Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Nádia Patrícia Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3051
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_98948e2d23cca6c724f6e36dde4ed4ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básicodiferenciação pedagógicaleituraavaliaçãopedagogic differentiationreadingevaluationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoSabe-se que ensinar a ler depende do nível de desenvolvimento de cada um dos alunos e, principalmente, da adaptação que o professor faz das tarefas de acordo com esse nível de desenvolvimento. Ao longo deste relatório pretende-se dar a conhecer o modo de atuação em caso de existirem alunos “acima da média” relativamente à restante turma e como se diferenciam as atividades a desenvolver com os mesmos. A fim de compreender essa adequação recorri à leitura de diferentes trabalhos de diferentes autores e concluí que, apesar de haver alunos que já sabem ler aquando da sua entrada no 1.º CEB, há alguns processos subjacentes à aprendizagem da leitura que podem ainda não estar consolidados. Para tanto, cabe ao professor proceder a uma avaliação diagnóstica de modo a compreender quais são esses processos para, assim, poder ajudar os alunos a desenvolvê-los e a sentirem-se integrados na turma. Ao adequar as tarefas aos diferentes alunos presentes numa dada turma, o professor, permite que estes não se desinteressem pelas atividades realizadas e se mantenham atentos, impedindo-os de se sentirem “diferentes” dos demais. Concluindo assim que o professor tem um papel primordial no processo de ensino e aprendizagem e que o aluno deve ser sempre visto como agente principal nesse processo.We know that teaching how to read depends on the development level of each and every student and, mostly, it depends on the task’s adjustment done according to that same level of development. During this report, we intend to show what we have about the actuation method, in case of exist students “above average” in relation to the rest of the class and how the activities to be carried out with them differ. In order to understand this adequacy, I've read different works by different authors and concluded that, although there are students who already know how to read when they enter the Elementary School, there are some processes underlying the learning of reading that may not be consolidated. Therefore, it is up to the teacher to carry out a diagnostic evaluation in order to understand what these processes are, so that he can help students to develop them and feel integrated into the class. The teacher, by adjusting the tasks to the different students present in a certain class, allows them not to be disinterested in the activities performed and to remain attentive, preventing them from feeling “different” from the others. Concluding, this way, that the teacher has a primordial role in the educating and learning process and that the student should always be seen as the main agent in this process.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFrazão, Nádia Patrícia Carvalho2020-09-21T11:31:10Z2020-09-092020-09-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3051TID:202519376por202519376info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:32Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:54.150308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básico
title Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básico
Frazão, Nádia Patrícia Carvalho
diferenciação pedagógica
leitura
avaliação
pedagogic differentiation
reading
evaluation
title_short Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básico
title_full Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básico
author Frazão, Nádia Patrícia Carvalho
author_facet Frazão, Nádia Patrícia Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Frazão, Nádia Patrícia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv diferenciação pedagógica
leitura
avaliação
pedagogic differentiation
reading
evaluation
topic diferenciação pedagógica
leitura
avaliação
pedagogic differentiation
reading
evaluation
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21T11:31:10Z
2020-09-09
2020-09-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3051
TID:202519376
url http://hdl.handle.net/10400.15/3051
identifier_str_mv TID:202519376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202519376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137038389215232