Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3251 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a prática pedagógica das professoras que atuavam com crianças no processo de leitura e de escrita, bem como detectar quais conceitos fundamentavam essa prática. Participaram desta pesquisa duas escolas e quatro professoras da Rede Municipal de Ensino. A análise dos dados permitiu-nos constatar a predominância de uma metodologia baseada na repetição, reprodução e memorização. Portanto, o modo como às professoras compreendiam o processo de ensino-aprendizagem, fazia as encarar os alunos como sujeitos passivos, não os reconhecendo como sujeitos ativos e produtores de conhecimento. Nesse sentido, as professoras resumiam o processo de alfabetização à codificação e à decodificação, desconhecendo os demais aspectos sociais que envolvem o propósito da alfabetização, bem como o desenvolvimento da criticidade, da interpretação e da capacidade de produzir textos orais e escritos de acordo com o contexto proposto. Permitiu-nos constatar, ainda, não somente a precariedade da formação inicial dos professores envolvidos na pesquisa, revelando que a fundamentação teórica obtida nos cursos de Magistério e de Pedagogia não deu sustentação adequada para atuarem profissionalmente, mas também que as questões metodológicas da alfabetização têm sido relegadas a segundo plano nos cursos de formação inicial e continuada, com prejuízo para alunos e professores. Desta forma, as professoras apontavam para a importância da interação entre as outras professoras e supervisora, acreditando na construção coletiva do conhecimento. |
id |
UFAM_bd9554fe36e14f6a873ed35119be9bb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3251 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveisPrática pedagógicaLeituraEscritaFormaçãoPedagogic practicalReadingIt notarizesFormationCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEsta pesquisa teve como objetivo investigar a prática pedagógica das professoras que atuavam com crianças no processo de leitura e de escrita, bem como detectar quais conceitos fundamentavam essa prática. Participaram desta pesquisa duas escolas e quatro professoras da Rede Municipal de Ensino. A análise dos dados permitiu-nos constatar a predominância de uma metodologia baseada na repetição, reprodução e memorização. Portanto, o modo como às professoras compreendiam o processo de ensino-aprendizagem, fazia as encarar os alunos como sujeitos passivos, não os reconhecendo como sujeitos ativos e produtores de conhecimento. Nesse sentido, as professoras resumiam o processo de alfabetização à codificação e à decodificação, desconhecendo os demais aspectos sociais que envolvem o propósito da alfabetização, bem como o desenvolvimento da criticidade, da interpretação e da capacidade de produzir textos orais e escritos de acordo com o contexto proposto. Permitiu-nos constatar, ainda, não somente a precariedade da formação inicial dos professores envolvidos na pesquisa, revelando que a fundamentação teórica obtida nos cursos de Magistério e de Pedagogia não deu sustentação adequada para atuarem profissionalmente, mas também que as questões metodológicas da alfabetização têm sido relegadas a segundo plano nos cursos de formação inicial e continuada, com prejuízo para alunos e professores. Desta forma, as professoras apontavam para a importância da interação entre as outras professoras e supervisora, acreditando na construção coletiva do conhecimento.This investigation had as objective to investigate pedagogic practical of the professors that acted with the children in the writing and the process of the reading, as well as the detection of what concepts they based this practical. They had participated of this investigation two schools and four professors of the municipal net of the education. The analysis of the data allow-in evidencing the prevalence to them of a methodology based on the repetition, reproduction and memorization. Therefore, the way like the professors understood the process teach-that learned, he made to make them front the pupils like passive citizens, not recognizing them as active and not producing citizens of the knowledge. In this address, the professors summarized the process from the literacy to the code and to decipher, being unconscious of the too much social aspects that they imply the intention of the literacy, as well as the development of the criticidade, of the interpretation and of the capacity to produce the texts and the agreement writings with verbal the considered context. Allow-in evidencing them, nevertheless, not only the precariousness of the initial formation of the professors implied in the investigation, disclosing that the theoretical ordinance gotten in the courses of the teaching and of Pedagogy he had not given the adjusted sustentation to act professionally but also that the questions of the methodological ones of the literacy have been relegated as the plain in the courses of the initial and of the continuous formation, with the damage for the pupils and the professors. In such a way, the professors pointed out with regard to the importance of the interaction among them and the other professors and supervisor, belief of the collective construction of the knowledge.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoLima, Antonia Silva deColares, Maria das Graças Barroso2015-04-22T21:56:24Z2015-04-082006-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOLARES, Maria das Graças Barroso. Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:41:16Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:41:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis |
title |
Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis |
spellingShingle |
Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis Colares, Maria das Graças Barroso Prática pedagógica Leitura Escrita Formação Pedagogic practical Reading It notarizes Formation CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis |
title_full |
Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis |
title_fullStr |
Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis |
title_full_unstemmed |
Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis |
title_sort |
Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis |
author |
Colares, Maria das Graças Barroso |
author_facet |
Colares, Maria das Graças Barroso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Antonia Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colares, Maria das Graças Barroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Leitura Escrita Formação Pedagogic practical Reading It notarizes Formation CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Prática pedagógica Leitura Escrita Formação Pedagogic practical Reading It notarizes Formation CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a prática pedagógica das professoras que atuavam com crianças no processo de leitura e de escrita, bem como detectar quais conceitos fundamentavam essa prática. Participaram desta pesquisa duas escolas e quatro professoras da Rede Municipal de Ensino. A análise dos dados permitiu-nos constatar a predominância de uma metodologia baseada na repetição, reprodução e memorização. Portanto, o modo como às professoras compreendiam o processo de ensino-aprendizagem, fazia as encarar os alunos como sujeitos passivos, não os reconhecendo como sujeitos ativos e produtores de conhecimento. Nesse sentido, as professoras resumiam o processo de alfabetização à codificação e à decodificação, desconhecendo os demais aspectos sociais que envolvem o propósito da alfabetização, bem como o desenvolvimento da criticidade, da interpretação e da capacidade de produzir textos orais e escritos de acordo com o contexto proposto. Permitiu-nos constatar, ainda, não somente a precariedade da formação inicial dos professores envolvidos na pesquisa, revelando que a fundamentação teórica obtida nos cursos de Magistério e de Pedagogia não deu sustentação adequada para atuarem profissionalmente, mas também que as questões metodológicas da alfabetização têm sido relegadas a segundo plano nos cursos de formação inicial e continuada, com prejuízo para alunos e professores. Desta forma, as professoras apontavam para a importância da interação entre as outras professoras e supervisora, acreditando na construção coletiva do conhecimento. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-20 2015-04-22T21:56:24Z 2015-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COLARES, Maria das Graças Barroso. Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3251 |
identifier_str_mv |
COLARES, Maria das Graças Barroso. Alfabetização infantil um processo em construção: da reflexão necessária às práticas possíveis. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732006315032576 |