Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65969 |
Resumo: | Introdução: A Educação a Distância (EaD) não é algo novo; no Brasil, surgiu com os cursos por correspondência do Instituto Universal Brasileiro e do Instituto Monitor. Essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço no cenário educacional e, atualmente, esse tipo de ensino tornou-se uma realidade, à qual todos teremos que nos adaptar e integrar em nossas vidas, devido aos tempos de mudanças que vivemos. No entanto, o momento é de adaptações rápidas e eficazes. Nesse âmbito, as práticas pedagógicas podem incorporar as vantagens e as possibilidades oferecidas pelo uso das tecnologias ao cenário atual dos docentes, onde construir e disseminar o conhecimento através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem se apresentado como uma nova barreira a ser superada, principalmente no âmbito dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) em Estética e Cosmética. Objetivos: O objetivo desse trabalho é descrever a percepção dos docentes acerca de sua prática em relação ao uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem no CST em Estética e Cosmética na modalidade a distância. Métodos: Para isso foi realizado um grupo focal com 5 docentes do CST em Estética e Cosmética da Universidade Cruzeiro do Sul na modalidade a distância. Resultados: Todas as participantes entendem a importância do uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem e entendem a importância de capacitação profissional para sua utilização. Conclusão: Conclui-se que todas as participantes acreditam no potencial das TIC no processo de ensino e aprendizagem, e percebemos que a educação não se dissocia das tecnologias que, de diversas formas, apoiam o trabalho docente, tanto na EaD como em qualquer outra modalidade de ensino, no processo de ensino e de aprendizagem. |
id |
UFSP_e3a8c3e97523ac84fd350e734bed747c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65969 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distânciaPerception of teachers in relation to the use of educational technologies in the teaching and learning process in technological training in aesthetics and cosmetics - distance modalityEducaçãoAprendizagemEducação a distânciaAcesso às tecnologiasEstéticaIntrodução: A Educação a Distância (EaD) não é algo novo; no Brasil, surgiu com os cursos por correspondência do Instituto Universal Brasileiro e do Instituto Monitor. Essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço no cenário educacional e, atualmente, esse tipo de ensino tornou-se uma realidade, à qual todos teremos que nos adaptar e integrar em nossas vidas, devido aos tempos de mudanças que vivemos. No entanto, o momento é de adaptações rápidas e eficazes. Nesse âmbito, as práticas pedagógicas podem incorporar as vantagens e as possibilidades oferecidas pelo uso das tecnologias ao cenário atual dos docentes, onde construir e disseminar o conhecimento através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem se apresentado como uma nova barreira a ser superada, principalmente no âmbito dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) em Estética e Cosmética. Objetivos: O objetivo desse trabalho é descrever a percepção dos docentes acerca de sua prática em relação ao uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem no CST em Estética e Cosmética na modalidade a distância. Métodos: Para isso foi realizado um grupo focal com 5 docentes do CST em Estética e Cosmética da Universidade Cruzeiro do Sul na modalidade a distância. Resultados: Todas as participantes entendem a importância do uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem e entendem a importância de capacitação profissional para sua utilização. Conclusão: Conclui-se que todas as participantes acreditam no potencial das TIC no processo de ensino e aprendizagem, e percebemos que a educação não se dissocia das tecnologias que, de diversas formas, apoiam o trabalho docente, tanto na EaD como em qualquer outra modalidade de ensino, no processo de ensino e de aprendizagem.Universidade Federal de São PauloTarcia, Rita Maria Lino [Unifesp]http://lattes.cnpq.br/5091970329164141http://lattes.cnpq.br/1958705280472459Vieira, Karina Franco [Unifesp]2022-11-21T17:30:56Z2022-11-21T17:30:56Z2022-09-21info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion141 f.application/pdfapplication/pdfVIEIRA, K F. Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância. São Paulo, 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65969porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T02:33:55Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65969Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T02:33:55Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância Perception of teachers in relation to the use of educational technologies in the teaching and learning process in technological training in aesthetics and cosmetics - distance modality |
title |
Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância |
spellingShingle |
Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância Vieira, Karina Franco [Unifesp] Educação Aprendizagem Educação a distância Acesso às tecnologias Estética |
title_short |
Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância |
title_full |
Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância |
title_fullStr |
Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância |
title_full_unstemmed |
Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância |
title_sort |
Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância |
author |
Vieira, Karina Franco [Unifesp] |
author_facet |
Vieira, Karina Franco [Unifesp] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tarcia, Rita Maria Lino [Unifesp] http://lattes.cnpq.br/5091970329164141 http://lattes.cnpq.br/1958705280472459 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Karina Franco [Unifesp] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aprendizagem Educação a distância Acesso às tecnologias Estética |
topic |
Educação Aprendizagem Educação a distância Acesso às tecnologias Estética |
description |
Introdução: A Educação a Distância (EaD) não é algo novo; no Brasil, surgiu com os cursos por correspondência do Instituto Universal Brasileiro e do Instituto Monitor. Essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço no cenário educacional e, atualmente, esse tipo de ensino tornou-se uma realidade, à qual todos teremos que nos adaptar e integrar em nossas vidas, devido aos tempos de mudanças que vivemos. No entanto, o momento é de adaptações rápidas e eficazes. Nesse âmbito, as práticas pedagógicas podem incorporar as vantagens e as possibilidades oferecidas pelo uso das tecnologias ao cenário atual dos docentes, onde construir e disseminar o conhecimento através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem se apresentado como uma nova barreira a ser superada, principalmente no âmbito dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) em Estética e Cosmética. Objetivos: O objetivo desse trabalho é descrever a percepção dos docentes acerca de sua prática em relação ao uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem no CST em Estética e Cosmética na modalidade a distância. Métodos: Para isso foi realizado um grupo focal com 5 docentes do CST em Estética e Cosmética da Universidade Cruzeiro do Sul na modalidade a distância. Resultados: Todas as participantes entendem a importância do uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem e entendem a importância de capacitação profissional para sua utilização. Conclusão: Conclui-se que todas as participantes acreditam no potencial das TIC no processo de ensino e aprendizagem, e percebemos que a educação não se dissocia das tecnologias que, de diversas formas, apoiam o trabalho docente, tanto na EaD como em qualquer outra modalidade de ensino, no processo de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-21T17:30:56Z 2022-11-21T17:30:56Z 2022-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, K F. Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância. São Paulo, 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2022. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65969 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, K F. Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância. São Paulo, 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2022. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268336570105856 |