Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070 |
Resumo: | A Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta forma, a proposta esta pesquisa foi a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) auxiliada pelas tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), uma sequência de ensino que possibilita o uso de diversas estratégias, verificar que conceitos de oxirredução tem a aprendizagem significativa facilitada. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, narrativas, folhas de atividades e rodas de conversa em uma Escola Pública Regular do Ensino Médio localizada na cidade de Manaus, com a participação de 17 voluntários do 2º ano e os resultados avaliados por análise de conteúdo. Nos resultados foi possível identificar evidências de aprendizagem significativa, para os conceitos de oxidação e redução, reações de oxirredução e reatividades com metais, e ainda que o uso das TIC`s, principalmente o simulador, estimularam a participação e as atividades em colaboração. |
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Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirreduçãoPotentially Significant Teaching Unit (PSTU) for Teaching Redox LearningQuímica - Estudo e ensinoCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICAEnsino de QuímicaUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)Tecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s)Aprendizagem SignificativaA Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta forma, a proposta esta pesquisa foi a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) auxiliada pelas tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), uma sequência de ensino que possibilita o uso de diversas estratégias, verificar que conceitos de oxirredução tem a aprendizagem significativa facilitada. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, narrativas, folhas de atividades e rodas de conversa em uma Escola Pública Regular do Ensino Médio localizada na cidade de Manaus, com a participação de 17 voluntários do 2º ano e os resultados avaliados por análise de conteúdo. Nos resultados foi possível identificar evidências de aprendizagem significativa, para os conceitos de oxidação e redução, reações de oxirredução e reatividades com metais, e ainda que o uso das TIC`s, principalmente o simulador, estimularam a participação e as atividades em colaboração.Chemistry has been going through several challenges related to its teaching-learning process, among the obstacles, we highlight the lack of association of scientific concepts with everyday themes and strategies aimed at memorization, which do not faciltate the assimilation of chemical contents. Thus, the purpose of this research was as of on a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) aided by Information and Communication Technologies (ICTs), a teaching sequence that allows the use of several strategies, verify which concepts of oxirreduction have the significant learning facilitated. The research was based on the qualitative approach, guided by the participant research. The data were collected through questionnaires, narratives, activities pages and conversation circles at a Regular Public High School located in the city of Manaus, with the participation of 17 volunteers from the 2nd year and the results evaluated by content analysis. In the results, it was possible to identify evidence of significant learning, for the concepts of oxidation and reduction, oxidation reactions and reactivities with metals, and even that the use of ICTs, mainly the simulator, stimulated participation and collaborative activities.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaSouza, Katiuscia dos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167Souza, Katiuscia dos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167Nicot, Yuri Expósitohttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7282200898786302Gomes, Duliane da Costahttp://lattes.cnpq.br/48898521665188612021-01-06T18:37:10Z2020-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Duliane da Costa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o Ensino Aprendizagem de Oxirredução. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-01-07T05:04:43Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-01-07T05:04:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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A Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta forma, a proposta esta pesquisa foi a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) auxiliada pelas tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), uma sequência de ensino que possibilita o uso de diversas estratégias, verificar que conceitos de oxirredução tem a aprendizagem significativa facilitada. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, narrativas, folhas de atividades e rodas de conversa em uma Escola Pública Regular do Ensino Médio localizada na cidade de Manaus, com a participação de 17 voluntários do 2º ano e os resultados avaliados por análise de conteúdo. Nos resultados foi possível identificar evidências de aprendizagem significativa, para os conceitos de oxidação e redução, reações de oxirredução e reatividades com metais, e ainda que o uso das TIC`s, principalmente o simulador, estimularam a participação e as atividades em colaboração. |
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