Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Alane Batista dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3311
Resumo: O trabalho com a leitura e a escrita é na verdade, o centro das práticas educativas em nossas escolas. No entanto, temos visto muitas vezes, o trabalho docente acabar por legitimar o fracasso do aluno à medida que não consegue “alcançar” o objetivo maior que é letrar, promovendo a integração social do aprendiz ao meio em que vive. Este artigo objetiva promover ações educativas que favoreçam o desenvolvimento da competência leitora e escrita nas turmas de EJA, pautada em sequência didática, nas experiências adquiridas ao longo de anos de exercício docente nesta modalidade de ensino e nos pressupostos teóricos observados em Bazerman (2007); Kleiman (1989). Para desenvolvermos este estudo partimos do trabalho com sequência didática proposto por Dolz e Schneuwly (2004) onde os autores realizam uma releitura do interacionismo sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999) e que servirá para determinar a metodologia aqui utilizada. É importante lembrar que o domínio da leitura e da escrita torna-se requisito essencial para a aquisição de novas aprendizagens e é imprescindível para a inserção social desses sujeitos aprendizes no mundo letrado, pois se o aluno for capaz de reconhecer e produzir diferentes gêneros, ele aumentará seu nível de letramento e, consequentemente, irá dominar outros em diferentes situações comunicativas. [Recebido: 01 out. 2015 – Aceito: 19 out. 2015]
id UNEB-7_81f7129814b1e724d135f4b5fb5b4384
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3311
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticasEJAGêneros TextuaisSequência DidáticaO trabalho com a leitura e a escrita é na verdade, o centro das práticas educativas em nossas escolas. No entanto, temos visto muitas vezes, o trabalho docente acabar por legitimar o fracasso do aluno à medida que não consegue “alcançar” o objetivo maior que é letrar, promovendo a integração social do aprendiz ao meio em que vive. Este artigo objetiva promover ações educativas que favoreçam o desenvolvimento da competência leitora e escrita nas turmas de EJA, pautada em sequência didática, nas experiências adquiridas ao longo de anos de exercício docente nesta modalidade de ensino e nos pressupostos teóricos observados em Bazerman (2007); Kleiman (1989). Para desenvolvermos este estudo partimos do trabalho com sequência didática proposto por Dolz e Schneuwly (2004) onde os autores realizam uma releitura do interacionismo sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999) e que servirá para determinar a metodologia aqui utilizada. É importante lembrar que o domínio da leitura e da escrita torna-se requisito essencial para a aquisição de novas aprendizagens e é imprescindível para a inserção social desses sujeitos aprendizes no mundo letrado, pois se o aluno for capaz de reconhecer e produzir diferentes gêneros, ele aumentará seu nível de letramento e, consequentemente, irá dominar outros em diferentes situações comunicativas. [Recebido: 01 out. 2015 – Aceito: 19 out. 2015]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/331110.30620/gz.v3n2.p125Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 125-1392318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3311/2179Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Alane Batista dos2023-09-18T13:25:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3311Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:25:56Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas
title Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas
spellingShingle Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas
SANTOS, Alane Batista dos
EJA
Gêneros Textuais
Sequência Didática
title_short Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas
title_full Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas
title_fullStr Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas
title_full_unstemmed Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas
title_sort Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas
author SANTOS, Alane Batista dos
author_facet SANTOS, Alane Batista dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Alane Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Gêneros Textuais
Sequência Didática
topic EJA
Gêneros Textuais
Sequência Didática
description O trabalho com a leitura e a escrita é na verdade, o centro das práticas educativas em nossas escolas. No entanto, temos visto muitas vezes, o trabalho docente acabar por legitimar o fracasso do aluno à medida que não consegue “alcançar” o objetivo maior que é letrar, promovendo a integração social do aprendiz ao meio em que vive. Este artigo objetiva promover ações educativas que favoreçam o desenvolvimento da competência leitora e escrita nas turmas de EJA, pautada em sequência didática, nas experiências adquiridas ao longo de anos de exercício docente nesta modalidade de ensino e nos pressupostos teóricos observados em Bazerman (2007); Kleiman (1989). Para desenvolvermos este estudo partimos do trabalho com sequência didática proposto por Dolz e Schneuwly (2004) onde os autores realizam uma releitura do interacionismo sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999) e que servirá para determinar a metodologia aqui utilizada. É importante lembrar que o domínio da leitura e da escrita torna-se requisito essencial para a aquisição de novas aprendizagens e é imprescindível para a inserção social desses sujeitos aprendizes no mundo letrado, pois se o aluno for capaz de reconhecer e produzir diferentes gêneros, ele aumentará seu nível de letramento e, consequentemente, irá dominar outros em diferentes situações comunicativas. [Recebido: 01 out. 2015 – Aceito: 19 out. 2015]
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3311
10.30620/gz.v3n2.p125
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3311
identifier_str_mv 10.30620/gz.v3n2.p125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3311/2179
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 125-139
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041770904682496