Partimos da hipótese de que alguns manuais contemporâneos apresentam dificuldades em viabilizar espaços para integrar a diversidade de culturas.
id USP_94e4ca47cc4a7134c6b8e69572abc06d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06072021-155357
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017The diversity of cultures in the textbooks of Spanish: comparative analysis of works approved in the PNLD 2017Cultural diversityDidatic booksDiversidade culturalLíngua espanholaLivros didáticosPNLDPNLDSpanish languageEsta pesquisa de mestrado tem como título A diversidade cultural em livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017. O objetivo prioritário deste estudo é compreender como as variadas culturas hispânicas estão integradas (ou não) em determinados manuais brasileiros, que possuem a finalidade de ensinar o Espanhol como Língua Estrangeira ELE , aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2017 e distribuídos nas escolas públicas. Os principais materiais de análise são as coleções Entre líneas (MESQUITA; MARTINS; SILVA, 2015), Cercanía (COUTO; COIMBRA; CHAVES, 2015) e Por el mundo en español (MORAES; VARGAS; PAIXAO; MARTINS, 2015), com destaque ao recorte das obras dedicadas ao Sexto Ano do Ensino Fundamental 1. Ademais, pretende-se discutir se a noção de diversidade cultural presente nesses materiais corresponde aos requisitos indicados no Edital e Guia do PNLD 2017 e apontar, no momento final do trabalho, sugestões de melhorias sobre como abordar as culturas nos livros didáticos de espanhol com espaços que atendam a interculturalidade com criticidade. A investigação se fundamenta nos princípios da pesquisa qualitativa, comparativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) e viabiliza a descrição, análise e interpretação dos dados coletados nos citados materiais didáticos. O construto teórico tem como base prioritária a discussão dos conceitos de cultura e diversidade cultural propostos por Thompson (1995), Cuche (1999) e Bernard (2005). Utilizam-se os conceitos de Batista (2010) para o estabelecimento de categorias de análise. Partimos da hipótese de que alguns manuais contemporâneos apresentam dificuldades em viabilizar espaços para integrar a diversidade de culturas.This master\'s research is entitled Cultural diversity in Spanish textbooks: comparative analysis of works approved in PNLD 2017. The main objective of this study is to understand how the various Hispanic cultures are integrated (or not) in certain Brazilian manuals, that have the purpose of teaching Spanish as a Foreign Language - ELE -, approved in the 2017 National Textbook and Material Program (PNLD) and distributed in public schools. The main materials for analysis are the collections Entre Líneas (MESQUITA; MARTINS; SILVA, 2015), Cercanía (COUTO; COIMBRA; CHAVES, 2015) and Por el mundo en español (MORAES; VARGAS; PAIXAO; MARTINS, 2015), highlighting the works dedicated to the Sixth Year of Elementary Education 1. Furthermore, it is intended to discuss whether the notion of cultural diversity present in these materials corresponds to the requirements indicated in the Notice and Guide to the PNLD 2017 and to point out, at the end of the work, suggestions for improvements on how to approach cultures in Spanish textbooks with spaces that meet interculturality with criticality. The investigation is based on the principles of qualitative, comparative research (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) and enables the description, analysis and interpretation of the data collected in the mentioned teaching materials. The theoretical construct is based primarily on the discussion of the concepts of culture and cultural diversity proposed by Thompson (1995), Cuche (1999) and Bernard (2005). Batista\'s concepts (2010) are used to establish analysis categories. We start from the hypothesis that some contemporary manuals have difficulties in making spaces feasible to integrate the diversity of cultures.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJovanovic, Vojislav AleksandarSilva, Bruna de Souza2021-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-06072021-155357/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-07T01:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-06072021-155357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-07T01:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017
The diversity of cultures in the textbooks of Spanish: comparative analysis of works approved in the PNLD 2017
title A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017
spellingShingle A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017
Silva, Bruna de Souza
Cultural diversity
Didatic books
Diversidade cultural
Língua espanhola
Livros didáticos
PNLD
PNLD
Spanish language
title_short A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017
title_full A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017
title_fullStr A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017
title_full_unstemmed A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017
title_sort A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017
author Silva, Bruna de Souza
author_facet Silva, Bruna de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jovanovic, Vojislav Aleksandar
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cultural diversity
Didatic books
Diversidade cultural
Língua espanhola
Livros didáticos
PNLD
PNLD
Spanish language
topic Cultural diversity
Didatic books
Diversidade cultural
Língua espanhola
Livros didáticos
PNLD
PNLD
Spanish language
description Esta pesquisa de mestrado tem como título A diversidade cultural em livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017. O objetivo prioritário deste estudo é compreender como as variadas culturas hispânicas estão integradas (ou não) em determinados manuais brasileiros, que possuem a finalidade de ensinar o Espanhol como Língua Estrangeira ELE , aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2017 e distribuídos nas escolas públicas. Os principais materiais de análise são as coleções Entre líneas (MESQUITA; MARTINS; SILVA, 2015), Cercanía (COUTO; COIMBRA; CHAVES, 2015) e Por el mundo en español (MORAES; VARGAS; PAIXAO; MARTINS, 2015), com destaque ao recorte das obras dedicadas ao Sexto Ano do Ensino Fundamental 1. Ademais, pretende-se discutir se a noção de diversidade cultural presente nesses materiais corresponde aos requisitos indicados no Edital e Guia do PNLD 2017 e apontar, no momento final do trabalho, sugestões de melhorias sobre como abordar as culturas nos livros didáticos de espanhol com espaços que atendam a interculturalidade com criticidade. A investigação se fundamenta nos princípios da pesquisa qualitativa, comparativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) e viabiliza a descrição, análise e interpretação dos dados coletados nos citados materiais didáticos. O construto teórico tem como base prioritária a discussão dos conceitos de cultura e diversidade cultural propostos por Thompson (1995), Cuche (1999) e Bernard (2005). Utilizam-se os conceitos de Batista (2010) para o estabelecimento de categorias de análise. Partimos da hipótese de que alguns manuais contemporâneos apresentam dificuldades em viabilizar espaços para integrar a diversidade de culturas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-06072021-155357/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-06072021-155357/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256721412587520