Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Elana de Jesus
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Frazão, Gabrielle Carvalho, Santos, Luciana Castro dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17431
Resumo: Este trabalho tem objetivo de incentivar as crianças à prática da leitura, ressaltando o valor da leitura infantil na formação de futuros leitores, e o quanto é relevante o incentivo das instituições para o crescimento de indivíduos críticos para formação de leitores competentes. Ressalta a leitura e os benefícios que trazem ao desenvolvimento do conhecimento e a grandiosidade da prática da leitura permitindo que a criança possa usar a imaginação, uma experiência tão presente durante a infância. Destaca como é dada a leitura no Brasil, enfatizando a realidade em que a educação brasileira se encontra, destacando o livre acesso a informação e o descaso das escolas que não possuem ou não utilizam as bibliotecas como fonte de conhecimento. Comenta o excesso da tecnologia como fator predominante na desvalorização da leitura e do livro, onde será apresentado o Blog “Final Feliz” como fonte de incentivo a prática leitora, em seguida traremos a influência dos livros infantis nos primeiros anos de vida da criança. A construção deste trabalho efetivou-se a partir da necessidade de levarmos ao conhecimento da sociedade o poder do hábito a leitura, onde através da pesquisa bibliográfica, documental e participativa buscou-se subsídios para a conscientização das instituições a leitura no âmbito infantil, aplicado por meio de um recurso eletrônico para que ocorra interação e troca de conhecimento junto ao Blog. Conclui-se que a leitura infantil influi em todos os aspectos da formação do ser humano, na educação e nas áreas de extrema importância para sua formação intelectual e social.
id UFMG-20_a5f35aecc6ea97fa02fe044e322dd969
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17431
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitoresLeitura infantil. Incentivo. Conhecimento.Este trabalho tem objetivo de incentivar as crianças à prática da leitura, ressaltando o valor da leitura infantil na formação de futuros leitores, e o quanto é relevante o incentivo das instituições para o crescimento de indivíduos críticos para formação de leitores competentes. Ressalta a leitura e os benefícios que trazem ao desenvolvimento do conhecimento e a grandiosidade da prática da leitura permitindo que a criança possa usar a imaginação, uma experiência tão presente durante a infância. Destaca como é dada a leitura no Brasil, enfatizando a realidade em que a educação brasileira se encontra, destacando o livre acesso a informação e o descaso das escolas que não possuem ou não utilizam as bibliotecas como fonte de conhecimento. Comenta o excesso da tecnologia como fator predominante na desvalorização da leitura e do livro, onde será apresentado o Blog “Final Feliz” como fonte de incentivo a prática leitora, em seguida traremos a influência dos livros infantis nos primeiros anos de vida da criança. A construção deste trabalho efetivou-se a partir da necessidade de levarmos ao conhecimento da sociedade o poder do hábito a leitura, onde através da pesquisa bibliográfica, documental e participativa buscou-se subsídios para a conscientização das instituições a leitura no âmbito infantil, aplicado por meio de um recurso eletrônico para que ocorra interação e troca de conhecimento junto ao Blog. Conclui-se que a leitura infantil influi em todos os aspectos da formação do ser humano, na educação e nas áreas de extrema importância para sua formação intelectual e social.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17431Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17431/14213Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Elana de JesusFrazão, Gabrielle CarvalhoSantos, Luciana Castro dos2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17431Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores
title Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores
spellingShingle Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores
Pereira, Elana de Jesus
Leitura infantil. Incentivo. Conhecimento.
title_short Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores
title_full Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores
title_fullStr Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores
title_full_unstemmed Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores
title_sort Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores
author Pereira, Elana de Jesus
author_facet Pereira, Elana de Jesus
Frazão, Gabrielle Carvalho
Santos, Luciana Castro dos
author_role author
author2 Frazão, Gabrielle Carvalho
Santos, Luciana Castro dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Elana de Jesus
Frazão, Gabrielle Carvalho
Santos, Luciana Castro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura infantil. Incentivo. Conhecimento.
topic Leitura infantil. Incentivo. Conhecimento.
description Este trabalho tem objetivo de incentivar as crianças à prática da leitura, ressaltando o valor da leitura infantil na formação de futuros leitores, e o quanto é relevante o incentivo das instituições para o crescimento de indivíduos críticos para formação de leitores competentes. Ressalta a leitura e os benefícios que trazem ao desenvolvimento do conhecimento e a grandiosidade da prática da leitura permitindo que a criança possa usar a imaginação, uma experiência tão presente durante a infância. Destaca como é dada a leitura no Brasil, enfatizando a realidade em que a educação brasileira se encontra, destacando o livre acesso a informação e o descaso das escolas que não possuem ou não utilizam as bibliotecas como fonte de conhecimento. Comenta o excesso da tecnologia como fator predominante na desvalorização da leitura e do livro, onde será apresentado o Blog “Final Feliz” como fonte de incentivo a prática leitora, em seguida traremos a influência dos livros infantis nos primeiros anos de vida da criança. A construção deste trabalho efetivou-se a partir da necessidade de levarmos ao conhecimento da sociedade o poder do hábito a leitura, onde através da pesquisa bibliográfica, documental e participativa buscou-se subsídios para a conscientização das instituições a leitura no âmbito infantil, aplicado por meio de um recurso eletrônico para que ocorra interação e troca de conhecimento junto ao Blog. Conclui-se que a leitura infantil influi em todos os aspectos da formação do ser humano, na educação e nas áreas de extrema importância para sua formação intelectual e social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17431
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17431/14213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463804248064