Formação contínua de professores(as) da educação do campo no Amazonas (2010 a 2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Heloisa da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9429409939324333
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4981
Resumo: A tese sustentada corresponde: A formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores (as) da Educação do Campo compõem-se numa perspectiva transdisciplinar tendo como condição o rompimento com os métodos tradicionais de educação. A Educação do Campo, ao propor uma nova formação para os sujeitos do campo, propõe que a escola, o currículo, os planejamentos, as aulas etc, precisam mudar. Para tanto, partiu-se do seguinte problema: Quais as possibilidades e limites do Projovem Campo Saberes Terra, no convênio UEA/FNDE/MEC-Secadi, no período de 2010 a 2014, enquanto proposta interdisciplinar e transdisciplinar na Formação Contínua de Professores(as) do Campo? Teve como foco a pesquisa-ação na formação da docente, desenvolvida pelo convênio UEA/FNDE/MECSecadi, em parceria com Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC), no Curso de Capacitação/Especialização em Educação do Campo ênfase no Projovem Campo Saberes da Terra. O projeto de A pesquisa teve como objetivo geral analisar as possibilidades e limites da Formação Contínua de Professores(as) da Educação do Campo no Projovem Campo Saberes Terra, convênio UEA/FNDE/MEC-SECADI, no período de 2010 a 2014, constatando se a formação contínua e o desenvolvimento profissional dos(as) professores(as) do referido convênio deu-se numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar tendo como condição e rompimento com os métodos tradicionais de educação. A pesquisa realizou-se orientada pelos os seguintes objetivos específicos: 1) Estudar as teorias que legitimam a Educação do Campo; 2) Identificar a relação da pesquisa na Formação de Professores(as) pela pesquisa como eixo de articulação e matriz formadora por meio do Projovem Campo Saberes da Terra; 3) Avaliar a fertilidade da pesquisa-ação na realização da interdisciplinaridade na formação de professores(as) do campo. Apoiou-se nos procedimentos metodológico da pesquisa: bibliográfica, documental, com foco na pesquisa-ação numa abordagem qualitativa e quantitativa, pautou-se no método do materialismo-histórico dialético. Conclui-se que a Educação do Campo, com seus pressupostos teóricos, contrapõem-se aos paradigmas das escolas liberal e neoliberal, por entender que a escola do campo é um espaço de formação de sujeitos, envolvendo as relações do mundo do trabalho do campo e os aspectos histórico, econômico, social político e cultural, tendo a pesquisa como matriz condutora do processo formativo. Nesse sentido, a formação do professor(a) da Educação do Campo, é contínua no enfoque da pesquisa-ação, perpassando pela interdisciplinaridade tendo como foco a transdisciplinaridade em todo percurso formativo
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spelling Formação contínua de professores(as) da educação do campo no Amazonas (2010 a 2014)Educação do CampoFormação Contínua de ProfessorPolíticas públicasRural EducationCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃOA tese sustentada corresponde: A formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores (as) da Educação do Campo compõem-se numa perspectiva transdisciplinar tendo como condição o rompimento com os métodos tradicionais de educação. A Educação do Campo, ao propor uma nova formação para os sujeitos do campo, propõe que a escola, o currículo, os planejamentos, as aulas etc, precisam mudar. Para tanto, partiu-se do seguinte problema: Quais as possibilidades e limites do Projovem Campo Saberes Terra, no convênio UEA/FNDE/MEC-Secadi, no período de 2010 a 2014, enquanto proposta interdisciplinar e transdisciplinar na Formação Contínua de Professores(as) do Campo? Teve como foco a pesquisa-ação na formação da docente, desenvolvida pelo convênio UEA/FNDE/MECSecadi, em parceria com Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC), no Curso de Capacitação/Especialização em Educação do Campo ênfase no Projovem Campo Saberes da Terra. O projeto de A pesquisa teve como objetivo geral analisar as possibilidades e limites da Formação Contínua de Professores(as) da Educação do Campo no Projovem Campo Saberes Terra, convênio UEA/FNDE/MEC-SECADI, no período de 2010 a 2014, constatando se a formação contínua e o desenvolvimento profissional dos(as) professores(as) do referido convênio deu-se numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar tendo como condição e rompimento com os