Diversidade linguística no ensino de Português: desafios do professor de língua materna no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lygia de Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5986662115261989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6424
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa tem sido motivo de discussão há décadas, mas apesar de toda a mudança que ocorreu (ou deveria ocorrer), o debate em torno da qualidade do ensino, das dificuldades dos alunos e da formação de professores ainda não cessou. Neste trabalho, trago algumas considerações pertinentes ao se analisar essa situação, mas detenho meu olhar ao professor, principalmente em relação à formação acadêmica, à formação continuada e ao aporte pedagógico e documental recebido da instituição para a sua prática pedagógica, no que tange à diversidade linguística e ao ensino de português. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos professores para o exercício de uma prática consciente diante da variação linguística em sala de aula, o que é possível conhecendo as teorias sociolinguísticas e recebendo suporte pedagógico. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral revelar os desafios encontrados pelo professor de Língua Portuguesa no exercício docente ao ensinar a língua materna por meio de uma abordagem sociolinguística, considerando o aporte recebido da rede de ensino. Tem como base a Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008) e a Sociolinguística Educacional Bortoni-Ricardo (2004, 2005 e 2008). Para alcançar o que me propus, delineei quatro objetivos específicos para verificação mais detalhada do objeto estudado, são eles: 1) Identificar qual o perfil do professor do ensino fundamental; 2) Verificar se o professor tem conhecimento sociolinguístico para o trabalho com o ensino da Língua Portuguesa diante das variações linguísticas; 3) Averiguar se o professor recebe aporte pedagógico e documental da rede de ensino para a sua prática pedagógica ao lidar com a diversidade linguística; 4) Conferir se o aporte pedagógico e documental da rede de ensino apresenta uma abordagem sociolinguística. Esta pesquisa se propôs a analisar o aporte pedagógico e documental oferecido pela Secretaria Municipal de Manaus, no caso, a Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano e o Plano de Formação Continuada. Além dos documentos analisados, foram aplicados dois questionários e realizadas entrevistas com seis professores de Língua Portuguesa de três localidades distintas, sendo duas professoras de uma escola da zona rural, duas da zona urbana-centro e duas da zona urbana-periferia. Nos resultados, constatei que um dos principais desafios enfrentados pelas professoras, além da necessidade de uma formação continuada que atenda as reais necessidades e questões relacionadas à Proposta Curricular é a fragilidade teórica, pois em alguns discursos ainda rodeia o mito do “certo e errado”, em vez de se falar no adequado e inadequado, bem como confusão entre variação de registro e variação dialetal, ou ainda relacionar a variação linguística somente às diferenças regionais. Percebi que a gramática normativa ainda é ensinada tradicionalmente, inclusive pelas entrevistadas com maior conhecimento linguístico e sociolinguístico
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Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos professores para o exercício de uma prática consciente diante da variação linguística em sala de aula, o que é possível conhecendo as teorias sociolinguísticas e recebendo suporte pedagógico. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral revelar os desafios encontrados pelo professor de Língua Portuguesa no exercício docente ao ensinar a língua materna por meio de uma abordagem sociolinguística, considerando o aporte recebido da rede de ensino. Tem como base a Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008) e a Sociolinguística Educacional Bortoni-Ricardo (2004, 2005 e 2008). Para alcançar o que me propus, delineei quatro objetivos específicos para verificação mais detalhada do objeto estudado, são eles: 1) Identificar qual o perfil do professor do ensino fundamental; 2) Verificar se o professor tem conhecimento sociolinguístico para o trabalho com o ensino da Língua Portuguesa diante das variações linguísticas; 3) Averiguar se o professor recebe aporte pedagógico e documental da rede de ensino para a sua prática pedagógica ao lidar com a diversidade linguística; 4) Conferir se o aporte pedagógico e documental da rede de ensino apresenta uma abordagem sociolinguística. Esta pesquisa se propôs a analisar o aporte pedagógico e documental oferecido pela Secretaria Municipal de Manaus, no caso, a Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano e o Plano de Formação Continuada. Além dos documentos analisados, foram aplicados dois questionários e realizadas entrevistas com seis professores de Língua Portuguesa de três localidades distintas, sendo duas professoras de uma escola da zona rural, duas da zona urbana-centro e duas da zona urbana-periferia. Nos resultados, constatei que um dos principais desafios enfrentados pelas professoras, além da necessidade de uma formação continuada que atenda as reais necessidades e questões relacionadas à Proposta Curricular é a fragilidade teórica, pois em alguns discursos ainda rodeia o mito do “certo e errado”, em vez de se falar no adequado e inadequado, bem como confusão entre variação de registro e variação dialetal, ou ainda relacionar a variação linguística somente às diferenças regionais. Percebi que a gramática normativa ainda é ensinada tradicionalmente, inclusive pelas entrevistadas com maior conhecimento linguístico e sociolinguísticoPortuguese language teaching has been the subject of discussion for decades, but despite all the changes that have occurred (or should have occurred), the debate about the quality of teaching, the difficulties of students and teacher's training has not stopped. In this work, I bring some pertinent considerations in analyzing this situation, but I hold my gaze to the teacher, especially in relation to academic training, continuing education and the pedagogical and documentary input received from the institution for its pedagogical practice, And the teaching of Portuguese. In this perspective, the research was carried out on the challenges faced by the teachers in the practice of a conscious practice regarding the linguistic variation in the classroom, which is possible knowing sociolinguistic theories and receiving pedagogical support. Thus, this study had a general objective to reveal the challenges encountered by the teacher of Portuguese Language in the teaching exercise when teaching the mother tongue through a sociolinguistic approach, considering the input received from the teaching network. It is based on Variationist Sociolinguistics (Labov, 2008) and Bortoni-Ricardo Educational Sociolinguistics (2004, 2005 and 2008). To achieve what I proposed, I outlined four specific objectives for more detailed verification of the object studied, they are: 1) Identify the profile of the elementary school teacher; 2) To verify if the teacher has sociolinguistic knowledge to work with the teaching of the Portuguese Language in face of linguistic variations; 3) Find out if the teacher receives pedagogical and documentary contribution of the educational network to his pedagogical practice in dealing with linguistic diversity; 4) Check if the pedagogical and documentary contribution of the educational network presents a sociolinguistic approach. This research aimed to analyze the pedagogical and documentary contribution offered by the Municipal Secretariat of Manaus, in this case, the Portuguese Language Curriculum Proposal from the 6th to the 9th year and the Continuing Education Plan. In addition to the documents analyzed, two questionnaires were applied and interviews were conducted with six Portuguese-speaking teachers from three different locations, two teachers from rural area, two from urban-center área and two from urban-periphery zone. In the results, I found that one of the main challenges faced by teachers, besides the need for a continuous education that meets the real needs and issues related to the Curricular Proposal is the theoretical fragility, because in some speeches still surrounds the myth of " Right and wrong ", instead of talking about the appropriate and inadequate, as well as confusion between variation of record and dialectal variation, or to relate linguistic variation only to regional differences. I noticed that normative grammar is still traditionally taught, including those interviewed with more linguistic and sociolinguistic knowledge.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasAzevedo, Orlando da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2364892043249862Silva, Raynice Geraldine Pereira daMartisn, Silvana AndradeSouza, Lygia de Limahttp://lattes.cnpq.br/59866621152619892018-05-30T14:22:54Z2018-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Lygia de Lima. Diversidade linguística no ensino de Português: desafios do professor de língua materna no contexto escolar. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6424porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-05-31T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-05-31T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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