Impacto da merenda regionalizada no desempenho escolar em alunos de duas escolas da rede municipal de Manaus/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baeza, Vanessa de Freitas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3766083492390149
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4351
Resumo: A Lei Federal n° 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos financeiros destinados à merenda escolar, devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, do empreendedor familiar rural, ou de suas organizações. O presente estudo tem como objetivo central avaliar o impacto de uma Merenda Escolar regionalizada quanto ao rendimento escolar, aceitação do cardápio e custo. O estudo foi realizado em duas escolas municipais com perfis muito semelhantes, localizadas na Zona Leste de Manaus/AM. Participaram do estudo 526 alunos, com idade entre sete e onze anos, distribuídos em dez turmas de primeira a quinta série em cada escola. Em uma escola não ocorreu intervenção no cardápio da merenda (Escola A) e na outra (Escola B), o cardápio foi regionalizado através da redução da frequência de preparações industrializadas e utilização prioritária de gêneros de produção local provenientes da agricultura familiar, empreendedor familiar rural e/ou cooperativa. Quando comparados testes de aceitação dos cardápios entre as Escolas A e B, antes das intervenções propostas neste estudo, os resultados apontados foram 0,59 e 0,58, respectivamente. Portanto, quando os cardápios eram os mesmos, não havia diferença significativa de aceitação por parte dos alunos. Entretanto, após a implementação da merenda regionalizada na Escola B, a proporção de respostas 4 (gostei) e 5 (gostei muito) no teste de aceitação, foi maior (0,92) em comparação com os testes da merenda não regionalizada. A merenda escolar regionalizada também apresentou-se melhor economicamente, com um custo 17,57% inferior ao da merenda não regionalizada. Ao comparar rendimentos escolares de alunos das Escolas A e B nos dois bimestres, verificou-se que os alunos da Escola A apresentaram melhora nas disciplinas Português e Matemática em praticamente todas as turmas, exceto Matemática na primeira série e Português na quarta série. Na Escola B, não houve melhora no 8 rendimento escolar dos alunos. Apesar dos relatos positivos quanto ao desempenho dos alunos e na aceitação da merenda regionalizada, não foi possível verificar melhora no desempenho escolar da Escola B, como ocorrido na Escola A. Acredita-se que nesse tipo de estudo, não há como associar o desempenho escolar unicamente à alimentação oferecida. Nesse contexto, é aconselhável no futuro, ampliar o tempo de observação do desempenho escolar, considerando o aumento significativo na aceitação e na redução do custo financeiro da merenda regionalizada.
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spelling Impacto da merenda regionalizada no desempenho escolar em alunos de duas escolas da rede municipal de Manaus/AMAlimentação escolarDesempenho escolarPNAERegionalizaçãoAgricultura familiarSchool feedingSchool performancePNAERegionalizationFamily agricultureCIÊNCIAS AGRÁRIAS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOSA Lei Federal n° 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos financeiros destinados à merenda escolar, devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, do empreendedor familiar rural, ou de suas organizações. O presente estudo tem como objetivo central avaliar o impacto de uma Merenda Escolar regionalizada quanto ao rendimento escolar, aceitação do cardápio e custo. O estudo foi realizado em duas escolas municipais com perfis muito semelhantes, localizadas na Zona Leste de Manaus/AM. Participaram do estudo 526 alunos, com idade entre sete e onze anos, distribuídos em dez turmas de primeira a quinta série em cada escola. Em uma escola não ocorreu intervenção no cardápio da merenda (Escola A) e na outra (Escola B), o cardápio foi regionalizado através da redução da frequência de preparações industrializadas e utilização prioritária de gêneros de produção local provenientes da agricultura familiar, empreendedor familiar rural e/ou cooperativa. Quando comparados testes de aceitação dos cardápios entre as Escolas A e B, antes das intervenções propostas neste estudo, os resultados apontados foram 0,59 e 0,58, respectivamente. Portanto, quando os cardápios eram os mesmos, não havia diferença significativa de aceitação por parte dos alunos. Entretanto, após a implementação da merenda regionalizada na Escola B, a proporção de respostas 4 (gostei) e 5 (gostei muito) no teste de aceitação, foi maior (0,92) em comparação com os testes da merenda não regionalizada. A merenda escolar regionalizada também apresentou-se melhor economicamente, com um custo 17,57% inferior ao da merenda não regionalizada. Ao comparar rendimentos escolares de alunos das Escolas A e B nos dois bimestres, verificou-se que os alunos da Escola A apresentaram melhora nas disciplinas Português e Matemática em praticamente todas as turmas, exceto Matemática na primeira série e Português na quarta série. Na Escola B, não houve melhora no 8 rendimento escolar dos alunos. Apesar dos relatos positivos quanto ao desempenho dos alunos e na aceitação da merenda regionalizada, não foi possível verificar melhora no desempenho escolar da Escola B, como ocorrido na Escola A. Acredita-se que nesse tipo de estudo, não há como associar o desempenho escolar unicamente à alimentação oferecida. Nesse contexto, é aconselhável no futuro, ampliar o tempo de observação do desempenho escolar, considerando o aumento significativo na aceitação