Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7988433522054042
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6486
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é investigar as implicações pedagógicas no processo ensino e aprendizagem da leitura e produção textual no segundo segmento da EJA, tendo como referência o uso dos gêneros textuais. Este estudo baseia-se nos pressupostos da Linguística Textual, na abordagem do letramento e nas considerações didáticas e conceituais elaboradas por Dolz & Schneuwly (2004). Além de trabalhar esses referenciais teóricos, buscou-se proceder à triangulação da abordagem conceitual com a investigação empírica, culminando com a interpretação e análise acerca do processo de leitura e produção textual em sala de aula, segundo dinâmica metodológica constituída sobre o processo pedagógico com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Esse capítulo foi dividido em dois tópicos, sendo que no primeiro, procurou-se detalhar o caminho metodológico percorrido, o qual se constituiu pelo trabalho com as sequências didáticas, tendo como objetivo de caracterizar o processo ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos na EJA. A pesquisa teve como sujeitos os estudantes do segundo segmento da EJA, da Escola Estadual Benício Leão. Através da abordagem qualitativa, buscou-se investigar como o trabalho com os gêneros textuais pode possibilitar aos estudantes dos segundo segmento da EJA, tornarem-se leitores e produtores de texto, possibilitando assim, que aprendam a utilizar a leitura e a escrita em suas práticas sociais.
id UFAM_db63225d3bcacbf2cf26b9c2b573b5ae
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6486
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e AdultosGêneros textuaisSequência didáticaEJA - Educação de Jovens e AdultosCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO objetivo geral desta pesquisa é investigar as implicações pedagógicas no processo ensino e aprendizagem da leitura e produção textual no segundo segmento da EJA, tendo como referência o uso dos gêneros textuais. Este estudo baseia-se nos pressupostos da Linguística Textual, na abordagem do letramento e nas considerações didáticas e conceituais elaboradas por Dolz & Schneuwly (2004). Além de trabalhar esses referenciais teóricos, buscou-se proceder à triangulação da abordagem conceitual com a investigação empírica, culminando com a interpretação e análise acerca do processo de leitura e produção textual em sala de aula, segundo dinâmica metodológica constituída sobre o processo pedagógico com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Esse capítulo foi dividido em dois tópicos, sendo que no primeiro, procurou-se detalhar o caminho metodológico percorrido, o qual se constituiu pelo trabalho com as sequências didáticas, tendo como objetivo de caracterizar o processo ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos na EJA. A pesquisa teve como sujeitos os estudantes do segundo segmento da EJA, da Escola Estadual Benício Leão. Através da abordagem qualitativa, buscou-se investigar como o trabalho com os gêneros textuais pode possibilitar aos estudantes dos segundo segmento da EJA, tornarem-se leitores e produtores de texto, possibilitando assim, que aprendam a utilizar a leitura e a escrita em suas práticas sociais.The main goal of this research is to investigate the pedagogical implications in the teaching-learning process of reading and text writing in the second segment of EJA (Youth and Adult Education) using the textual genres as a reference. This study is based on the assumptions of Textual Linguistics approaching the Literacy and didactic considerations as well as the concepts proposed by Dolz & Schneuwly (2004). Besides working with these theoretical references, we have proceeded to the triangulation of conceptual approach with the empiric investigation, reaching the interpretation and analysis of reading and text writing processes in the classroom, according to the methodological dynamics constituted over the pedagogical process with students of Youth and Adult Education (EJA). The dissertation is made of three parts: an methodological introduction and two chapters. In the methodological introduction we present the construction of the study object and its methodological procedures adopted in the investigation with reading and the textual genres. In the first chapter, we analyze and define the conceptual, curricular and methodological basis for the approach with textual genres and their language conceptions in the Youth and Adult Education (EJA). In the second chapter, divided into two topics, we deal with the process of categorization, analysis and triangulation of the empiric investigation. In the first topic, we searched for detailing the paths to go throughout the methodological process, which has been constituted by the work with didactical sequences, having as its main goal the characterization of the teaching-learning process of text reading and writing in EJA. In the second topic, we have dealt with the empiric data, according to the organization of categories and data interpretation as well as the conceptual discussions in order to analyze the process of interaction with EJA students with different textual genres, both in the social practice and in their school environment. The research had the students of the second segment of EJA, at the Benício Leão State School, in the city of Manaus, as its subjects. Through the qualitative analysis, we have investigated how the work on textual genres can make it possible to the students of the second segment of EJA to become readers and text writers, enabling them to appropriate of reading and writing in their social practices.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Bezerra, Rita de Cássia Eutrópio Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/79884335220540422018-06-21T18:41:28Z2999-12-312010-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBEZERRA, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça. Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6486porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-06-26T05:04:22Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-06-26T05:04:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
title Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
Bezerra, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça
Gêneros textuais
Sequência didática
EJA - Educação de Jovens e Adultos
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
title_full Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
title_sort Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
author Bezerra, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça
author_facet Bezerra, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça
http://lattes.cnpq.br/7988433522054042
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7988433522054042
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
http://lattes.cnpq.br/7868389442607257
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça
http://lattes.cnpq.br/7988433522054042
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Sequência didática
EJA - Educação de Jovens e Adultos
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Gêneros textuais
Sequência didática
EJA - Educação de Jovens e Adultos
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O objetivo geral desta pesquisa é investigar as implicações pedagógicas no processo ensino e aprendizagem da leitura e produção textual no segundo segmento da EJA, tendo como referência o uso dos gêneros textuais. Este estudo baseia-se nos pressupostos da Linguística Textual, na abordagem do letramento e nas considerações didáticas e conceituais elaboradas por Dolz & Schneuwly (2004). Além de trabalhar esses referenciais teóricos, buscou-se proceder à triangulação da abordagem conceitual com a investigação empírica, culminando com a interpretação e análise acerca do processo de leitura e produção textual em sala de aula, segundo dinâmica metodológica constituída sobre o processo pedagógico com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Esse capítulo foi dividido em dois tópicos, sendo que no primeiro, procurou-se detalhar o caminho metodológico percorrido, o qual se constituiu pelo trabalho com as sequências didáticas, tendo como objetivo de caracterizar o processo ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos na EJA. A pesquisa teve como sujeitos os estudantes do segundo segmento da EJA, da Escola Estadual Benício Leão. Através da abordagem qualitativa, buscou-se investigar como o trabalho com os gêneros textuais pode possibilitar aos estudantes dos segundo segmento da EJA, tornarem-se leitores e produtores de texto, possibilitando assim, que aprendam a utilizar a leitura e a escrita em suas práticas sociais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-20
2018-06-21T18:41:28Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça. Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6486
identifier_str_mv BEZERRA, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça. Os gêneros textuais como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732027348418560