O ensino da hidrografia no contexto da geografia escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7608 |
Resumo: | A hidrografia consiste em um campo de estudos da Geografia Física, considerado como uma importante ferramenta para o planejamento territorial do espaço. Além desse aspecto, a hidrografia constitui um eixo temático de estudos da Geografia Escolar de caráter obrigatório, no qual o contexto hidrográfico dos rios locais pode ser um aliado do professor para despertar e estimular o olhar do discente sobre a paisagem. Esse ato de despertar o interesse sobre os assuntos geográficos, resulta ainda, em uma compreensão da importância dos rios, do planejamento territorial, das condições de esgotamento sanitário, da percepção das situações de risco e dos impactos socioambientais. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo analisar o contexto de ensino, as práticas pedagógicas, as técnicas de aprendizagem e as dificuldades enfrentadas por professores e estudante no que diz respeito ao ensino dos conteúdos pertinentes à hidrografia. A abordagem metodológica desta pesquisa foi trabalhada sob o aspecto qualitativo, sendo executada por meio da elaboração e efetivação de quatro etapas para atingir a proposta de análise do contexto de ensino do tema hidrografia. Estas etapas incluíram: levantamento bibliográfico; coleta de dados primários com aplicação de questionários e entrevistas; identificação do livro didático utilizado pelos professores de Geografia; tratamento de dados, com a transcrição das entrevistas e descrição do tema no livro para a sistematização dos resultados. Os dados indicam que durante as aulas os professores buscam trabalhar a hidrografia a partir do espaço vivido dos alunos durante as aulas, construindo a orientação com base na referência geográfica dos rios e igarapés da cidade de Manaus. Além deste aspecto, questões relacionadas às formas e às modalidades de uso dos rios como meios de transporte e circulação, também são analisados, sem contar a infinita e diversa série de informações associadas às questões ambientais. O uso de tecnologia quando possível, constituiu um dos temas referido por professores durante as entrevistas, todavia, existem dificuldades, uma vez que computadores, salas de projeção e disponibilidade de data shows se mostraram como técnicas e instrumentos que nem todas as escolas possuem acesso. O uso de diferentes espaços escolares, em trabalhos no entorno da escola e a produção de materiais junto com o corpo discente, constitui a materialização de conteúdos na qual se destacam o intenso uso de elementos visuais da paisagem e a cartografia do espaço estudado, por meio de mapas e imagens de satélite. Nesse sentido, os alunos de acordo com os professores, se mantêm motivados e conseguem assimilar mais facilmente os conceitos e temas, desenvolvendo uma percepção da importância da hidrografia no cotidiano de vida. |
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O ensino da hidrografia no contexto da geografia escolarTeaching hydrography in the context of school geographyGeografia - Estudo e ensinoHidrografiaDidáticaCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAEnsino de GeografiaHidrografiaPráticas escolaresMateriais didáticosA hidrografia consiste em um campo de estudos da Geografia Física, considerado como uma importante ferramenta para o planejamento territorial do espaço. Além desse aspecto, a hidrografia constitui um eixo temático de estudos da Geografia Escolar de caráter obrigatório, no qual o contexto hidrográfico dos rios locais pode ser um aliado do professor para despertar e estimular o olhar do discente sobre a paisagem. Esse ato de despertar o interesse sobre os assuntos geográficos, resulta ainda, em uma compreensão da importância dos rios, do planejamento territorial, das condições de esgotamento sanitário, da percepção das situações de risco e dos impactos socioambientais. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo analisar o contexto de ensino, as práticas pedagógicas, as técnicas de aprendizagem e as dificuldades enfrentadas por professores e estudante no que diz respeito ao ensino dos conteúdos pertinentes à hidrografia. A abordagem metodológica desta pesquisa foi trabalhada sob o aspecto qualitativo, sendo executada por meio da elaboração e efetivação de quatro etapas para atingir a proposta de análise do contexto de ensino do tema hidrografia. Estas etapas incluíram: levantamento bibliográfico; coleta de dados primários com aplicação de questionários e entrevistas; identificação do livro didático utilizado pelos professores de Geografia; tratamento de dados, com a transcrição das entrevistas e descrição do tema no livro para a sistematização dos resultados. Os dados indicam que durante as aulas os professores buscam trabalhar a hidrografia a partir do espaço vivido dos alunos durante as aulas, construindo a orientação com base na referência geográfica dos rios e igarapés da cidade de Manaus. Além deste aspecto, questões relacionadas às formas e às modalidades de uso dos rios como meios de transporte e circulação, também são analisados, sem contar a infinita e diversa série de informações associadas às questões ambientais. O uso de tecnologia quando possível, constituiu um dos temas referido por professores durante as entrevistas, todavia, existem dificuldades, uma vez que computadores, salas de projeção e disponibilidade de data shows se mostraram como técnicas e instrumentos que nem todas as escolas possuem acesso. O uso de diferentes espaços escolares, em trabalhos no entorno da escola e a produção de materiais junto com o corpo discente, constitui a materialização de conteúdos na qual se destacam o intenso uso de elementos visuais da paisagem e a cartografia do espaço estudado, por meio de mapas e imagens de satélite. Nesse sentido, os alunos de acordo com os professores, se mantêm motivados e conseguem assimilar mais facilmente os conceitos e temas, desenvolvendo uma percepção da importância da hidrografia no cotidiano de vida.Hydrography is a field of study of Physical Geography, considered