Kant no ensino médio: uma proposta metodológica para a leitura da “resposta a uma questão: o que é o esclarecimento?"
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7508 |
Resumo: | A pesquisa tem como temática: Kant no ensino médio: uma proposta metodológica para a leitura da “Resposta a uma questão: O que é o Esclarecimento?”, tem-se por objetivo geral examinar a dificuldade do uso do texto filosófico no ensino médio, apresentando uma proposta metodológica para a leitura do opúsculo de Immanuel Kant “Resposta a uma questão: O que é o Esclarecimento?”. A pesquisa ora realizada originou-se da análise dos pressupostos de prática docente no ensino médio ao ministrar aulas do Componente Curricular de Filosofia nas três séries consecutivas, observou-se dois fatos que trazem transtornos no ensino de Filosofia e que exigem reflexão, estratégia e esforço para serem solucionados. Dentre eles, destacam-se o paradoxo que envolve o uso do texto filosófico no ensino de filosofia: por um lado, ele é fortemente recomendado nos documentos oficiais, por outro, essa recomendação está muito longe de ser posta em prática pelos docentes em função de vários fatores. Observou-se que raramente o professor coloca o aluno em contato direto com textos filosóficos. Quando isso acontece, frequentemente trata-se de um ou outro fragmento retirado de seu contexto. A pesquisa ora desenvolvida se enraíza na necessidade de entender melhor o uso do texto Filosófico no ensino médio, examinando as razões apresentadas por aqueles que defendem e os obstáculos que o dificultam, analisando o descompasso entre a necessidade do uso pouco frequente do texto a partir de teóricos da educação e filósofos como: Severino, Porta, Cossuta, Kant, Cerletti e outros e os princípios que o norteiam o ensino, estabelecidos pelas normativas educacionais vigentes. O segundo fato está diretamente ligado ao anterior e, muitas vezes, serve de justificativa, visto que a maioria dos discentes apresenta uma grande dificuldade de leitura de textos em geral, e não apenas de textos filosóficos. Essas duas constatações justificam-se a escolha do objeto de estudo que desenvolveu-se a partir da pesquisa bibliográfica, cujo método de compreensão esta embasado no Círculo de Bakhtin, caracterizado pela intervenção verbal e seu caráter dialógico. Assim, elaborou-se dois capítulos (Parte I – Teórico Crítico e Parte II – Teórico Propositivo), a fim de desmitificar o objetivo, quais sejam, o ensino de Filosofia e o uso do texto filosófico e o guia de leitura como contribuição pedagógica, cujas estratégias didáticas estarão voltadas para a leitura de textos filosóficos, tomando por referência, o opúsculo kantiano supracitado. |
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Kant no ensino médio: uma proposta metodológica para a leitura da “resposta a uma questão: o que é o esclarecimento?"NeokantismoFilosofia (Ensino médio)CIÊNCIAS HUMANASFilosofiaKantEsclarecimentoEnsino MédioA pesquisa tem como temática: Kant no ensino médio: uma proposta metodológica para a leitura da “Resposta a uma questão: O que é o Esclarecimento?”, tem-se por objetivo geral examinar a dificuldade do uso do texto filosófico no ensino médio, apresentando uma proposta metodológica para a leitura do opúsculo de Immanuel Kant “Resposta a uma questão: O que é o Esclarecimento?”. A pesquisa ora realizada originou-se da análise dos pressupostos de prática docente no ensino médio ao ministrar aulas do Componente Curricular de Filosofia nas três séries consecutivas, observou-se dois fatos que trazem transtornos no ensino de Filosofia e que exigem reflexão, estratégia e esforço para serem solucionados. Dentre eles, destacam-se o paradoxo que envolve o uso do texto filosófico no ensino de filosofia: por um lado, ele é fortemente recomendado nos documentos oficiais, por outro, essa recomendação está muito longe de ser posta em prática pelos docentes em função de vários fatores. Observou-se que raramente o professor coloca o aluno em contato direto com textos filosóficos. Quando isso acontece, frequentemente trata-se de um ou outro fragmento retirado de seu contexto. A pesquisa ora desenvolvida se enraíza na necessidade de entender melhor o uso do texto Filosófico no ensino médio, examinando as razões apresentadas por aqueles que defendem e os obstáculos que o dificultam, analisando o descompasso