Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37725 |
Resumo: | Este trabalho é constituído de uma reflexão teórico prática sobre às ações dentro e fora de nossa sala de aula, tendo como objetivo destacar sua importância para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do educando, no primeiro ano do ensino fundamental. De acordo com os autores trabalhados, como Fernando Becker (2000), Tânia Fortuna (2000), Thais Gurgel (2009), podemos considerar a ação sobre o objeto de conhecimento, como um dos pilares da alfabetização, pois ela gera desequilíbrios e conseguintes mudanças nas hipóteses da criança. É através da ação que aprendemos uns com os outros e que se constroem novos conhecimentos. Destaca-se também, a ação inteligente de planejamento do docente, que propicia a reflexão do aluno auxiliando assim no desenvolvimento de seu pensamento e no seu posicionamento crítico. Para realização deste trabalho foram efetuadas pesquisas bibliográficas e a análise do material sobre alfabetização colhido no período do estágio acadêmico em uma turma de primeiro ano com vinte e quatro alunos. A partir da relação entre os dados e a teoria pode-se concluir que a ação dos professores e a ação dos alunos são responsáveis pelo aprendizado e sucesso na alfabetização contribuindo também para a autonomia do educando, na sua socialização e principalmente para seu desenvolvimento cognitivo. |
id |
UFRGS-2_849af75d3a6d7f2ee1e3dc43a4167f7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37725 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Gleiceméri dos SantosPereira, Nilton Mullet2012-03-22T01:20:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/37725000821762Este trabalho é constituído de uma reflexão teórico prática sobre às ações dentro e fora de nossa sala de aula, tendo como objetivo destacar sua importância para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do educando, no primeiro ano do ensino fundamental. De acordo com os autores trabalhados, como Fernando Becker (2000), Tânia Fortuna (2000), Thais Gurgel (2009), podemos considerar a ação sobre o objeto de conhecimento, como um dos pilares da alfabetização, pois ela gera desequilíbrios e conseguintes mudanças nas hipóteses da criança. É através da ação que aprendemos uns com os outros e que se constroem novos conhecimentos. Destaca-se também, a ação inteligente de planejamento do docente, que propicia a reflexão do aluno auxiliando assim no desenvolvimento de seu pensamento e no seu posicionamento crítico. Para realização deste trabalho foram efetuadas pesquisas bibliográficas e a análise do material sobre alfabetização colhido no período do estágio acadêmico em uma turma de primeiro ano com vinte e quatro alunos. A partir da relação entre os dados e a teoria pode-se concluir que a ação dos professores e a ação dos alunos são responsáveis pelo aprendizado e sucesso na alfabetização contribuindo também para a autonomia do educando, na sua socialização e principalmente para seu desenvolvimento cognitivo.application/pdfporPrática pedagógicaLeituraEscritaAção e alfabetização : uma proposta para o ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821762.pdf.txt000821762.pdf.txtExtracted Texttext/plain35640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/2/000821762.pdf.txtc0da3350a7b008a76b5261161c7405d4MD52ORIGINAL000821762.pdf000821762.pdfTexto completoapplication/pdf160853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/1/000821762.pdf4e75c83c3df5aba1be4b7408cb9ed5dfMD51THUMBNAIL000821762.pdf.jpg000821762.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/3/000821762.pdf.jpg6fa4c69d6b7ec33ec696798ceb34a46eMD5310183/377252018-10-10 08:00:58.078oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37725Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino |
title |
Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino |
spellingShingle |
Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino Pereira, Gleiceméri dos Santos Prática pedagógica Leitura Escrita |
title_short |
Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino |
title_full |
Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino |
title_fullStr |
Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino |
title_full_unstemmed |
Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino |
title_sort |
Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino |
author |
Pereira, Gleiceméri dos Santos |
author_facet |
Pereira, Gleiceméri dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Gleiceméri dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
contributor_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Leitura Escrita |
topic |
Prática pedagógica Leitura Escrita |
description |
Este trabalho é constituído de uma reflexão teórico prática sobre às ações dentro e fora de nossa sala de aula, tendo como objetivo destacar sua importância para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do educando, no primeiro ano do ensino fundamental. De acordo com os autores trabalhados, como Fernando Becker (2000), Tânia Fortuna (2000), Thais Gurgel (2009), podemos considerar a ação sobre o objeto de conhecimento, como um dos pilares da alfabetização, pois ela gera desequilíbrios e conseguintes mudanças nas hipóteses da criança. É através da ação que aprendemos uns com os outros e que se constroem novos conhecimentos. Destaca-se também, a ação inteligente de planejamento do docente, que propicia a reflexão do aluno auxiliando assim no desenvolvimento de seu pensamento e no seu posicionamento crítico. Para realização deste trabalho foram efetuadas pesquisas bibliográficas e a análise do material sobre alfabetização colhido no período do estágio acadêmico em uma turma de primeiro ano com vinte e quatro alunos. A partir da relação entre os dados e a teoria pode-se concluir que a ação dos professores e a ação dos alunos são responsáveis pelo aprendizado e sucesso na alfabetização contribuindo também para a autonomia do educando, na sua socialização e principalmente para seu desenvolvimento cognitivo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-22T01:20:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37725 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000821762 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37725 |
identifier_str_mv |
000821762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/2/000821762.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/1/000821762.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/3/000821762.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0da3350a7b008a76b5261161c7405d4 4e75c83c3df5aba1be4b7408cb9ed5df 6fa4c69d6b7ec33ec696798ceb34a46e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447074924134400 |