Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9257 |
Resumo: | Este estudo trata-se de uma investigação sobre como utilizar o GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Cálculo I, atentando-se as contribuições do emprego desse software no desenvolvimento da percepção cognitiva dos alunos, diante de uma problemática relacionada às dificuldades de aprendizagem nesta disciplina. Todavia, a realidade transcende um fator que não pode ser ignorado no universo da pesquisa, ao abordar um novo direcionamento nas aulas virtuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Posto isto, inclui-se esta perspectiva como objeto de estudo da pesquisa e como pode interferir de modo positivo ou negativo no processo de ensino-aprendizagem. Esta dissertação está estruturada conforme três momentos respectivamente: levantamento literário acerca das produções educacionais desenvolvidas em campo sobre a aplicação do Cálculo I em ambiente virtual; primeiro contato do corpo discente com o software GeoGebra para o ensino de Cálculo I em um ambiente virtual; aplicação das atividades de Modelagem com o software dentro do ambiente, de forma participativa, com intuito de transpassar aos educandos os conceitos e aplicações de aprendizagem. Este processo foi avaliado via instrumentos eletrônicos, onde aplicou-se questionários para verificar como estes fatores influenciam no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno, sendo inseridos nos diários de classe e entrevistas. O estudo buscou analisar e refletir sobre as implicações das situações impostas na disciplina de Cálculo I, tanto para a inserção de Modelagem através de um software quanto em relação ao ambiente virtual. O trabalho de pesquisa visa subsidiar essas aplicações práticas e atividades voltadas para o ensino de Derivadas, além de contribuir para o aprendizado da própria turma por meio de um caminho prazeroso ao estudar Cálculo. Ademais, verificou-se que o ambiente de aprendizagem que introduz investigações empíricas e tecnologias é promissor para a formação dos discentes, ao invés de tornar essa realidade mais distante. Por fim, os resultados confirmam que a Modelagem (GeoGebra) e ambientes virtuais podem se interligar de maneira a contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. |
id |
UFAM_c3728d6461588afa99171e36fe1f5a62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9257 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadasProblem solving and digital information and communication technologies in a virtual environment: a proposal for teaching derivativesGeoGebra (Software)Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicasSoftware educacionalCálculo - Estudo e ensinoCIENCIAS EXATAS E DA TERRAGeoGebraCálculo IAprendizagemAmbiente virtualEste estudo trata-se de uma investigação sobre como utilizar o GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Cálculo I, atentando-se as contribuições do emprego desse software no desenvolvimento da percepção cognitiva dos alunos, diante de uma problemática relacionada às dificuldades de aprendizagem nesta disciplina. Todavia, a realidade transcende um fator que não pode ser ignorado no universo da pesquisa, ao abordar um novo direcionamento nas aulas virtuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Posto isto, inclui-se esta perspectiva como objeto de estudo da pesquisa e como pode interferir de modo positivo ou negativo no processo de ensino-aprendizagem. Esta dissertação está estruturada conforme três momentos respectivamente: levantamento literário acerca das produções educacionais desenvolvidas em campo sobre a aplicação do Cálculo I em ambiente virtual; primeiro contato do corpo discente com o software GeoGebra para o ensino de Cálculo I em um ambiente virtual; aplicação das atividades de Modelagem com o software dentro do ambiente, de forma participativa, com intuito de transpassar aos educandos os conceitos e aplicações de aprendizagem. Este processo foi avaliado via instrumentos eletrônicos, onde aplicou-se questionários para verificar como estes fatores influenciam no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno, sendo inseridos nos diários de classe e entrevistas. O estudo buscou analisar e refletir sobre as implicações das situações impostas na disciplina de Cálculo I, tanto para a inserção de Modelagem através de um software quanto em relação ao ambiente virtual. O trabalho de pesquisa visa subsidiar essas aplicações práticas e atividades voltadas para o ensino de Derivadas, além de contribuir para o aprendizado da própria turma por meio de um caminho prazeroso ao estudar Cálculo. Ademais, verificou-se que o ambiente de aprendizagem que introduz investigações empíricas e tecnologias é promissor para a formação dos discentes, ao invés de tornar essa realidade mais distante. Por fim, os resultados confirmam que a Modelagem (GeoGebra) e ambientes virtuais podem se interligar de maneira a contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos.This presents a study on an investigation of contributions to the use of GeoGebra work to study students' cognitive learning in a scenario with a major issue related to teaching teaching and their learning difficulties. However, reality transcends a factor that cannot be ignored in the research universe, when approaching a new direction in virtual classes using ICTs. That said, this perspective as an object of study includes research and how it can interfere in a positive way or in the teaching-learning process is negative. The division of the steps will be fragmented into three segments where preliminarily a literary study will be carried out about the productions carried out in the field and application of the virtual environment, highlighting the first contact of the student body with the GeoGebra Calculus I software in a virtual one; and apply as modeling activities with the Software within the environment in a participatory way in order to transfer to students the concepts and learning