e na redução do custo financeiro da merenda regionalizada.Brazil Federal Law N° 11.947/2009 establishes that a minimum of 30% on the total financial resources used for buying food served as school meal, must be purchased directly from family farmers and rural organizations or their family entrepreneurs. This research was mainly aimed to evaluate the impact of a regionalized school meal regarding school performance, acceptance of the menu and cost comparisons. This assay was conducted in two public county schools with similar profile, both located in the East Zone of Manaus, capital of the State of Amazonas, Brazil. Five hundred and twenty-six children were allowed by their parents to participate in this study, with ages varying from seven to eleven years old. The school level known as primary school, varied from first to fifth grade. In School A, no intervention on the conventional menu was carried. In School B, a new menu with regional food was offered in substitution to the conventional one. As the Law determines, part of industrialized food was substituted by regional products, obtained directly from family agriculture, entrepreneurs and cooperatives. There were no differences of acceptance between Schools A (0,59) and B (0,58) before this changes. However, after introducing the new regionalized menu in School B, acceptance changed from 0,58 to 0,92 as observed in answers 4 (like) and 5 (like very much) in the application. Total cost of each serving was also compared and regional menu meal was 17.57% cheaper when compared to conventional. Academic performance of students from both schools in Portuguese Language and Mathematics subjects, show that School A had improvement for Portuguese and Mathematics subjects in almost every grades except Mathematics in first grade and Portuguese Language in fourth grade. No improvement was observed in the performance of students from School B. For this, we concluded that other factors but type of meal, interfere in student performance. We believe that school performance depends of many other factors, different of meal menu. It is advisable in the future a new research to expand the time of observation in school performance, considering significant increase in acceptance and low financial cost of regionalized meals.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Ciências FarmacêuticasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências de AlimentosChaar, José Merchedhttp://lattes.cnpq.br/3244636811669964Baeza, Vanessa de Freitashttp://lattes.cnpq.br/37660834923901492015-07-10T17:36:35Z2013-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBAEZA, Vanessa de Freitas. Impacto da merenda regionalizada no desempenho escolar em alunos de duas escolas da rede municipal de Manaus/AM. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências de Alimentos) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-02T14:13:55Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-02T14:13:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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description A Lei Federal n° 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos financeiros destinados à merenda escolar, devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, do empreendedor familiar rural, ou de suas organizações. O presente estudo tem como objetivo central avaliar o impacto de uma Merenda Escolar regionalizada quanto ao rendimento escolar, aceitação do cardápio e custo. O estudo foi realizado em duas escolas municipais com perfis muito semelhantes, localizadas na Zona Leste de Manaus/AM. Participaram do estudo 526 alunos, com idade entre sete e onze anos, distribuídos em dez turmas de primeira a quinta série em cada escola. Em uma escola não ocorreu intervenção no cardápio da merenda (Escola A) e na outra (Escola B), o cardápio foi regionalizado através da redução da frequência de preparações industrializadas e utilização prioritária de gêneros de produção local provenientes da agricultura familiar, empreendedor familiar rural e/ou cooperativa. Quando comparados testes de aceitação dos cardápios entre as Escolas A e B, antes das intervenções propostas neste estudo, os resultados apontados foram 0,59 e 0,58, respectivamente. Portanto, quando os cardápios eram os mesmos, não havia diferença significativa de aceitação por parte dos alunos. Entretanto, após a implementação da merenda regionalizada na Escola B, a proporção de respostas 4 (gostei) e 5 (gostei muito) no teste de aceitação, foi maior (0,92) em comparação com os testes da merenda não regionalizada. A merenda escolar regionalizada também apresentou-se melhor economicamente, com um custo 17,57% inferior ao da merenda não regionalizada. Ao comparar rendimentos escolares de alunos das Escolas A e B nos dois bimestres, verificou-se que os alunos da Escola A apresentaram melhora nas disciplinas Português e Matemática em praticamente todas as turmas, exceto Matemática na primeira série e Português na quarta série. Na Escola B, não houve melhora no 8 rendimento escolar dos alunos. Apesar dos relatos positivos quanto ao desempenho dos alunos e na aceitação da merenda regionalizada, não foi possível verificar melhora no desempenho escolar da Escola B, como ocorrido na Escola A. Acredita-se que nesse tipo de estudo, não há como associar o desempenho escolar unicamente à alimentação oferecida. Nesse contexto, é aconselhável no futuro, ampliar o tempo de observação do desempenho escolar, considerando o aumento significativo na aceitação e na redução do custo financeiro da merenda regionalizada.
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