entre a necessidade do uso pouco frequente do texto a partir de teóricos da educação e filósofos como: Severino, Porta, Cossuta, Kant, Cerletti e outros e os princípios que o norteiam o ensino, estabelecidos pelas normativas educacionais vigentes. O segundo fato está diretamente ligado ao anterior e, muitas vezes, serve de justificativa, visto que a maioria dos discentes apresenta uma grande dificuldade de leitura de textos em geral, e não apenas de textos filosóficos. Essas duas constatações justificam-se a escolha do objeto de estudo que desenvolveu-se a partir da pesquisa bibliográfica, cujo método de compreensão esta embasado no Círculo de Bakhtin, caracterizado pela intervenção verbal e seu caráter dialógico. Assim, elaborou-se dois capítulos (Parte I – Teórico Crítico e Parte II – Teórico Propositivo), a fim de desmitificar o objetivo, quais sejam, o ensino de Filosofia e o uso do texto filosófico e o guia de leitura como contribuição pedagógica, cujas estratégias didáticas estarão voltadas para a leitura de textos filosóficos, tomando por referência, o opúsculo kantiano supracitado.The research has as its theme: Kant in High School: a methodological proposal for reading the “Answer to a Question: What is Clarification?”, Has as its general objective to examine the difficulty of using the philosophical text in High School, presenting a methodological proposal for reading Immanuel Kant's pamphlet “Answer to a Question: What is Enlightenment?”. This research originated from the analysis of the presuppositions of teaching practice in high school when teaching classes of the Curricular Component of Philosophy in the three consecutive grades. There were two facts that bring disorders in the teaching of philosophy and that require reflection, strategy and effort. to be solved. Among them, we highlight the paradox that involves the use of the philosophical text in the teaching of philosophy: on the one hand, it is strongly recommended in official documents, on the other, this recommendation is far from being put into practice by teachers because of several factors. It was observed that the teacher rarely puts the student in direct contact with philosophical texts. When this happens, it is often a fragment taken from its context. The research now developed is rooted in the need to better understand the use of the Philosophical text in high school, examining the reasons given by those who defend and the obstacles that make it difficult, analyzing the mismatch between the need for infrequent use of the text from education theorists and philosophers such as: Severino, Porta, Cossuta, Kant, Cerletti and others and the principles that guide the teaching, established by the current educational norms. The second fact is directly linked to the previous one and often serves as justification, since most students have a great difficulty reading texts in general, and not just philosophical texts. These two findings justify the choice of the object of study that developed from the bibliographic research, whose method of understanding is based on the Bakhtin Circle, characterized by verbal intervention and its dialogical character. Thus, two chapters were elaborated (Part I - Critical Theorist and Part II - Propositive Theorist), in order to demystify the objective, namely, the teaching of Philosophy and the use of the philosophical text and the reading guide as a pedagogical contribution. whose didactic strategies will be focused on the reading of philosophical texts, taking as reference, the aforementioned Kantian pamphlet.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em FilosofiaCosta, Carlos Rubens de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3584975879461666Celedón, Esteban Reyeshttp://lattes.cnpq.br/1951026484779852Noronha, Nelson Matos dehttp://lattes.cnpq.br/6356531305834444Tavares, Maria Lúcia Barroshttp://lattes.cnpq.br/47143517732662972019-11-19T17:56:19Z2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, Maria Lúcia Barros. Kant no ensino médio: uma proposta metodológica para a leitura da “resposta a uma questão: o que é o esclarecimento?". 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-10T15:46:21Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-10T15:46:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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