applications, respectively. The process will be evaluated electronically, where the cognitive instruments will be evaluated as important factors, this process of cognitive development will be inserted in the instruments of evaluation of the class and of the interview. The study analyzes and reflects on the implications of the software application conditions, both for the insertion of the modeling and in relation to the virtual environment. The research work with these practical applications and possibilities of use to apply the teaching of the class that will contribute to the learning of the class that will contribute to the learning of the class that can also contribute to the learning of the class as well as to learn and to discover in a path to teaching the beneficiaries themselves. In addition to verifying the learning environment and that technology is distant, it is possible that virtual environments can collaborate with reality and that virtual environments can collaborate with this reality more. Finally, the results confirm: Modeling (GeoGebra), Virtual environments can be interconnected in order to contribute to the students' learning process.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOliveira, Disney Douglas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353Nicot, Yuri ExpósitoSilva, Roberto Cristóvão MesquitaBernardino, Karla Monique Cruzhttp://lattes.cnpq.br/40528126517920882023-01-23T14:42:26Z2022-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDINO, Karla Monique Cruz. Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9257porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-03T17:33:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-03T17:33:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas Problem solving and digital information and communication technologies in a virtual environment: a proposal for teaching derivatives |
title |
Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas |
spellingShingle |
Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas Bernardino, Karla Monique Cruz GeoGebra (Software) Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas Software educacional Cálculo - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA GeoGebra Cálculo I Aprendizagem Ambiente virtual |
title_short |
Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas |
title_full |
Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas |
title_fullStr |
Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas |
title_sort |
Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas |
author |
Bernardino, Karla Monique Cruz |
author_facet |
Bernardino, Karla Monique Cruz http://lattes.cnpq.br/4052812651792088 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4052812651792088 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Nicot, Yuri Expósito Silva, Roberto Cristóvão Mesquita |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardino, Karla Monique Cruz http://lattes.cnpq.br/4052812651792088 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra (Software) Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas Software educacional Cálculo - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA GeoGebra Cálculo I Aprendizagem Ambiente virtual |
topic |
GeoGebra (Software) Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas Software educacional Cálculo - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA GeoGebra Cálculo I Aprendizagem Ambiente virtual |
description |
Este estudo trata-se de uma investigação sobre como utilizar o GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Cálculo I, atentando-se as contribuições do emprego desse software no desenvolvimento da percepção cognitiva dos alunos, diante de uma problemática relacionada às dificuldades de aprendizagem nesta disciplina. Todavia, a realidade transcende um fator que não pode ser ignorado no universo da pesquisa, ao abordar um novo direcionamento nas aulas virtuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Posto isto, inclui-se esta perspectiva como objeto de estudo da pesquisa e como pode interferir de modo positivo ou negativo no processo de ensino-aprendizagem. Esta dissertação está estruturada conforme três momentos respectivamente: levantamento literário acerca das produções educacionais desenvolvidas em campo sobre a aplicação do Cálculo I em ambiente virtual; primeiro contato do corpo discente com o software GeoGebra para o ensino de Cálculo I em um ambiente virtual; aplicação das atividades de Modelagem com o software dentro do ambiente, de forma participativa, com intuito de transpassar aos educandos os conceitos e aplicações de aprendizagem. Este processo foi avaliado via instrumentos eletrônicos, onde aplicou-se questionários para verificar como estes fatores influenciam no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno, sendo inseridos nos diários de classe e entrevistas. O estudo buscou analisar e refletir sobre as implicações das situações impostas na disciplina de Cálculo I, tanto para a inserção de Modelagem através de um software quanto em relação ao ambiente virtual. O trabalho de pesquisa visa subsidiar essas aplicações práticas e atividades voltadas para o ensino de Derivadas, além de contribuir para o aprendizado da própria turma por meio de um caminho prazeroso ao estudar Cálculo. Ademais, verificou-se que o ambiente de aprendizagem que introduz investigações empíricas e tecnologias é promissor para a formação dos discentes, ao invés de tornar essa realidade mais distante. Por fim, os resultados confirmam que a Modelagem (GeoGebra) e ambientes virtuais podem se interligar de maneira a contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-29 2023-01-23T14:42:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERNARDINO, Karla Monique Cruz. Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9257 |
identifier_str_mv |
BERNARDINO, Karla Monique Cruz. Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809731996014870528 |