to be an important tool for the territorial planning of space. In addition to this, hydrography is a thematic axis of studies of compulsory School Geography, in which the hydrographic context of local rivers can be an ally of the teacher to awaken and stimulate the student's gaze on the landscape. Arousing interest in geographic issues also results in an understanding of the importance of rivers, territorial planning, sanitary sewage conditions, the perception of risk situations and socio-environmental impacts. The present work aims to analyze the teaching context, the pedagogical practices, the learning techniques and the difficulties faced by teachers and students regarding the teaching of the relevant contents to the hydrography. The methodological approach of this research was worked under the qualitative aspect, being executed through the elaboration and execution of four steps to reach the proposal of analysis of the teaching context of the hydrography theme. These steps included: bibliographic survey; primary data collection with questionnaires and interviews; identification of the textbook used by the geography teachers; data treatment, with the transcription of the interviews and description of the theme in the book for the systematization of the results. The data indicated that the teachers seek to work the hydrography from the students' living space during the classes, building the orientation based on the geographical reference of the rivers and streams of the city of Manaus. In addition to this aspect, issues related to the forms and modalities of river use as means of transport and circulation are also analyzed, not to mention the infinite and diverse series of information associated with environmental issues. The use of technology when it is possible was one of the topics mentioned by teachers during the interviews, however, there are difficulties, since computers, projection rooms and availability of data shows have proven to be techniques and instruments that not all schools have access to. The use of different school spaces which stood out were the production of materials together with the students, constitutes the materialization of contents in which the intense use of landscape visual elements, maps, satellite imagery and the cartography of the studied space. According to the teachers, students feel motivated and can more easily assimilate concepts and themes, developing a perception of the importance of hydrography in daily life.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaAlbuquerque, Adorea Rebello da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/3916324527868398Fortes, Mircia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681Albuquerque, Carlossandro Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/9320960092227775Dias, Juliana Alveshttp://lattes.cnpq.br/81762514663573462020-01-14T14:39:36Z2019-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfDIAS, Juliana Alves. O ensino da hidrografia no contexto da geografia escolar. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-15T05:04:01Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-15T05:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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A hidrografia consiste em um campo de estudos da Geografia Física, considerado como uma importante ferramenta para o planejamento territorial do espaço. Além desse aspecto, a hidrografia constitui um eixo temático de estudos da Geografia Escolar de caráter obrigatório, no qual o contexto hidrográfico dos rios locais pode ser um aliado do professor para despertar e estimular o olhar do discente sobre a paisagem. Esse ato de despertar o interesse sobre os assuntos geográficos, resulta ainda, em uma compreensão da importância dos rios, do planejamento territorial, das condições de esgotamento sanitário, da percepção das situações de risco e dos impactos socioambientais. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo analisar o contexto de ensino, as práticas pedagógicas, as técnicas de aprendizagem e as dificuldades enfrentadas por professores e estudante no que diz respeito ao ensino dos conteúdos pertinentes à hidrografia. A abordagem metodológica desta pesquisa foi trabalhada sob o aspecto qualitativo, sendo executada por meio da elaboração e efetivação de quatro etapas para atingir a proposta de análise do contexto de ensino do tema hidrografia. Estas etapas incluíram: levantamento bibliográfico; coleta de dados primários com aplicação de questionários e entrevistas; identificação do livro didático utilizado pelos professores de Geografia; tratamento de dados, com a transcrição das entrevistas e descrição do tema no livro para a sistematização dos resultados. Os dados indicam que durante as aulas os professores buscam trabalhar a hidrografia a partir do espaço vivido dos alunos durante as aulas, construindo a orientação com base na referência geográfica dos rios e igarapés da cidade de Manaus. Além deste aspecto, questões relacionadas às formas e às modalidades de uso dos rios como meios de transporte e circulação, também são analisados, sem contar a infinita e diversa série de informações associadas às questões ambientais. O uso de tecnologia quando possível, constituiu um dos temas referido por professores durante as entrevistas, todavia, existem dificuldades, uma vez que computadores, salas de projeção e disponibilidade de data shows se mostraram como técnicas e instrumentos que nem todas as escolas possuem acesso. O uso de diferentes espaços escolares, em trabalhos no entorno da escola e a produção de materiais junto com o corpo discente, constitui a materialização de conteúdos na qual se destacam o intenso uso de elementos visuais da paisagem e a cartografia do espaço estudado, por meio de mapas e imagens de satélite. Nesse sentido, os alunos de acordo com os professores, se mantêm motivados e conseguem assimilar mais facilmente os conceitos e temas, desenvolvendo uma percepção da importância da hidrografia no cotidiano de vida. |
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