Sentidos subjetivos de risco produzidos por egressos de medida socioeducativa de internação
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4473 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo compreender a produção de sentidos subjetivos atribuídos ao risco a partir das falas de jovens egressos de medidas socioeducativas de internação na cidade de Manaus. Como objetivos complementares, visou identificar os aspectos das vidas concretas dos participantes da pesquisa que são entendidos como risco; identificar os sentidos subjetivos atribuídos aos riscos pelos jovens investigados; compreender o processo de construção destes sentidos, segundo o entendimento dos participantes da pesquisa. Adotou-se o referencial teórico da psicologia sócio-histórica e como proposta metodológica, uma abordagem qualitativa tipo estudo de caso, de caráter exploratório. Fizeram parte do estudo dois jovens egressos de medida socioeducativa de internação, vinculados a um projeto de acompanhamento a este público, desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas. Para a construção das informações optou-se pela entrevista, e para o tratamento das mesmas assumiu-se a perspectiva da Grounded Theory ou Teoria Fundamentada. A partir do método adotado, foram geradas duas hipóteses, as quais apontaram predominantemente para: (1) sentidos de risco vinculados ao prejuízo da integridade física e (2) sentidos de risco vinculados à negligência das relações de cuidado. Conclui-se, portanto, que os sentidos são produzidos a partir dos contextos sociais onde cada sujeito atua, mas se singularizam nas histórias concretas de cada pessoa. Assim, risco assume uma dimensão singular, ainda que conectado com a realidade objetiva, sendo esta subjetivada por aquele que lhe atribui sentido. |
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Sentidos subjetivos de risco produzidos por egressos de medida socioeducativa de internaçãoMedida socioeducativaSentido SubjetivoCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAEste trabalho teve por objetivo compreender a produção de sentidos subjetivos atribuídos ao risco a partir das falas de jovens egressos de medidas socioeducativas de internação na cidade de Manaus. Como objetivos complementares, visou identificar os aspectos das vidas concretas dos participantes da pesquisa que são entendidos como risco; identificar os sentidos subjetivos atribuídos aos riscos pelos jovens investigados; compreender o processo de construção destes sentidos, segundo o entendimento dos participantes da pesquisa. Adotou-se o referencial teórico da psicologia sócio-histórica e como proposta metodológica, uma abordagem qualitativa tipo estudo de caso, de caráter exploratório. Fizeram parte do estudo dois jovens egressos de medida socioeducativa de internação, vinculados a um projeto de acompanhamento a este público, desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas. Para a construção das informações optou-se pela entrevista, e para o tratamento das mesmas assumiu-se a perspectiva da Grounded Theory ou Teoria Fundamentada. A partir do método adotado, foram geradas duas hipóteses, as quais apontaram predominantemente para: (1) sentidos de risco vinculados ao prejuízo da integridade física e (2) sentidos de risco vinculados à negligência das relações de cuidado. Conclui-se, portanto, que os sentidos são produzidos a partir dos contextos sociais onde cada sujeito atua, mas se singularizam nas histórias concretas de cada pessoa. Assim, risco assume uma dimensão singular, ainda que conectado com a realidade objetiva, sendo esta subjetivada por aquele que lhe atribui sentido.This study aimed the understanding of the production of subjective sense assigned to the risk from the speech of young people that have egressed from socio-educational context of imprisonment in the city of Manaus. As complementary objectives, it aimed to identify the specific aspects of the lives of the participants in this research who are perceived as risky; to identify the subjective meanings assigned to the risks for young people investigated; understand the process of construction of these senses, according to the understanding of the research participants. It was adopted a theoretical framework of socio-historical psychology and as proposal of methodology, an approach qualitative and exploratory in the case studied. The study investigated two young egress of educational approach in imprisonment, linked to a project that followed this public, developed by the Federal University of Amazonas. For the development of the information we chose to make an interview, and for the investigation of the same assumed the perspective of the Grounded Theory. From the method adopted, two hypotheses were generated, which showed predominantly for: (1) senses linked to risk of physical injury and (2) senses of risk linked to neglection of the relationships of care. We conclude, therefore, that the senses are produced from the social contexts in which each subject lives, but are singular in the experience of each person. Thus, the risk takes a singular dimension, although connected with the objective reality, which is subjectivized by the person that attributes it its meaning.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaCosta, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/9255099700096438Lima, Darlindo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/1949266361470037Ferraz, Lídia Rochedohttp://lattes.cnpq.br/3016121805381223Tavares, Enio de Souzahttp://lattes.cnpq.br/11298828240800832015-07-20T14:56:30Z2012-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, Enio de Souza. Sentidos subjetivos de risco produzidos por egressos de medida socioeducativa de internação. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-03T12:49:55Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4473Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-03T12:49:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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