A autoeficácia docente perante as práticas inclusivas de aprendizagem no Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Secundino, Francisco Karyvaldo Magalhães
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0293454911574934, https://orcid.org/0000-0001-9856-6085
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9538
Resumo: A autoeficácia docente é a avaliação que o(a) professor(a) faz das suas próprias capacidades tanto para ensinar como para motivar todos os alunos nesse processo, independentemente das dificuldades que cada um deles possa apresentar. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos professores, a partir de suas crenças, sobre sua competência na implementação de práticas inclusivas no Ensino Fundamental I em escolas da rede pública na Zona Oeste de Manaus. Este estudo trata, portanto, de uma pesquisa aplicada, realizada por meio de uma escala psicométrica de cunho empírico-analítico, sendo ela de natureza quantitativa, observacional e descritiva. O estudo foi realizado com 37 professores de escolas públicas municipais localizadas no município de Manaus, estado do Amazonas. As escolas encontram-se na Zona Oeste da cidade e ofertam o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Participaram da análise da escala os professores regentes das salas do Ensino Fundamental I dos turnos matutinos e vespertinos. Com o intuito de investigar a relação entre a autoeficácia e a aplicação de metodologias inclusivas com crianças do Ensino Fundamental I, os professores foram convidados a responder uma Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusiva (EEDPI), que é uma versão traduzida e adaptada do inglês Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) para a realidade brasileira, servindo de instrumento avaliativo da referida pesquisa. Apresentamos, no primeiro capítulo, um breve apanhado do desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil; das práticas inclusivas e dificuldades enfrentadas pelos docentes, no segundo capítulo, e da autoeficácia dos docentes e das dificuldades psicoemocionais diante da prática da educação inclusiva; no terceiro, são apresentados os procedimentos metodológicos; e, por fim, no quarto capítulo, temos os resultados e discussões dos dados obtidos para validar a aplicação da EEDPI no contexto amazônico, destacando se, de fato, essa prática está sendo producente, quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes durante a sua aplicabilidade e quais são as implicações psicoemocionais Ano corpo docente da rede pública de ensino do Amazonas.
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O estudo foi realizado com 37 professores de escolas públicas municipais localizadas no município de Manaus, estado do Amazonas. As escolas encontram-se na Zona Oeste da cidade e ofertam o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Participaram da análise da escala os professores regentes das salas do Ensino Fundamental I dos turnos matutinos e vespertinos. Com o intuito de investigar a relação entre a autoeficácia e a aplicação de metodologias inclusivas com crianças do Ensino Fundamental I, os professores foram convidados a responder uma Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusiva (EEDPI), que é uma versão traduzida e adaptada do inglês Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) para a realidade brasileira, servindo de instrumento avaliativo da referida pesquisa. Apresentamos, no primeiro capítulo, um breve apanhado do desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil; das práticas inclusivas e dificuldades enfrentadas pelos docentes, no segundo capítulo, e da autoeficácia dos docentes e das dificuldades psicoemocionais diante da prática da educação inclusiva; no terceiro, são apresentados os procedimentos metodológicos; e, por fim, no quarto capítulo, temos os resultados e discussões dos dados obtidos para validar a aplicação da EEDPI no contexto amazônico, destacando se, de fato, essa prática está sendo producente, quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes durante a sua aplicabilidade e quais são as implicações psicoemocionais Ano corpo docente da rede pública de ensino do Amazonas.Teaching self-efficacy is the teacher's assessment of his/her own abilities both to teach and to motivate all students in this process, regardless of the difficulties that each one of them may have. Therefore, the objective of this research is to analyze the perception of teachers, based on their beliefs, about their competence in implementing inclusive practices in Elementary School I in public schools in the West Zone of Manaus. This study is, therefore, applied research, carried out using a psychometric scale of an empirical-analytical nature, which is quantitative, observational and descriptive. The study was carried out with 37 teachers from municipal public schools located in the city of Manaus, state of Amazonas. The schools are located in the West Zone of the city and offer Elementary School I, from the 1st to the 5th year. The principal teachers of Elementary School I classrooms of the morning and afternoon shifts participated in the analysis of the scale. In order to investigate the relationship between self-efficacy and the application of inclusive methodologies with children in Elementary School I, teachers were invited to answer a Teaching Effectiveness Scale for Inclusive Practices (EEDPI), which is a translated and adapted version from English Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) for the Brazilian reality, serving as an evaluative tool for the aforementioned research. In the first chapter, we present a brief overview of the development of inclusive education in Brazil; the inclusive practices and difficulties faced by teachers, in the second chapter, and the self-efficacy of teachers and the psycho-emotional difficulties faced with the practice of inclusive education; in the third, the methodological procedures are presented; and, finally, in the fourth chapter, we have the results and discussions of the data obtained to validate the application of the EEDPI in the Amazonian context, highlighting whether, in fact, this practice is being productive, what are the difficulties faced by teachers during its applicability and what are the psycho-emotional implications in the teaching staff of the public teaching network in Amazonas.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSantos, João Otacílio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Martin, Bárbara Amaralhttp://lattes.cnpq.br/2509415362736762Fernandes, Wânia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8182491076826479Secundino, Francisco Karyvaldo Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/0293454911574934https://orcid.org/0000-0001-9856-60852023-08-03T19:13:48Z2023-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSECUNDINO, Francisco Karyvaldo Magalhães. A autoeficácia docente perante as práticas inclusivas de aprendizagem no Ensino Fundamental I. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9538porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-04T05:03:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-08-04T05:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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