O SENTIDO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA PARA JOVENS EGRESSOS DA MEDIDA DE INTERNAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28159 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar, o sentido atribuído à medida socioeducativa de internação e as implicações da institucionalização nas vidas de jovens egressos desta medida. A metodologia utilizada nesse artigo consistiu na aplicação de uma entrevista semiestruturada, tendo como Lócus da pesquisa cinco unidades dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na cidade de João Pessoa/PB, com oito jovens que cumpriram medida socioeducativa de internação na cidade. Eles tinham entre 18 e 21 anos, todos se identificaram com o gênero masculino, a maioria se autodeclarou como preto e a renda familiar da maioria chegava até um salário mínimo. Para a análise de dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo, contando com a gravação da entrevista após o consentimento dos participantes. Os resultados foram organizados em classes temáticas e categorias, resultando nas seguintes classes temáticas: motivos que levaram ao ato infracional; realidade antes da medida de internação realidade na unidade de internação; sentido da medida da internação e implicações, demonstrando a fragilidade da execução da medida por parte do Estado e promovendo sentimento de fragilidade, revolta, responsabilização por parte dos jovens. Através deste estudo, pretende-se contribuir com dados a respeito de pesquisas na área da socioeducação e de uma Psicologia em prol dos direitos humanos. |
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