Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapa, Barbara Castro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/7253775685720985, https://orcid.org/0000-0002-0803-7444
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466
Resumo: A pesquisa teve por objetivo compreender como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Bem como, responder o problema de como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia, vinculado à tese de que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. De modo específico, articulou-se a memória da formação docente à construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Para tanto, foi elaborado um percurso investigativo para identificar, pelas narrativas que emergem da memória de professores, a existência de uma espiral de formação docente na Amazônia. As narrativas foram provenientes de relatos de entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e tratadas. Nesse percurso, foi possível evidenciar os sentidos, construídos pela memória, do ser professor formador de professores na Amazônia a partir da Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur, que permitiu, como conclusão, compreender que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia por meio do que se expressa no discurso docente como compromisso social, responsabilidade ética e processo de constituição identitária, que emergiram como categorias de análise em um movimento circular de prefiguração, configuração e refiguração intitulado, por Paul Ricoeur, como mímesis (representação) ou processo mimético na composição da intriga (enredo).
id UFAM_cf3c78bfc60fb1bf5caf1db803107fd8
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9466
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na AmazôniaProfessores - Formação - AmazonasCIENCIAS HUMANASFormação de ProfessoresFormação do formadorMemória docenteNarrativa de professoresSentidos do ser professorTrainer trainingTeaching memoryTeacher narrativeSenses of being a teacherTeacher trainingA pesquisa teve por objetivo compreender como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Bem como, responder o problema de como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia, vinculado à tese de que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. De modo específico, articulou-se a memória da formação docente à construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Para tanto, foi elaborado um percurso investigativo para identificar, pelas narrativas que emergem da memória de professores, a existência de uma espiral de formação docente na Amazônia. As narrativas foram provenientes de relatos de entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e tratadas. Nesse percurso, foi possível evidenciar os sentidos, construídos pela memória, do ser professor formador de professores na Amazônia a partir da Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur, que permitiu, como conclusão, compreender que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia por meio do que se expressa no discurso docente como compromisso social, responsabilidade ética e processo de constituição identitária, que emergiram como categorias de análise em um movimento circular de prefiguração, configuração e refiguração intitulado, por Paul Ricoeur, como mímesis (representação) ou processo mimético na composição da intriga (enredo).The research aimed to understand how memory builds the meanings of being a teacher educator in the Amazon. As well as answering the problem of how memory builds the meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon, linked to the thesis that memory builds the meanings of being a teacher educator in the Amazon. Specifically, the memory of teacher training was articulated to the construction of meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon. Thus, an investigative course was developed to identify, through the narratives that emerge from the memory of teachers, the existence of a spiral of teacher training in the Amazon. The narratives came from interviews recorded in audio and later transcribed and trated. It was possible to highlight the meanings, built by memory, of being a teacher educator in the Amazon based on Paul Ricoeur's Theory of Interpretation, which allowed, as a conclusion, to understand that memory builds the meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon through what is expressed in the teaching discourse as social commitment, ethical responsibility and the process of identity constitution, that emerged as categories of analysis in a circular movement of prefiguration, configuration and refiguration entitled, by Paul Ricoeur, as mimesis (representation) or mimetic process in the composition of the story (plot).Não gostaria que fosse disponibilizado para divulgação, pois está em um processo de publicação de livro. Acesso Aberto autorizado pela autora por e-mail em 08/07/2023Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGhedin, Evandro Luizhttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679Oliver, Terezinha Valimhttp://lattes.cnpq.br/0496932429575513Gonzaga, Amarildo Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173Barros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Lapa, Barbara Castrohttps://lattes.cnpq.br/7253775685720985https://orcid.org/0000-0002-0803-74442023-07-10T14:31:32Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLAPA, Bárbara Castro. Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. 2022. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-11T05:04:04Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9466Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-11T05:04:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
title Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
spellingShingle Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
Lapa, Barbara Castro
Professores - Formação - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS
Formação de Professores
Formação do formador
Memória docente
Narrativa de professores
Sentidos do ser professor
Trainer training
Teaching memory
Teacher narrative
Senses of being a teacher
Teacher training
title_short Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
title_full Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
title_fullStr Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
title_full_unstemmed Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
title_sort Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
author Lapa, Barbara Castro
author_facet Lapa, Barbara Castro
https://lattes.cnpq.br/7253775685720985
https://orcid.org/0000-0002-0803-7444
author_role author
author2 https://lattes.cnpq.br/7253775685720985
https://orcid.org/0000-0002-0803-7444
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ghedin, Evandro Luiz
http://lattes.cnpq.br/5879015398476679
Oliver, Terezinha Valim
http://lattes.cnpq.br/0496932429575513
Gonzaga, Amarildo Menezes
http://lattes.cnpq.br/2786554010520173
Barros, João Luiz da Costa
http://lattes.cnpq.br/6129130317451083
dc.contributor.author.fl_str_mv Lapa, Barbara Castro
https://lattes.cnpq.br/7253775685720985
https://orcid.org/0000-0002-0803-7444
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS
Formação de Professores
Formação do formador
Memória docente
Narrativa de professores
Sentidos do ser professor
Trainer training
Teaching memory
Teacher narrative
Senses of being a teacher
Teacher training
topic Professores - Formação - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS
Formação de Professores
Formação do formador
Memória docente
Narrativa de professores
Sentidos do ser professor
Trainer training
Teaching memory
Teacher narrative
Senses of being a teacher
Teacher training
description A pesquisa teve por objetivo compreender como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Bem como, responder o problema de como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia, vinculado à tese de que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. De modo específico, articulou-se a memória da formação docente à construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Para tanto, foi elaborado um percurso investigativo para identificar, pelas narrativas que emergem da memória de professores, a existência de uma espiral de formação docente na Amazônia. As narrativas foram provenientes de relatos de entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e tratadas. Nesse percurso, foi possível evidenciar os sentidos, construídos pela memória, do ser professor formador de professores na Amazônia a partir da Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur, que permitiu, como conclusão, compreender que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia por meio do que se expressa no discurso docente como compromisso social, responsabilidade ética e processo de constituição identitária, que emergiram como categorias de análise em um movimento circular de prefiguração, configuração e refiguração intitulado, por Paul Ricoeur, como mímesis (representação) ou processo mimético na composição da intriga (enredo).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29
2023-07-10T14:31:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAPA, Bárbara Castro. Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. 2022. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466
identifier_str_mv LAPA, Bárbara Castro. Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. 2022. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731996120776704