A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Raquel Neiva de Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5955458299562017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3233
Resumo: A presente pesquisa traz algumas reflexões acerca da infância e da educação institucionalizada no Brasil, refletindo sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no espaço institucionalizado da creche, ofertado pela rede municipal de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a construção do currículo da e na creche, por meio do cotidiano e das práticas desenvolvidas nesse espaço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, o grupo focal, observações participantes e entrevistas semi-estruturadas. Para a análise dos dados obtidos, escolhemos o Método de Interpretação de Sentidos, que nos leva ao aprofundamento na análise do material coletado, estabelecendo uma triangulação entre os objetivos do estudo, a base teórica adotada e os dados empíricos. Buscamos, no processo de pesquisa conhecer o cuidar/educar da creche por meio do currículo que nela é concebido e cuja implementação acontece nas práticas cotidianas e no modo como são organizadas, conduzidas e realizadas. São resultados da investigação: a percepção da dicotomia entre o pensado na Proposta Curricular e o real vivido no cotidiano da creche, motivado pela ausência de participação das professoras na elaboração desse documento, fato do qual decorre não se sentirem sujeitos do processo educativo; o planejar fragmentado, não coletivo e dissociado da prática, o que leva a uma rotinização do trabalho pedagógico das professoras no dia a dia da creche. Para a superação dessas questões apontadas acreditamos ser necessária a formação continuada das professoras, para que, por intermédio do diálogo reflexivo sobre a prática, possam sentir-se autoras do processo educativo e ressignificar a rotina como um caminho para a superação da alienação profissional e para o atendimento de qualidade das crianças pequenas.
id UFAM_e1abf616074ec591b4b78d5dc5f39612
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3233
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidianoPrimeira InfânciaEducação InfantilCotidiano da CrecheCurrículoEarly ChildhoodEarly Childhood EducationEveryday KindergartenCurriculumCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA presente pesquisa traz algumas reflexões acerca da infância e da educação institucionalizada no Brasil, refletindo sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no espaço institucionalizado da creche, ofertado pela rede municipal de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a construção do currículo da e na creche, por meio do cotidiano e das práticas desenvolvidas nesse espaço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, o grupo focal, observações participantes e entrevistas semi-estruturadas. Para a análise dos dados obtidos, escolhemos o Método de Interpretação de Sentidos, que nos leva ao aprofundamento na análise do material coletado, estabelecendo uma triangulação entre os objetivos do estudo, a base teórica adotada e os dados empíricos. Buscamos, no processo de pesquisa conhecer o cuidar/educar da creche por meio do currículo que nela é concebido e cuja implementação acontece nas práticas cotidianas e no modo como são organizadas, conduzidas e realizadas. São resultados da investigação: a percepção da dicotomia entre o pensado na Proposta Curricular e o real vivido no cotidiano da creche, motivado pela ausência de participação das professoras na elaboração desse documento, fato do qual decorre não se sentirem sujeitos do processo educativo; o planejar fragmentado, não coletivo e dissociado da prática, o que leva a uma rotinização do trabalho pedagógico das professoras no dia a dia da creche. Para a superação dessas questões apontadas acreditamos ser necessária a formação continuada das professoras, para que, por intermédio do diálogo reflexivo sobre a prática, possam sentir-se autoras do processo educativo e ressignificar a rotina como um caminho para a superação da alienação profissional e para o atendimento de qualidade das crianças pequenas.This research presents some reflections on childhood and education institutionalized in Brazil, reflecting on the pedagogical work developed in the space of institutionalized child care, offered by municipal schools in the city of Manaus. This study aims to understand the general construction of the curriculum and in the nursery, through the daily life and practices developed in this space. This is a qualitative study in which we adopted as the methodological procedures: a literature review, document research, focus groups, participant observation and semi-structured interviews. For data analysis, we chose the method of interpretation of meaning, leads us to deepen the analysis of the collected material, establishing a triangulation between the objectives of the study, the theoretical basis and empirical data. We seek, in the research process to know the care / education from kindergarten through the curriculum that it is designed and whose implementation happens in everyday practices and how they are organized, conducted and performed. Research findings are: perception of the dichotomy between the idealized and real Curriculum Proposal lived in daily child care, motivated by the lack of participation by teachers in preparing this document, a fact which implies they do not feel the educational process, the fragmented planning, collective and not separated from practice, which leads to a routinization of the pedagogical work of teachers on the day of kindergarten. To overcome these issues pointed believe to be necessary with continued education of teachers so that, through reflective dialogue about practice, can feel the authors of the educational process and reframe the routine as a way to overcome the alienation and professional quality care for young children.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Carvalho, Raquel Neiva de Souzahttp://lattes.cnpq.br/59554582995620172015-04-22T21:56:12Z2015-04-082011-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Raquel Neiva de Souza. A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano. 2011. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-12T17:22:09Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-12T17:22:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano
title A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano
spellingShingle A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano
Carvalho, Raquel Neiva de Souza
Primeira Infância
Educação Infantil
Cotidiano da Creche
Currículo
Early Childhood
Early Childhood Education
Everyday Kindergarten
Curriculum
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano
title_full A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano
title_fullStr A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano
title_full_unstemmed A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano
title_sort A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano
author Carvalho, Raquel Neiva de Souza
author_facet Carvalho, Raquel Neiva de Souza
http://lattes.cnpq.br/5955458299562017
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5955458299562017
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bissoli, Michelle de Freitas
http://lattes.cnpq.br/8731672923902328
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Raquel Neiva de Souza
http://lattes.cnpq.br/5955458299562017
dc.subject.por.fl_str_mv Primeira Infância
Educação Infantil
Cotidiano da Creche
Currículo
Early Childhood
Early Childhood Education
Everyday Kindergarten
Curriculum
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Primeira Infância
Educação Infantil
Cotidiano da Creche
Currículo
Early Childhood
Early Childhood Education
Everyday Kindergarten
Curriculum
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A presente pesquisa traz algumas reflexões acerca da infância e da educação institucionalizada no Brasil, refletindo sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no espaço institucionalizado da creche, ofertado pela rede municipal de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a construção do currículo da e na creche, por meio do cotidiano e das práticas desenvolvidas nesse espaço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, o grupo focal, observações participantes e entrevistas semi-estruturadas. Para a análise dos dados obtidos, escolhemos o Método de Interpretação de Sentidos, que nos leva ao aprofundamento na análise do material coletado, estabelecendo uma triangulação entre os objetivos do estudo, a base teórica adotada e os dados empíricos. Buscamos, no processo de pesquisa conhecer o cuidar/educar da creche por meio do currículo que nela é concebido e cuja implementação acontece nas práticas cotidianas e no modo como são organizadas, conduzidas e realizadas. São resultados da investigação: a percepção da dicotomia entre o pensado na Proposta Curricular e o real vivido no cotidiano da creche, motivado pela ausência de participação das professoras na elaboração desse documento, fato do qual decorre não se sentirem sujeitos do processo educativo; o planejar fragmentado, não coletivo e dissociado da prática, o que leva a uma rotinização do trabalho pedagógico das professoras no dia a dia da creche. Para a superação dessas questões apontadas acreditamos ser necessária a formação continuada das professoras, para que, por intermédio do diálogo reflexivo sobre a prática, possam sentir-se autoras do processo educativo e ressignificar a rotina como um caminho para a superação da alienação profissional e para o atendimento de qualidade das crianças pequenas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-04
2015-04-22T21:56:12Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Raquel Neiva de Souza. A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano. 2011. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3233
identifier_str_mv CARVALHO, Raquel Neiva de Souza. A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano. 2011. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006264700928