métodos tradicionais de educação. A pesquisa realizou-se orientada pelos os seguintes objetivos específicos: 1) Estudar as teorias que legitimam a Educação do Campo; 2) Identificar a relação da pesquisa na Formação de Professores(as) pela pesquisa como eixo de articulação e matriz formadora por meio do Projovem Campo Saberes da Terra; 3) Avaliar a fertilidade da pesquisa-ação na realização da interdisciplinaridade na formação de professores(as) do campo. Apoiou-se nos procedimentos metodológico da pesquisa: bibliográfica, documental, com foco na pesquisa-ação numa abordagem qualitativa e quantitativa, pautou-se no método do materialismo-histórico dialético. Conclui-se que a Educação do Campo, com seus pressupostos teóricos, contrapõem-se aos paradigmas das escolas liberal e neoliberal, por entender que a escola do campo é um espaço de formação de sujeitos, envolvendo as relações do mundo do trabalho do campo e os aspectos histórico, econômico, social político e cultural, tendo a pesquisa como matriz condutora do processo formativo. Nesse sentido, a formação do professor(a) da Educação do Campo, é contínua no enfoque da pesquisa-ação, perpassando pela interdisciplinaridade tendo como foco a transdisciplinaridade em todo percurso formativoThe sustained thesis corresponds: The continuous formation and the the professional development of teachers of Rural Education consists in a transdisciplinary perspective taking as a condition a break with traditional education methods. The Rural Education, by proposing a new formation for the subject field, propose that the school, the curriculum, the planning, the class, etc, they need to change. Therefore, was started by the following problem: Which possibilities and limits from the Project Projovem Field Earth Knowledge, in agreement with UEA/FNDE/MEC-Secadi, on the period of 2010 until 2014, as an interdisciplinary and transdisciplinary proposal on Continuing Teacher Training Field? Had focused on action research in the training of teaching developed by the agreement with UEA / ENDF / MEC-Secadi in partnership with Department of Amazonas Education (SEDUC), in the Training Course / Specialization in Rural Education emphasis on the Project Projovem Field Earth Knowledge. The search had as general purpose analyze the possibilities and limits from the continuous formation and the the professional development of teachers of Rural Education at the project Projovem Field Earth Knowledge, in agreement with UEA/FNDE/MEC-Secadi, on the period of 2010 until 2014, noting if the continuous formation and the professional development of teachers of the agreement mentioned below, do with an interdisciplinary and transdisciplinary perspective taking as a condition and rupture with the traditional methods of education. This search was held guided by the following specific objectives: 1) To study the theories that legitimize the Rural Education; 2) Identify the relationship of research at the Teacher Training by research as articulation axis and forming matrix through the Project Projovem Field Earth Knowledge; 3) To evaluate the fertility from the action-search in achieving interdisciplinarity in training camp teachers. This search builds on methodological research procedures: bibliographical, documentary, focusing on action research in a qualitative and quantitative approach, was marked in the method of dialectical materialism-history. This search concluded that the Rural Education, with its theoretical assumptions, opposed to the paradigms of liberal and neoliberal schools, understanding that the field school is a space for formation of subjects involving the relations of the field workforce and the historical, economic, political and cultural social aspects, and research as conductive matrix of the training process. In this sense, the formation of Rural Education teacher is continuous in action research approach, passing by interdisciplinary focusing on transdisciplinary throughout formationCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGhedin, Evandrohttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679Borges, Heloisa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/94294099393243332016-04-19T20:03:43Z2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBORGES, Heloisa da Silva. Formação contínua de professores(as) da educação do campo no Amazonas (2010 a 2014). 2015. 203f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-05-09T05:04:09Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-05-09T05:04:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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