Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466 |
Resumo: | A pesquisa teve por objetivo compreender como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Bem como, responder o problema de como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia, vinculado à tese de que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. De modo específico, articulou-se a memória da formação docente à construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Para tanto, foi elaborado um percurso investigativo para identificar, pelas narrativas que emergem da memória de professores, a existência de uma espiral de formação docente na Amazônia. As narrativas foram provenientes de relatos de entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e tratadas. Nesse percurso, foi possível evidenciar os sentidos, construídos pela memória, do ser professor formador de professores na Amazônia a partir da Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur, que permitiu, como conclusão, compreender que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia por meio do que se expressa no discurso docente como compromisso social, responsabilidade ética e processo de constituição identitária, que emergiram como categorias de análise em um movimento circular de prefiguração, configuração e refiguração intitulado, por Paul Ricoeur, como mímesis (representação) ou processo mimético na composição da intriga (enredo). |
id |
UFAM_cf3c78bfc60fb1bf5caf1db803107fd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9466 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na AmazôniaProfessores - Formação - AmazonasCIENCIAS HUMANASFormação de ProfessoresFormação do formadorMemória docenteNarrativa de professoresSentidos do ser professorTrainer trainingTeaching memoryTeacher narrativeSenses of being a teacherTeacher trainingA pesquisa teve por objetivo compreender como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Bem como, responder o problema de como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia, vinculado à tese de que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. De modo específico, articulou-se a memória da formação docente à construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Para tanto, foi elaborado um percurso investigativo para identificar, pelas narrativas que emergem da memória de professores, a existência de uma espiral de formação docente na Amazônia. As narrativas foram provenientes de relatos de entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e tratadas. Nesse percurso, foi possível evidenciar os sentidos, construídos pela memória, do ser professor formador de professores na Amazônia a partir da Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur, que permitiu, como conclusão, compreender que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia por meio do que se expressa no discurso docente como compromisso social, responsabilidade ética e processo de constituição identitária, que emergiram como categorias de análise em um movimento circular de prefiguração, configuração e refiguração intitulado, por Paul Ricoeur, como mímesis (representação) ou processo mimético na composição da intriga (enredo).The research aimed to understand how memory builds the meanings of being a teacher educator in the Amazon. As well as answering the problem of how memory builds the meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon, linked to the thesis that memory builds the meanings of being a teacher educator in the Amazon. Specifically, the memory of teacher training was articulated to the construction of meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon. Thus, an investigative course was developed to identify, through the narratives that emerge from the memory of teachers, the existence of a spiral of teacher training in the Amazon. The narratives came from interviews recorded in audio and later transcribed and trated. It was possible to highlight the meanings, built by memory, of being a teacher educator in the Amazon based on Paul Ricoeur's Theory of Interpretation, which allowed, as a conclusion, to understand that memory builds the meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon through what is expressed in the teaching discourse as social commitment, ethical responsibility and the process of identity constitution, that emerged as categories of analysis in a circular movement of prefiguration, configuration and refiguration entitled, by Paul Ricoeur, as mimesis (representation) or mimetic process in the composition of the story (plot).Não gostaria que fosse disponibilizado para divulgação, pois está em um processo de publicação de livro. Acesso Aberto autorizado pela autora por e-mail em 08/07/2023Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGhedin, Evandro Luizhttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679Oliver, Terezinha Valimhttp://lattes.cnpq.br/0496932429575513Gonzaga, Amarildo Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173Barros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Lapa, Barbara Castrohttps://lattes.cnpq.br/7253775685720985https://orcid.org/0000-0002-0803-74442023-07-10T14:31:32Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLAPA, Bárbara Castro. Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. 2022. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-11T05:04:04Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9466Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-11T05:04:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia |
title |
Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia |
spellingShingle |
Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia Lapa, Barbara Castro Professores - Formação - Amazonas CIENCIAS HUMANAS Formação de Professores Formação do formador Memória docente Narrativa de professores Sentidos do ser professor Trainer training Teaching memory Teacher narrative Senses of being a teacher Teacher training |
title_short |
Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia |
title_full |
Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia |
title_fullStr |
Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia |
title_full_unstemmed |
Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia |
title_sort |
Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia |
author |
Lapa, Barbara Castro |
author_facet |
Lapa, Barbara Castro https://lattes.cnpq.br/7253775685720985 https://orcid.org/0000-0002-0803-7444 |
author_role |
author |
author2 |
https://lattes.cnpq.br/7253775685720985 https://orcid.org/0000-0002-0803-7444 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ghedin, Evandro Luiz http://lattes.cnpq.br/5879015398476679 Oliver, Terezinha Valim http://lattes.cnpq.br/0496932429575513 Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Barros, João Luiz da Costa http://lattes.cnpq.br/6129130317451083 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lapa, Barbara Castro https://lattes.cnpq.br/7253775685720985 https://orcid.org/0000-0002-0803-7444 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação - Amazonas CIENCIAS HUMANAS Formação de Professores Formação do formador Memória docente Narrativa de professores Sentidos do ser professor Trainer training Teaching memory Teacher narrative Senses of being a teacher Teacher training |
topic |
Professores - Formação - Amazonas CIENCIAS HUMANAS Formação de Professores Formação do formador Memória docente Narrativa de professores Sentidos do ser professor Trainer training Teaching memory Teacher narrative Senses of being a teacher Teacher training |
description |
A pesquisa teve por objetivo compreender como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Bem como, responder o problema de como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia, vinculado à tese de que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. De modo específico, articulou-se a memória da formação docente à construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Para tanto, foi elaborado um percurso investigativo para identificar, pelas narrativas que emergem da memória de professores, a existência de uma espiral de formação docente na Amazônia. As narrativas foram provenientes de relatos de entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e tratadas. Nesse percurso, foi possível evidenciar os sentidos, construídos pela memória, do ser professor formador de professores na Amazônia a partir da Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur, que permitiu, como conclusão, compreender que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia por meio do que se expressa no discurso docente como compromisso social, responsabilidade ética e processo de constituição identitária, que emergiram como categorias de análise em um movimento circular de prefiguração, configuração e refiguração intitulado, por Paul Ricoeur, como mímesis (representação) ou processo mimético na composição da intriga (enredo). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-29 2023-07-10T14:31:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LAPA, Bárbara Castro. Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. 2022. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466 |
identifier_str_mv |
LAPA, Bárbara Castro. Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. 2022. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809731996120776704 |