Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3051 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
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Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básicodiferenciação pedagógicaleituraavaliaçãopedagogic differentiationreadingevaluationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoSabe-se que ensinar a ler depende do nível de desenvolvimento de cada um dos alunos e, principalmente, da adaptação que o professor faz das tarefas de acordo com esse nível de desenvolvimento. Ao longo deste relatório pretende-se dar a conhecer o modo de atuação em caso de existirem alunos “acima da média” relativamente à restante turma e como se diferenciam as atividades a desenvolver com os mesmos. A fim de compreender essa adequação recorri à leitura de diferentes trabalhos de diferentes autores e concluí que, apesar de haver alunos que já sabem ler aquando da sua entrada no 1.º CEB, há alguns processos subjacentes à aprendizagem da leitura que podem ainda não estar consolidados. Para tanto, cabe ao professor proceder a uma avaliação diagnóstica de modo a compreender quais são esses processos para, assim, poder ajudar os alunos a desenvolvê-los e a sentirem-se integrados na turma. Ao adequar as tarefas aos diferentes alunos presentes numa dada turma, o professor, permite que estes não se desinteressem pelas atividades realizadas e se mantenham atentos, impedindo-os de se sentirem “diferentes” dos demais. Concluindo assim que o professor tem um papel primordial no processo de ensino e aprendizagem e que o aluno deve ser sempre visto como agente principal nesse processo.We know that teaching how to read depends on the development level of each and every student and, mostly, it depends on the task’s adjustment done according to that same level of development. During this report, we intend to show what we have about the actuation method, in case of exist students “above average” in relation to the rest of the class and how the activities to be carried out with them differ. In order to understand this adequacy, I've read different works by different authors and concluded that, although there are students who already know how to read when they enter the Elementary School, there are some processes underlying the learning of reading that may not be consolidated. Therefore, it is up to the teacher to carry out a diagnostic evaluation in order to understand what these processes are, so that he can help students to develop them and feel integrated into the class. The teacher, by adjusting the tasks to the different students present in a certain class, allows them not to be disinterested in the activities performed and to remain attentive, preventing them from feeling “different” from the others. Concluding, this way, that the teacher has a primordial role in the educating and learning process and that the student should always be seen as the main agent in this process.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFrazão, Nádia Patrícia Carvalho2020-09-21T11:31:10Z2020-09-092020-09-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3051TID:202519376por202519376info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:32Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:54.150308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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