Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gleiceméri dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37725
Resumo: Este trabalho é constituído de uma reflexão teórico prática sobre às ações dentro e fora de nossa sala de aula, tendo como objetivo destacar sua importância para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do educando, no primeiro ano do ensino fundamental. De acordo com os autores trabalhados, como Fernando Becker (2000), Tânia Fortuna (2000), Thais Gurgel (2009), podemos considerar a ação sobre o objeto de conhecimento, como um dos pilares da alfabetização, pois ela gera desequilíbrios e conseguintes mudanças nas hipóteses da criança. É através da ação que aprendemos uns com os outros e que se constroem novos conhecimentos. Destaca-se também, a ação inteligente de planejamento do docente, que propicia a reflexão do aluno auxiliando assim no desenvolvimento de seu pensamento e no seu posicionamento crítico. Para realização deste trabalho foram efetuadas pesquisas bibliográficas e a análise do material sobre alfabetização colhido no período do estágio acadêmico em uma turma de primeiro ano com vinte e quatro alunos. A partir da relação entre os dados e a teoria pode-se concluir que a ação dos professores e a ação dos alunos são responsáveis pelo aprendizado e sucesso na alfabetização contribuindo também para a autonomia do educando, na sua socialização e principalmente para seu desenvolvimento cognitivo.
id UFRGS-2_849af75d3a6d7f2ee1e3dc43a4167f7a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37725
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Gleiceméri dos SantosPereira, Nilton Mullet2012-03-22T01:20:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/37725000821762Este trabalho é constituído de uma reflexão teórico prática sobre às ações dentro e fora de nossa sala de aula, tendo como objetivo destacar sua importância para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do educando, no primeiro ano do ensino fundamental. De acordo com os autores trabalhados, como Fernando Becker (2000), Tânia Fortuna (2000), Thais Gurgel (2009), podemos considerar a ação sobre o objeto de conhecimento, como um dos pilares da alfabetização, pois ela gera desequilíbrios e conseguintes mudanças nas hipóteses da criança. É através da ação que aprendemos uns com os outros e que se constroem novos conhecimentos. Destaca-se também, a ação inteligente de planejamento do docente, que propicia a reflexão do aluno auxiliando assim no desenvolvimento de seu pensamento e no seu posicionamento crítico. Para realização deste trabalho foram efetuadas pesquisas bibliográficas e a análise do material sobre alfabetização colhido no período do estágio acadêmico em uma turma de primeiro ano com vinte e quatro alunos. A partir da relação entre os dados e a teoria pode-se concluir que a ação dos professores e a ação dos alunos são responsáveis pelo aprendizado e sucesso na alfabetização contribuindo também para a autonomia do educando, na sua socialização e principalmente para seu desenvolvimento cognitivo.application/pdfporPrática pedagógicaLeituraEscritaAção e alfabetização : uma proposta para o ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821762.pdf.txt000821762.pdf.txtExtracted Texttext/plain35640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/2/000821762.pdf.txtc0da3350a7b008a76b5261161c7405d4MD52ORIGINAL000821762.pdf000821762.pdfTexto completoapplication/pdf160853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/1/000821762.pdf4e75c83c3df5aba1be4b7408cb9ed5dfMD51THUMBNAIL000821762.pdf.jpg000821762.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/3/000821762.pdf.jpg6fa4c69d6b7ec33ec696798ceb34a46eMD5310183/377252018-10-10 08:00:58.078oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37725Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino
title Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino
spellingShingle Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino
Pereira, Gleiceméri dos Santos
Prática pedagógica
Leitura
Escrita
title_short Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino
title_full Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino
title_fullStr Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino
title_full_unstemmed Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino
title_sort Ação e alfabetização : uma proposta para o ensino
author Pereira, Gleiceméri dos Santos
author_facet Pereira, Gleiceméri dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gleiceméri dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Leitura
Escrita
topic Prática pedagógica
Leitura
Escrita
description Este trabalho é constituído de uma reflexão teórico prática sobre às ações dentro e fora de nossa sala de aula, tendo como objetivo destacar sua importância para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do educando, no primeiro ano do ensino fundamental. De acordo com os autores trabalhados, como Fernando Becker (2000), Tânia Fortuna (2000), Thais Gurgel (2009), podemos considerar a ação sobre o objeto de conhecimento, como um dos pilares da alfabetização, pois ela gera desequilíbrios e conseguintes mudanças nas hipóteses da criança. É através da ação que aprendemos uns com os outros e que se constroem novos conhecimentos. Destaca-se também, a ação inteligente de planejamento do docente, que propicia a reflexão do aluno auxiliando assim no desenvolvimento de seu pensamento e no seu posicionamento crítico. Para realização deste trabalho foram efetuadas pesquisas bibliográficas e a análise do material sobre alfabetização colhido no período do estágio acadêmico em uma turma de primeiro ano com vinte e quatro alunos. A partir da relação entre os dados e a teoria pode-se concluir que a ação dos professores e a ação dos alunos são responsáveis pelo aprendizado e sucesso na alfabetização contribuindo também para a autonomia do educando, na sua socialização e principalmente para seu desenvolvimento cognitivo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-22T01:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37725
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821762
url http://hdl.handle.net/10183/37725
identifier_str_mv 000821762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/2/000821762.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/1/000821762.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37725/3/000821762.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c0da3350a7b008a76b5261161c7405d4
4e75c83c3df5aba1be4b7408cb9ed5df
6fa4c69d6b7ec33ec696798ceb34a46e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447074924134400