Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Karla Monique Cruz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4052812651792088
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9257
Resumo: Este estudo trata-se de uma investigação sobre como utilizar o GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Cálculo I, atentando-se as contribuições do emprego desse software no desenvolvimento da percepção cognitiva dos alunos, diante de uma problemática relacionada às dificuldades de aprendizagem nesta disciplina. Todavia, a realidade transcende um fator que não pode ser ignorado no universo da pesquisa, ao abordar um novo direcionamento nas aulas virtuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Posto isto, inclui-se esta perspectiva como objeto de estudo da pesquisa e como pode interferir de modo positivo ou negativo no processo de ensino-aprendizagem. Esta dissertação está estruturada conforme três momentos respectivamente: levantamento literário acerca das produções educacionais desenvolvidas em campo sobre a aplicação do Cálculo I em ambiente virtual; primeiro contato do corpo discente com o software GeoGebra para o ensino de Cálculo I em um ambiente virtual; aplicação das atividades de Modelagem com o software dentro do ambiente, de forma participativa, com intuito de transpassar aos educandos os conceitos e aplicações de aprendizagem. Este processo foi avaliado via instrumentos eletrônicos, onde aplicou-se questionários para verificar como estes fatores influenciam no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno, sendo inseridos nos diários de classe e entrevistas. O estudo buscou analisar e refletir sobre as implicações das situações impostas na disciplina de Cálculo I, tanto para a inserção de Modelagem através de um software quanto em relação ao ambiente virtual. O trabalho de pesquisa visa subsidiar essas aplicações práticas e atividades voltadas para o ensino de Derivadas, além de contribuir para o aprendizado da própria turma por meio de um caminho prazeroso ao estudar Cálculo. Ademais, verificou-se que o ambiente de aprendizagem que introduz investigações empíricas e tecnologias é promissor para a formação dos discentes, ao invés de tornar essa realidade mais distante. Por fim, os resultados confirmam que a Modelagem (GeoGebra) e ambientes virtuais podem se interligar de maneira a contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos.
id UFAM_c3728d6461588afa99171e36fe1f5a62
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9257
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadasProblem solving and digital information and communication technologies in a virtual environment: a proposal for teaching derivativesGeoGebra (Software)Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicasSoftware educacionalCálculo - Estudo e ensinoCIENCIAS EXATAS E DA TERRAGeoGebraCálculo IAprendizagemAmbiente virtualEste estudo trata-se de uma investigação sobre como utilizar o GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Cálculo I, atentando-se as contribuições do emprego desse software no desenvolvimento da percepção cognitiva dos alunos, diante de uma problemática relacionada às dificuldades de aprendizagem nesta disciplina. Todavia, a realidade transcende um fator que não pode ser ignorado no universo da pesquisa, ao abordar um novo direcionamento nas aulas virtuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Posto isto, inclui-se esta perspectiva como objeto de estudo da pesquisa e como pode interferir de modo positivo ou negativo no processo de ensino-aprendizagem. Esta dissertação está estruturada conforme três momentos respectivamente: levantamento literário acerca das produções educacionais desenvolvidas em campo sobre a aplicação do Cálculo I em ambiente virtual; primeiro contato do corpo discente com o software GeoGebra para o ensino de Cálculo I em um ambiente virtual; aplicação das atividades de Modelagem com o software dentro do ambiente, de forma participativa, com intuito de transpassar aos educandos os conceitos e aplicações de aprendizagem. Este processo foi avaliado via instrumentos eletrônicos, onde aplicou-se questionários para verificar como estes fatores influenciam no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno, sendo inseridos nos diários de classe e entrevistas. O estudo buscou analisar e refletir sobre as implicações das situações impostas na disciplina de Cálculo I, tanto para a inserção de Modelagem através de um software quanto em relação ao ambiente virtual. O trabalho de pesquisa visa subsidiar essas aplicações práticas e atividades voltadas para o ensino de Derivadas, além de contribuir para o aprendizado da própria turma por meio de um caminho prazeroso ao estudar Cálculo. Ademais, verificou-se que o ambiente de aprendizagem que introduz investigações empíricas e tecnologias é promissor para a formação dos discentes, ao invés de tornar essa realidade mais distante. Por fim, os resultados confirmam que a Modelagem (GeoGebra) e ambientes virtuais podem se interligar de maneira a contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos.This presents a study on an investigation of contributions to the use of GeoGebra work to study students' cognitive learning in a scenario with a major issue related to teaching teaching and their learning difficulties. However, reality transcends a factor that cannot be ignored in the research universe, when approaching a new direction in virtual classes using ICTs. That said, this perspective as an object of study includes research and how it can interfere in a positive way or in the teaching-learning process is negative. The division of the steps will be fragmented into three segments where preliminarily a literary study will be carried out about the productions carried out in the field and application of the virtual environment, highlighting the first contact of the student body with the GeoGebra Calculus I software in a virtual one; and apply as modeling activities with the Software within the environment in a participatory way in order to transfer to students