Estética e imagem pessoal. O uso das tecnologias da informação e comunicação no curso de formação do tecnólogo na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Lourdes Benedita de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8579341973634825
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5036
Resumo: A dissertação aqui apresentada investiga a Estética e Imagem Pessoal em seus fundamentos conceituais, mediados por novos atores tecnológicos na rede de formação do Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal na modalidade a distância. A pesquisa, assim, teve como lócus um curso tecnólogo na modalidade a distância e os pressupostos históricos da Estética e Imagem Pessoal como fios guias na composição do objeto de investigação. A motivação para a escolha do tema proposto se justifica pela experiência vivenciada da pesquisadora como docente em cursos de nível básico, técnico e tecnológico. A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa de campo à luz da Teoria Ator-Rede. O trabalho está organizado em três capítulos, o Tear: os primeiros fios, que apresenta os fios de base, que fundamentaram a construção do objeto de pesquisa e seus significados; Tessitura: A Trama da Imagem e dos Significados, que consiste no entrelaçamento dos fios guias com os fios de base para a formação da trama, considerando-se nessa tessitura alguns elementos para a análise de dados, enquanto fontes que fundamentam ou refutam afirmações e declarações e A Trama dos Significados, à luz da teoria de Latour (2012), enquanto linha teórica que embasa essa pesquisa, foram alistados os atores humanos e não-humanos que forneceram dados para a construção e análise pertinentes ao objeto. Para análise de dados foi utilizado como base teórico-metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), metodologia desenvolvida por Lefevre (2005) que consiste em um conjunto de processos e procedimentos resultando em um discurso síntese, oriundos dos fragmentos de discursos individuais reunidos por similaridade de sentidos tornando-se matéria significante. Constitue como procedimento metodológico para coleta de informações, a técnica de entrevista aberta com os cursistas do curso Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal na modalidade a distância do Polo de apoio presencial/Manaus, critério eleito para o universo de amostra, além de entrevistas com tutores e coordenador do Polo, atores envolvidos na tessitura que constitue a rede investigada. Como resultado, o estudo evidenciou ausência de discussões dos fundamentos conceituais sobre a estética e imagem pessoal no curso de formação do tecnólogo na modalidade a distância, limitações de acesso aos mediadores tecnológicos e suas potencialidades pelos atores humanos do processo de ensino e aprendizagem no Polo, descaracterizando assim, a função de mediadores tecnológicos para meros intermediários, fator que compromete o desenvolvimento e a qualidade do curso ofertado.
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spelling Estética e imagem pessoal. O uso das tecnologias da informação e comunicação no curso de formação do tecnólogo na modalidade a distânciaEstéticaImagem PessoalEducação a distânciaFormação TecnológicaAestheticsPersonal ImageDistance Education TrainingCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA dissertação aqui apresentada investiga a Estética e Imagem Pessoal em seus fundamentos conceituais, mediados por novos atores tecnológicos na rede de formação do Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal na modalidade a distância. A pesquisa, assim, teve como lócus um curso tecnólogo na modalidade a distância e os pressupostos históricos da Estética e Imagem Pessoal como fios guias na composição do objeto de investigação. A motivação para a escolha do tema proposto se justifica pela experiência vivenciada da pesquisadora como docente em cursos de nível básico, técnico e tecnológico. A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa de campo à luz da Teoria Ator-Rede. O trabalho está organizado em três capítulos, o Tear: os primeiros fios, que apresenta os fios de base, que fundamentaram a construção do objeto de pesquisa e seus significados; Tessitura: A Trama da Imagem e dos Significados, que consiste no entrelaçamento dos fios guias com os fios de base para a formação da trama, considerando-se nessa tessitura alguns elementos para a análise de dados, enquanto fontes que fundamentam ou refutam afirmações e declarações e A Trama dos Significados, à luz da teoria de Latour (2012), enquanto linha teórica que embasa essa pesquisa, foram alistados os atores humanos e não-humanos que forneceram dados para a construção e análise pertinentes ao objeto. Para análise de dados foi utilizado como base teórico-metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), metodologia desenvolvida por Lefevre (2005) que consiste em um conjunto de processos e procedimentos resultando em um discurso síntese, oriundos dos fragmentos de discursos individuais reunidos por similaridade de sentidos tornando-se matéria significante. Constitue como procedimento metodológico para coleta de informações, a técnica de entrevista aberta com os cursistas do curso Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal na modalidade a distância do Polo de apoio presencial/Manaus, critério eleito para o universo de amostra, além de entrevistas com tutores e coordenador do Polo, atores envolvidos na tessitura que constitue a rede investigada. Como resultado, o estudo evidenciou ausência de discussões dos fundamentos conceituais sobre a estética e imagem pessoal no curso de formação do tecnólogo na modalidade a distância, limitações de acesso aos mediadores tecnológicos e suas potencialidades pelos atores humanos do processo de ensino e aprendizagem no Polo, descaracterizando assim, a função de mediadores tecnológicos para meros intermediários, fator que compromete o desenvolvimento e a qualidade do curso ofertado.The dissertation presented here investigates the Aesthetics and Personal Image in its conceptual foundations, mediated by new technological actors in the network formation of Technologist in Aesthetics and Personal Image in the distance. The research thus had locus as a techie course in the distance and the historical assumptions of Personal Aesthetics and Image as wire guides the research object composition. The motivation for the choice of the proposed theme is justified by the lived experience of the researcher as a teacher at a basic level courses, technical and technological. The research methodology was created from the qualitative approach. As for the methodological procedures, we opted for the field research in light of the Actor-Network Theory. The work is organized into three chapters, the loom: the first wire, which presents the basic threads that underlie the construction of the research object and their meanings; Tessitura: A Trama Image and Meaning, which is the intertwining of the wire guides to the base wire for the formation of the plot, considering that tessitura some elements for data analysis, as sources that support or refute statements and declarations and Trama of meanings in the light of Latour's theory (2012), while theoretical framework that supports this research, were enlisted human and non-human actors who provided data for the construction and analysis relevant to the object. For data analysis was used as theoretical and methodological basis of the Collective Subject Discourse (CSD) methodology developed by Lefevre (2005) consisting of a set of processes and procedures resulting in speech synthesis, derived from individual speeches fragments gathered by similarity senses becoming significant matter. Constitutes as a methodological procedure for collecting information, the open interview technique with the teacher students of Technologist course Aesthetics and Personal Image in the distance the presence support pole / Manaus, criteria chosen for the sample universe, as well as interviews with tutors and pole coordinator, actors involved in the fabric that constitutes the investigated network. As a result, the study showed no discussion of the conceptual foundations of aesthetics and personal image in the training course technologist in the distance, limited access to technological mediators and their potential for human actors in the process of teaching and learning at the pole, descaracterizando thus the function of technological mediators for mere intermediaries factor that affects the development and quality of the offered course.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Lira, Lourdes Benedita de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/85793419736348252016-06-23T18:22:32Z2015-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIRA, Lourdes Benedita de Oliveira. Estética e imagem pessoal. O uso das tecnologias da informação e comunicação no curso de formação do tecnólogo na modalidade a distância. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-06-24T05:01:49Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-06-24T05:01:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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