Uma abordagem para identificação de perfis de alunos em disciplinas apoiadas por AVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Lucas Lima Florêncio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4239182564724504, https://orcid.org/0000-0002-8154-0062
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7808
Resumo: Professores de todos os níveis enfrentam dificuldades em acompanhar adequadamente os alunos. Em especial, com o uso de AVA, e outras tecnologias similares, para gerenciar as disciplinas e organizar conteúdo e entrega de atividades, seu uso, no caso das disciplinas semipresenciais, pode gerar uma distância entre o professor e o aluno e entre os próprios alunos pelo fato da redução de encontros em sala de aula e pela grande quantidade de alunos alocados em uma única turma com apenas um professor. Na UFAM existe a disciplina de Informática Instrumental, ministrada para cerca de 18 turmas por ano para alunos que não são de computação, cujo a modalidade é semipresencial, com o objetivo de tornar o aluno autônomo em ferramentas de produtividade, como editores de texto, editores de planilhas, apresentações entre outros. A disciplina existe há mais de vinte anos e apesar dos esforços feitos pelos professores em melhorá-la, possui um índice alto de evasão, reprovação e dificuldades no acompanhamento dos alunos. Esta dissertação está situada na tentativa de mudar o quadro de alunos nesses índices, através da proposição de uma abordagem metodológica e conceitual. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso inicial com os objetivos de identificar os problemas de pesquisa, realizar um diagnóstico da disciplina e identificar o comportamento dos alunos na realização das atividades propostas. Após realizá-lo descobriu-se a necessidade de mudança da metodologia, inserida na proposição de uma abordagem para identificar os perfis de alunos por meio de suas inteligências com o objetivo de viabilizar ao professor a identificação de alunos que estão sujeitos a reprovação e desistência. A abordagem proposta, ancorada em PBL e na Teoria das Inteligências Múltiplas foi aplicada em um estudo de caso e reaplicada em outro estudo de caso para confirmar a relevância da abordagem proposta. Os resultados desta pesquisa foram a construção da abordagem para ajudar o professor em disciplinas semipresenciais, no sentindo de conhecer o aluno de acordo com as suas características comportamentais e cognitivas observadas no AVA e com isso intervir nos alunos que necessitem de apoio para melhorar na produção de novos conhecimentos ou até auxiliar aqueles que possam estar com dificuldades dentro do curso
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Na UFAM existe a disciplina de Informática Instrumental, ministrada para cerca de 18 turmas por ano para alunos que não são de computação, cujo a modalidade é semipresencial, com o objetivo de tornar o aluno autônomo em ferramentas de produtividade, como editores de texto, editores de planilhas, apresentações entre outros. A disciplina existe há mais de vinte anos e apesar dos esforços feitos pelos professores em melhorá-la, possui um índice alto de evasão, reprovação e dificuldades no acompanhamento dos alunos. Esta dissertação está situada na tentativa de mudar o quadro de alunos nesses índices, através da proposição de uma abordagem metodológica e conceitual. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso inicial com os objetivos de identificar os problemas de pesquisa, realizar um diagnóstico da disciplina e identificar o comportamento dos alunos na realização das atividades propostas. Após realizá-lo descobriu-se a necessidade de mudança da metodologia, inserida na proposição de uma abordagem para identificar os perfis de alunos por meio de suas inteligências com o objetivo de viabilizar ao professor a identificação de alunos que estão sujeitos a reprovação e desistência. A abordagem proposta, ancorada em PBL e na Teoria das Inteligências Múltiplas foi aplicada em um estudo de caso e reaplicada em outro estudo de caso para confirmar a relevância da abordagem proposta. Os resultados desta pesquisa foram a construção da abordagem para ajudar o professor em disciplinas semipresenciais, no sentindo de conhecer o aluno de acordo com as suas características comportamentais e cognitivas observadas no AVA e com isso intervir nos alunos que necessitem de apoio para melhorar na produção de novos conhecimentos ou até auxiliar aqueles que possam estar com dificuldades dentro do cursoTeachers at all levels face difficulties in adequately go along students. In particular, with the use of LMS, and other similar technologies, to manage the disciplines and organize content and delivery of activities, its use, in the case of semi-presential disciplines, can generate a distance between the teacher and the student and between the students themselves due to the reduced number of meetings in the classroom and the large number of students allocated to a single class with only one teacher. At UFAM there is the Instrumental Informatics discipline, taught for about 18 classes per year for non-computing students, whose modality is blended learning, with the objective of making the student autonomous in productivity tools, such as text editors, editors spreadsheets, presentations and more. The discipline has existed for over twenty years and despite the efforts made by teachers to improve it, it has a high rate of dropout, failure and difficulties in monitoring students. This dissertation is in an attempt to change the student body in these indexes, by proposing a methodological and conceptual approach. In this sense, an initial case study was carried out with the objectives of identifying the research problems, making a diagnosis of the discipline and identifying the students' behavior when carrying out the proposed activities. After doing so, it was discovered the need to change the methodology, inserted in the proposal of an approach to identify the profiles of students through their intelligences with the objective of enabling the teacher to identify students who are subject to failure and dropout. The proposed approach anchored in PBL and the Theory of Multiple Intelligences was applied in one case study and reapplied in another case study to confirm the relevance of the proposed approach. The results of this research were the construction of the approach to help the teacher in semi-presential disciplines, in the sense of knowing the student according to their behavioral and cognitive characteristics observed in the VLE and thereby intervening in students who need support to improve the production of new knowledge or even assist those who may be having difficulties within the course.Universidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaCastro, Thaís Helena Chaves dehttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200Magalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Siqueira, Sean Wolfgand Matsuihttp://lattes.cnpq.br/2562652838103607Viana, Lucas Lima Florênciohttp://lattes.cnpq.br/4239182564724504https://orcid.org/0000-0002-8154-00622020-06-06T16:34:23Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIANA, Lucas Lima Florêncio. Uma abordagem para identificação de perfis de alunos em disciplinas apoiadas por AVA. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-06-07T05:03:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7808Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-06-07T05:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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