O Estágio Supervisionado em Serviço Social: desatando os nós

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Thalita Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0112349750979476
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5879
Resumo: Este estudo analisa a operacionalização do Estágio Supervisionado do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas - UFAM no período de 2010 a 2013. Investigou-se o processo de supervisão de estágio pelos professores e profissionais das instituições que realizam a supervisão, bem como a organização das atividades de estágio desenvolvidas no campo de estágio e, por último, de que forma estão sendo operacionalizadas as atribuições dos atores do estágio supervisionado, que são: o Coordenador de Estágio, os supervisores de ensino e de campo e o estagiário. Os sujeitos da pesquisa são os atores envolvidos no processo de estágio supervisionado em Serviço Social da UFAM entrevistados em um período de quatro meses na cidade de Manaus. A pesquisa assumiu a perspectiva das abordagens qualitativas sem excluir os aspectos quantitativos, utilizando roteiro de entrevista dirigido aos sujeitos da pesquisa, além dos relatórios de estágio supervisionado dos discentes da UFAM como fontes de pesquisa. O estudo constatou que o estágio, na visão dos sujeitos, continua sendo um espaço privilegiado de articulação entre formação e exercício profissional, da unidade teoria e prática. Contudo, um dos problemas destacados neste estudo é na elaboração e no cumprimento do planejamento de atividades no campo de estágio agravada pela dificuldade de operacionalizar o conteúdo teórico do curso inerente à ação profissional. Constatou-se também que dentre os desafios da supervisão é socializar a Política de Estágio do Curso de Serviço Social da UFAM, a Lei de Estágio e a Política Nacional de Estágio - PNE da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS no processo de estágio para a materialização dos parâmetros e diretrizes propostas nestes documentos. O referido desafio incide sobre a clareza dos papéis que o supervisor de ensino, de campo e o estagiário exercem e que são normatizados nos documentos. Sem a devida clareza a experiência de estágio pode vir a ser desarticulada, empobrecida de conhecimento e distante dos fins estabelecidos nas diretrizes curriculares da ABEPSS e do Projeto Pedagógico do curso de serviço Social da UFAM. Segundo este estudo, o estágio supervisionado é considerado fundamental na formação profissional e requer unidade entre a dimensão teóricoprática e dos supervisores de ensino e de campo em um trabalho de parceria e articulado, a fim de que se encontre estratégias para que o estágio cumpra sua finalidade no processo de formação.
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A pesquisa assumiu a perspectiva das abordagens qualitativas sem excluir os aspectos quantitativos, utilizando roteiro de entrevista dirigido aos sujeitos da pesquisa, além dos relatórios de estágio supervisionado dos discentes da UFAM como fontes de pesquisa. O estudo constatou que o estágio, na visão dos sujeitos, continua sendo um espaço privilegiado de articulação entre formação e exercício profissional, da unidade teoria e prática. Contudo, um dos problemas destacados neste estudo é na elaboração e no cumprimento do planejamento de atividades no campo de estágio agravada pela dificuldade de operacionalizar o conteúdo teórico do curso inerente à ação profissional. Constatou-se também que dentre os desafios da supervisão é socializar a Política de Estágio do Curso de Serviço Social da UFAM, a Lei de Estágio e a Política Nacional de Estágio - PNE da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS no processo de estágio para a materialização dos parâmetros e diretrizes propostas nestes documentos. O referido desafio incide sobre a clareza dos papéis que o supervisor de ensino, de campo e o estagiário exercem e que são normatizados nos documentos. Sem a devida clareza a experiência de estágio pode vir a ser desarticulada, empobrecida de conhecimento e distante dos fins estabelecidos nas diretrizes curriculares da ABEPSS e do Projeto Pedagógico do curso de serviço Social da UFAM. Segundo este estudo, o estágio supervisionado é considerado fundamental na formação profissional e requer unidade entre a dimensão teóricoprática e dos supervisores de ensino e de campo em um trabalho de parceria e articulado, a fim de que se encontre estratégias para que o estágio cumpra sua finalidade no processo de formação.This study examines the operation of the Supervised of Social Work course at the Federal University of Amazonas - UFAM the period 2010 to 2013 investigated the probation supervision process by teachers and professionals from institutions that carry out supervision and the organization of training activities developed in the training field and, finally, how are operationalized the duties of actors in the supervised training, which are: the Internship Coordinator, educational supervisors and field and the trainee. The research subjects are the actors involved in the training process supervised in Social Work UFAM interviewed over a period of four months in the city of Manaus. The survey took the perspective of qualitative approaches without excluding the quantitative aspects, using an interview script directed the research subjects, beyond the stage reports supervised the students UFAM as research sources. The study found that stage, in view of the subject remains a privileged space of articulation between education and professional practice, theory and practice unit. However, one of the problems highlighted in this study is in preparation and carrying out of the activities of planning the training field aggravated by the difficulty of operationalizing the theoretical course content inherent in professional action. It was also found that among the challenges of supervision is to socialize the Internship Policy of Social Work Course UFAM, Law Stage and the National Stage Policy - NEP of the Brazilian Association of Education and Research in Social Work - ABEPSS in the process stage to the materialization of the parameters and guidelines proposed in these documents. That challenge focuses on the clarity of the roles that education supervisor, field and the trainee exercise and are regulated in the documents. Without proper clarity the internship experience can become disjointed, impoverished and distant knowledge of the purposes set out in the curriculum guidelines ABEPSS and pedagogical project of the course Social UFAM service. According to this study, supervised training is considered essential in training and requires unity between the theoretical and practical dimension and teaching supervisors and field in a working partnership and coordinated in order to meet strategies for the stage meets its purpose in the training process.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Serviço SocialFernandez, Cristiane Bonfimhttp://lattes.cnpq.br/2022338716203801Dutra, Thalita Ferreira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/01123497509794762017-08-29T17:00:38Z2014-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUTRA, Thalita Ferreira da Silva. O Estágio Supervisionado em Serviço Social: desatando os nós. 2014. 144 f. 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