Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cyntia Maria Loiola dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3334813852898870, https://orcid.org/0000-0002-7225-9834
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807
Resumo: A pesquisa foi realizada em um estabelecimento de ensino da rede particular de Manaus-Am, com duas professoras e um professor através de entrevista individual, de modo on-line. Com o objetivo de investigar a visão das professoras e dos professores sobre os fatores que implicam nas relações de gênero no contexto escolar e verificar como esses/essas profissionais da educação atuam frente às demandas de gênero em sala de aula, considerando a importância da escola enquanto espaço de debates, discussões e reflexões críticas a fim de combater o preconceito, a discriminação e promover a equidade de gênero. Acredita- se que a educação é um dos meios pelos quais se pode promover a equidade de gênero, assim, diminuir o número de violência contra as mulheres. Os resultados apontam: (i) o papel da escola como reprodutora de estereótipos de feminilidade e masculinidade, e (ii) lacunas na formação das educadoras e dos educadores quanto a temática de gênero. O espaço escolar, portanto, não se apresenta como um ambiente de relações e aprendizagens equitativas em que há reflexões e enfrentamento de processos de desigualdade, mas um lugar gerador e reprodutor de uma educação fundamentada no sexismo.
id UFAM_e6bf804f34e4c23369dcfd0ab259a949
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8807
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacionalDiscriminação de sexo - Manaus (AM)Igualdade na educação - Manaus (AM)Psicólogos escolares - PráticaCIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULACIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTOEducaçãoDiferençasDiscriminaçãoEquidade de gêneroEscolaA pesquisa foi realizada em um estabelecimento de ensino da rede particular de Manaus-Am, com duas professoras e um professor através de entrevista individual, de modo on-line. Com o objetivo de investigar a visão das professoras e dos professores sobre os fatores que implicam nas relações de gênero no contexto escolar e verificar como esses/essas profissionais da educação atuam frente às demandas de gênero em sala de aula, considerando a importância da escola enquanto espaço de debates, discussões e reflexões críticas a fim de combater o preconceito, a discriminação e promover a equidade de gênero. Acredita- se que a educação é um dos meios pelos quais se pode promover a equidade de gênero, assim, diminuir o número de violência contra as mulheres. Os resultados apontam: (i) o papel da escola como reprodutora de estereótipos de feminilidade e masculinidade, e (ii) lacunas na formação das educadoras e dos educadores quanto a temática de gênero. O espaço escolar, portanto, não se apresenta como um ambiente de relações e aprendizagens equitativas em que há reflexões e enfrentamento de processos de desigualdade, mas um lugar gerador e reprodutor de uma educação fundamentada no sexismo.The research was carried out in an Educational Institution of the Private Network of Manaus-Am, with two teachers and one teacher through an individual interview, online. With the aim of investigating the view of teachers about the factors that affect gender relations in the school context and verifying how these education professionals act in the face of gender demands in the classroom, considering the importance of the school as a space for debates, discussions and critical reflections in order to combat prejudice, discrimination and promote gender equity. It is believed that education is one of the means by which gender equity can be promoted, thus reducing the number of violence against women. The results point out: (i) the role of the school as a reproducer of stereotypes of femininity and masculinity (ii) gaps in the training of educators regarding gender issues. The school space, therefore, does not present itself as an environment of equitable relationships and learning in which there are reflections and confrontation of inequality processes, but a place that generates and reproduces an education based on sexism.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaMezzalira, Adinete Sousa da Costahttp://lattes.cnpq.br/6144105755390194Silva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Rotondano, Érica Vidalhttp://lattes.cnpq.br/3874466468716941Santos, Cyntia Maria Loiola doshttp://lattes.cnpq.br/3334813852898870https://orcid.org/0000-0002-7225-98342022-04-12T19:23:51Z2021-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Cyntia Maria Loiola dos. Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-04-13T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-04-13T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
title Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
spellingShingle Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
Santos, Cyntia Maria Loiola dos
Discriminação de sexo - Manaus (AM)
Igualdade na educação - Manaus (AM)
Psicólogos escolares - Prática
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO
Educação
Diferenças
Discriminação
Equidade de gênero
Escola
title_short Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
title_full Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
title_fullStr Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
title_full_unstemmed Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
title_sort Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
author Santos, Cyntia Maria Loiola dos
author_facet Santos, Cyntia Maria Loiola dos
http://lattes.cnpq.br/3334813852898870
https://orcid.org/0000-0002-7225-9834
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3334813852898870
https://orcid.org/0000-0002-7225-9834
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
http://lattes.cnpq.br/6144105755390194
Silva, Iolete Ribeiro da
http://lattes.cnpq.br/6024598140248335
Rotondano, Érica Vidal
http://lattes.cnpq.br/3874466468716941
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cyntia Maria Loiola dos
http://lattes.cnpq.br/3334813852898870
https://orcid.org/0000-0002-7225-9834
dc.subject.por.fl_str_mv Discriminação de sexo - Manaus (AM)
Igualdade na educação - Manaus (AM)
Psicólogos escolares - Prática
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO
Educação
Diferenças
Discriminação
Equidade de gênero
Escola
topic Discriminação de sexo - Manaus (AM)
Igualdade na educação - Manaus (AM)
Psicólogos escolares - Prática
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO
Educação
Diferenças
Discriminação
Equidade de gênero
Escola
description A pesquisa foi realizada em um estabelecimento de ensino da rede particular de Manaus-Am, com duas professoras e um professor através de entrevista individual, de modo on-line. Com o objetivo de investigar a visão das professoras e dos professores sobre os fatores que implicam nas relações de gênero no contexto escolar e verificar como esses/essas profissionais da educação atuam frente às demandas de gênero em sala de aula, considerando a importância da escola enquanto espaço de debates, discussões e reflexões críticas a fim de combater o preconceito, a discriminação e promover a equidade de gênero. Acredita- se que a educação é um dos meios pelos quais se pode promover a equidade de gênero, assim, diminuir o número de violência contra as mulheres. Os resultados apontam: (i) o papel da escola como reprodutora de estereótipos de feminilidade e masculinidade, e (ii) lacunas na formação das educadoras e dos educadores quanto a temática de gênero. O espaço escolar, portanto, não se apresenta como um ambiente de relações e aprendizagens equitativas em que há reflexões e enfrentamento de processos de desigualdade, mas um lugar gerador e reprodutor de uma educação fundamentada no sexismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-15
2022-04-12T19:23:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Cyntia Maria Loiola dos. Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807
identifier_str_mv SANTOS, Cyntia Maria Loiola dos. Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Psicologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Psicologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732048679600128