Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807 |
Resumo: | A pesquisa foi realizada em um estabelecimento de ensino da rede particular de Manaus-Am, com duas professoras e um professor através de entrevista individual, de modo on-line. Com o objetivo de investigar a visão das professoras e dos professores sobre os fatores que implicam nas relações de gênero no contexto escolar e verificar como esses/essas profissionais da educação atuam frente às demandas de gênero em sala de aula, considerando a importância da escola enquanto espaço de debates, discussões e reflexões críticas a fim de combater o preconceito, a discriminação e promover a equidade de gênero. Acredita- se que a educação é um dos meios pelos quais se pode promover a equidade de gênero, assim, diminuir o número de violência contra as mulheres. Os resultados apontam: (i) o papel da escola como reprodutora de estereótipos de feminilidade e masculinidade, e (ii) lacunas na formação das educadoras e dos educadores quanto a temática de gênero. O espaço escolar, portanto, não se apresenta como um ambiente de relações e aprendizagens equitativas em que há reflexões e enfrentamento de processos de desigualdade, mas um lugar gerador e reprodutor de uma educação fundamentada no sexismo. |
id |
UFAM_e6bf804f34e4c23369dcfd0ab259a949 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8807 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacionalDiscriminação de sexo - Manaus (AM)Igualdade na educação - Manaus (AM)Psicólogos escolares - PráticaCIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULACIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTOEducaçãoDiferençasDiscriminaçãoEquidade de gêneroEscolaA pesquisa foi realizada em um estabelecimento de ensino da rede particular de Manaus-Am, com duas professoras e um professor através de entrevista individual, de modo on-line. Com o objetivo de investigar a visão das professoras e dos professores sobre os fatores que implicam nas relações de gênero no contexto escolar e verificar como esses/essas profissionais da educação atuam frente às demandas de gênero em sala de aula, considerando a importância da escola enquanto espaço de debates, discussões e reflexões críticas a fim de combater o preconceito, a discriminação e promover a equidade de gênero. Acredita- se que a educação é um dos meios pelos quais se pode promover a equidade de gênero, assim, diminuir o número de violência contra as mulheres. Os resultados apontam: (i) o papel da escola como reprodutora de estereótipos de feminilidade e masculinidade, e (ii) lacunas na formação das educadoras e dos educadores quanto a temática de gênero. O espaço escolar, portanto, não se apresenta como um ambiente de relações e aprendizagens equitativas em que há reflexões e enfrentamento de processos de desigualdade, mas um lugar gerador e reprodutor de uma educação fundamentada no sexismo.The research was carried out in an Educational Institution of the Private Network of Manaus-Am, with two teachers and one teacher through an individual interview, online. With the aim of investigating the view of teachers about the factors that affect gender relations in the school context and verifying how these education professionals act in the face of gender demands in the classroom, considering the importance of the school as a space for debates, discussions and critical reflections in order to combat prejudice, discrimination and promote gender equity. It is believed that education is one of the means by which gender equity can be promoted, thus reducing the number of violence against women. The results point out: (i) the role of the school as a reproducer of stereotypes of femininity and masculinity (ii) gaps in the training of educators regarding gender issues. The school space, therefore, does not present itself as an environment of equitable relationships and learning in which there are reflections and confrontation of inequality processes, but a place that generates and reproduces an education based on sexism.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaMezzalira, Adinete Sousa da Costahttp://lattes.cnpq.br/6144105755390194Silva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Rotondano, Érica Vidalhttp://lattes.cnpq.br/3874466468716941Santos, Cyntia Maria Loiola doshttp://lattes.cnpq.br/3334813852898870https://orcid.org/0000-0002-7225-98342022-04-12T19:23:51Z2021-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Cyntia Maria Loiola dos. Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-04-13T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-04-13T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional |
title |
Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional |
spellingShingle |
Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional Santos, Cyntia Maria Loiola dos Discriminação de sexo - Manaus (AM) Igualdade na educação - Manaus (AM) Psicólogos escolares - Prática CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO Educação Diferenças Discriminação Equidade de gênero Escola |
title_short |
Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional |
title_full |
Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional |
title_fullStr |
Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional |
title_full_unstemmed |
Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional |
title_sort |
Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional |
author |
Santos, Cyntia Maria Loiola dos |
author_facet |
Santos, Cyntia Maria Loiola dos http://lattes.cnpq.br/3334813852898870 https://orcid.org/0000-0002-7225-9834 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3334813852898870 https://orcid.org/0000-0002-7225-9834 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mezzalira, Adinete Sousa da Costa http://lattes.cnpq.br/6144105755390194 Silva, Iolete Ribeiro da http://lattes.cnpq.br/6024598140248335 Rotondano, Érica Vidal http://lattes.cnpq.br/3874466468716941 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cyntia Maria Loiola dos http://lattes.cnpq.br/3334813852898870 https://orcid.org/0000-0002-7225-9834 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discriminação de sexo - Manaus (AM) Igualdade na educação - Manaus (AM) Psicólogos escolares - Prática CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO Educação Diferenças Discriminação Equidade de gênero Escola |
topic |
Discriminação de sexo - Manaus (AM) Igualdade na educação - Manaus (AM) Psicólogos escolares - Prática CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO Educação Diferenças Discriminação Equidade de gênero Escola |
description |
A pesquisa foi realizada em um estabelecimento de ensino da rede particular de Manaus-Am, com duas professoras e um professor através de entrevista individual, de modo on-line. Com o objetivo de investigar a visão das professoras e dos professores sobre os fatores que implicam nas relações de gênero no contexto escolar e verificar como esses/essas profissionais da educação atuam frente às demandas de gênero em sala de aula, considerando a importância da escola enquanto espaço de debates, discussões e reflexões críticas a fim de combater o preconceito, a discriminação e promover a equidade de gênero. Acredita- se que a educação é um dos meios pelos quais se pode promover a equidade de gênero, assim, diminuir o número de violência contra as mulheres. Os resultados apontam: (i) o papel da escola como reprodutora de estereótipos de feminilidade e masculinidade, e (ii) lacunas na formação das educadoras e dos educadores quanto a temática de gênero. O espaço escolar, portanto, não se apresenta como um ambiente de relações e aprendizagens equitativas em que há reflexões e enfrentamento de processos de desigualdade, mas um lugar gerador e reprodutor de uma educação fundamentada no sexismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-15 2022-04-12T19:23:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Cyntia Maria Loiola dos. Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Cyntia Maria Loiola dos. Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732048679600128 |