O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Bernadete Bonini
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0515783276195089
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124
Resumo: Nesta pesquisa temos por objetivo refletir quais as contribuições da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de ensino superior. O enfoque dado à pesquisa está na valorização das informações, dadas por docentes e discentes por meio de entrevistas, em busca de entender o papel da disciplina Língua Portuguesa nos cursos superiores, especificamente, nos cursos de Engenharia, Pedagogia e Contabilidade para que possa ocorrer uma mudança de comportamento na relação da sala de aula orientada pelo desenvolvimento de uma pedagogia culturalmente sensível às diferenças sociolinguísticas e culturais dos discentes. Para tanto apresentamos os debates propostos por Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 e outros. Após as considerações teóricas procedemos à análise dos planos de ensino dos cursos, análise das entrevistas individuais realizadas com quinze discentes dos cursos e com três docentes, um em cada curso, e da entrevista em grupo realizada com seis discentes. Os resultados apontam que docentes e discentes estão distantes da realização de um ensino que se paute na reflexão e na análise crítica da língua, especialmente, nas ações da sala de aula e, que, por consequência, estão despreparados para a apropriação do repertório linguístico que lhes permitam empregar com segurança os estilos monitorados da língua, exigidos no mercado de trabalho.
id UFAM_ea33c152b9619db0cccc970857ab2391
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5124
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacionalSociolinguística EducacionalEnsino de Língua PortuguesaEnsino SuperiorDocentes e DiscentesPortuguese Language teachingUniversity EducationProfessor and studentsEducation SociolinguisticLINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRASNesta pesquisa temos por objetivo refletir quais as contribuições da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de ensino superior. O enfoque dado à pesquisa está na valorização das informações, dadas por docentes e discentes por meio de entrevistas, em busca de entender o papel da disciplina Língua Portuguesa nos cursos superiores, especificamente, nos cursos de Engenharia, Pedagogia e Contabilidade para que possa ocorrer uma mudança de comportamento na relação da sala de aula orientada pelo desenvolvimento de uma pedagogia culturalmente sensível às diferenças sociolinguísticas e culturais dos discentes. Para tanto apresentamos os debates propostos por Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 e outros. Após as considerações teóricas procedemos à análise dos planos de ensino dos cursos, análise das entrevistas individuais realizadas com quinze discentes dos cursos e com três docentes, um em cada curso, e da entrevista em grupo realizada com seis discentes. Os resultados apontam que docentes e discentes estão distantes da realização de um ensino que se paute na reflexão e na análise crítica da língua, especialmente, nas ações da sala de aula e, que, por consequência, estão despreparados para a apropriação do repertório linguístico que lhes permitam empregar com segurança os estilos monitorados da língua, exigidos no mercado de trabalho.In this research we have the objective to reflect which are the contributions of Education Sociolinguistics to the teaching of Portuguese Language in college. The focus is the appreciation of information given by teachers and students through interviews, searching to understand the role of the Portuguese Language course in college, specifically, on Engineering, Pedagogy and Accounting majors, so that can be a change of behavior in regard to the classroom oriented by the development of a pedagogy culturally sensitive to the sociolinguistics and cultural differences of the students. For that, we present the debate proposed by Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 and others. After the theoretical considerations, we proceed to the analysis of the syllabi of courses, analysis of individual interviews performed with fifteen students of the courses and three teachers, one at which major, and the group interview performed with six students. The results points that teachers and students are distant of achieving an education that are guided with a reflected and critic analyses of the language, especially, on the actions in the classroom and, which, by consequence, are unprepared to the appropriation of the linguistic repertoire that allows them to use, with safety, the monitored styles of language, required in the job market.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasCampos, Maria Sandrahttp://lattes.cnpq.br/2057190547885429Alves, Maria Bernadete Boninihttp://lattes.cnpq.br/05157832761950892016-08-03T13:12:23Z2016-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Maria Bernadete Bonini. O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-04-12T18:44:33Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-04-12T18:44:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
title O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
spellingShingle O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
Alves, Maria Bernadete Bonini
Sociolinguística Educacional
Ensino de Língua Portuguesa
Ensino Superior
Docentes e Discentes
Portuguese Language teaching
University Education
Professor and students
Education Sociolinguistic
LINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRAS
title_short O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
title_full O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
title_fullStr O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
title_full_unstemmed O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
title_sort O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
author Alves, Maria Bernadete Bonini
author_facet Alves, Maria Bernadete Bonini
http://lattes.cnpq.br/0515783276195089
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0515783276195089
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Maria Sandra
http://lattes.cnpq.br/2057190547885429
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Bernadete Bonini
http://lattes.cnpq.br/0515783276195089
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística Educacional
Ensino de Língua Portuguesa
Ensino Superior
Docentes e Discentes
Portuguese Language teaching
University Education
Professor and students
Education Sociolinguistic
LINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRAS
topic Sociolinguística Educacional
Ensino de Língua Portuguesa
Ensino Superior
Docentes e Discentes
Portuguese Language teaching
University Education
Professor and students
Education Sociolinguistic
LINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRAS
description Nesta pesquisa temos por objetivo refletir quais as contribuições da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de ensino superior. O enfoque dado à pesquisa está na valorização das informações, dadas por docentes e discentes por meio de entrevistas, em busca de entender o papel da disciplina Língua Portuguesa nos cursos superiores, especificamente, nos cursos de Engenharia, Pedagogia e Contabilidade para que possa ocorrer uma mudança de comportamento na relação da sala de aula orientada pelo desenvolvimento de uma pedagogia culturalmente sensível às diferenças sociolinguísticas e culturais dos discentes. Para tanto apresentamos os debates propostos por Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 e outros. Após as considerações teóricas procedemos à análise dos planos de ensino dos cursos, análise das entrevistas individuais realizadas com quinze discentes dos cursos e com três docentes, um em cada curso, e da entrevista em grupo realizada com seis discentes. Os resultados apontam que docentes e discentes estão distantes da realização de um ensino que se paute na reflexão e na análise crítica da língua, especialmente, nas ações da sala de aula e, que, por consequência, estão despreparados para a apropriação do repertório linguístico que lhes permitam empregar com segurança os estilos monitorados da língua, exigidos no mercado de trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-03T13:12:23Z
2016-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Maria Bernadete Bonini. O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124
identifier_str_mv ALVES, Maria Bernadete Bonini. O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234105409896448