the concepts and learning applications, respectively. The process will be evaluated electronically, where the cognitive instruments will be evaluated as important factors, this process of cognitive development will be inserted in the instruments of evaluation of the class and of the interview. The study analyzes and reflects on the implications of the software application conditions, both for the insertion of the modeling and in relation to the virtual environment. The research work with these practical applications and possibilities of use to apply the teaching of the class that will contribute to the learning of the class that will contribute to the learning of the class that can also contribute to the learning of the class as well as to learn and to discover in a path to teaching the beneficiaries themselves. In addition to verifying the learning environment and that technology is distant, it is possible that virtual environments can collaborate with reality and that virtual environments can collaborate with this reality more. Finally, the results confirm: Modeling (GeoGebra), Virtual environments can be interconnected in order to contribute to the students' learning process.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOliveira, Disney Douglas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353Nicot, Yuri ExpósitoSilva, Roberto Cristóvão MesquitaBernardino, Karla Monique Cruzhttp://lattes.cnpq.br/40528126517920882023-01-23T14:42:26Z2022-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDINO, Karla Monique Cruz. Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9257porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-03T17:33:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-03T17:33:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas
Problem solving and digital information and communication technologies in a virtual environment: a proposal for teaching derivatives
title Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas
spellingShingle Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas
Bernardino, Karla Monique Cruz
GeoGebra (Software)
Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas
Software educacional
Cálculo - Estudo e ensino
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
GeoGebra
Cálculo I
Aprendizagem
Ambiente virtual
title_short Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas
title_full Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas
title_fullStr Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas
title_full_unstemmed Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas
title_sort Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas
author Bernardino, Karla Monique Cruz
author_facet Bernardino, Karla Monique Cruz
http://lattes.cnpq.br/4052812651792088
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4052812651792088
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Disney Douglas de Lima
http://lattes.cnpq.br/0809035825922353
Nicot, Yuri Expósito
Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Karla Monique Cruz
http://lattes.cnpq.br/4052812651792088
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra (Software)
Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas
Software educacional
Cálculo - Estudo e ensino
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
GeoGebra
Cálculo I
Aprendizagem
Ambiente virtual
topic GeoGebra (Software)
Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas
Software educacional
Cálculo - Estudo e ensino
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
GeoGebra
Cálculo I
Aprendizagem
Ambiente virtual
description Este estudo trata-se de uma investigação sobre como utilizar o GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Cálculo I, atentando-se as contribuições do emprego desse software no desenvolvimento da percepção cognitiva dos alunos, diante de uma problemática relacionada às dificuldades de aprendizagem nesta disciplina. Todavia, a realidade transcende um fator que não pode ser ignorado no universo da pesquisa, ao abordar um novo direcionamento nas aulas virtuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Posto isto, inclui-se esta perspectiva como objeto de estudo da pesquisa e como pode interferir de modo positivo ou negativo no processo de ensino-aprendizagem. Esta dissertação está estruturada conforme três momentos respectivamente: levantamento literário acerca das produções educacionais desenvolvidas em campo sobre a aplicação do Cálculo I em ambiente virtual; primeiro contato do corpo discente com o software GeoGebra para o ensino de Cálculo I em um ambiente virtual; aplicação das atividades de Modelagem com o software dentro do ambiente, de forma participativa, com intuito de transpassar aos educandos os conceitos e aplicações de aprendizagem. Este processo foi avaliado via instrumentos eletrônicos, onde aplicou-se questionários para verificar como estes fatores influenciam no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno, sendo inseridos nos diários de classe e entrevistas. O estudo buscou analisar e refletir sobre as implicações das situações impostas na disciplina de Cálculo I, tanto para a inserção de Modelagem através de um software quanto em relação ao ambiente virtual. O trabalho de pesquisa visa subsidiar essas aplicações práticas e atividades voltadas para o ensino de Derivadas, além de contribuir para o aprendizado da própria turma por meio de um caminho prazeroso ao estudar Cálculo. Ademais, verificou-se que o ambiente de aprendizagem que introduz investigações empíricas e tecnologias é promissor para a formação dos discentes, ao invés de tornar essa realidade mais distante. Por fim, os resultados confirmam que a Modelagem (GeoGebra) e ambientes virtuais podem se interligar de maneira a contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
2023-01-23T14:42:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDINO, Karla Monique Cruz. Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9257
identifier_str_mv BERNARDINO, Karla Monique Cruz. Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731996014870528