O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124 |
Resumo: | Nesta pesquisa temos por objetivo refletir quais as contribuições da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de ensino superior. O enfoque dado à pesquisa está na valorização das informações, dadas por docentes e discentes por meio de entrevistas, em busca de entender o papel da disciplina Língua Portuguesa nos cursos superiores, especificamente, nos cursos de Engenharia, Pedagogia e Contabilidade para que possa ocorrer uma mudança de comportamento na relação da sala de aula orientada pelo desenvolvimento de uma pedagogia culturalmente sensível às diferenças sociolinguísticas e culturais dos discentes. Para tanto apresentamos os debates propostos por Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 e outros. Após as considerações teóricas procedemos à análise dos planos de ensino dos cursos, análise das entrevistas individuais realizadas com quinze discentes dos cursos e com três docentes, um em cada curso, e da entrevista em grupo realizada com seis discentes. Os resultados apontam que docentes e discentes estão distantes da realização de um ensino que se paute na reflexão e na análise crítica da língua, especialmente, nas ações da sala de aula e, que, por consequência, estão despreparados para a apropriação do repertório linguístico que lhes permitam empregar com segurança os estilos monitorados da língua, exigidos no mercado de trabalho. |
id |
UFAM_ea33c152b9619db0cccc970857ab2391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5124 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacionalSociolinguística EducacionalEnsino de Língua PortuguesaEnsino SuperiorDocentes e DiscentesPortuguese Language teachingUniversity EducationProfessor and studentsEducation SociolinguisticLINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRASNesta pesquisa temos por objetivo refletir quais as contribuições da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de ensino superior. O enfoque dado à pesquisa está na valorização das informações, dadas por docentes e discentes por meio de entrevistas, em busca de entender o papel da disciplina Língua Portuguesa nos cursos superiores, especificamente, nos cursos de Engenharia, Pedagogia e Contabilidade para que possa ocorrer uma mudança de comportamento na relação da sala de aula orientada pelo desenvolvimento de uma pedagogia culturalmente sensível às diferenças sociolinguísticas e culturais dos discentes. Para tanto apresentamos os debates propostos por Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 e outros. Após as considerações teóricas procedemos à análise dos planos de ensino dos cursos, análise das entrevistas individuais realizadas com quinze discentes dos cursos e com três docentes, um em cada curso, e da entrevista em grupo realizada com seis discentes. Os resultados apontam que docentes e discentes estão distantes da realização de um ensino que se paute na reflexão e na análise crítica da língua, especialmente, nas ações da sala de aula e, que, por consequência, estão despreparados para a apropriação do repertório linguístico que lhes permitam empregar com segurança os estilos monitorados da língua, exigidos no mercado de trabalho.In this research we have the objective to reflect which are the contributions of Education Sociolinguistics to the teaching of Portuguese Language in college. The focus is the appreciation of information given by teachers and students through interviews, searching to understand the role of the Portuguese Language course in college, specifically, on Engineering, Pedagogy and Accounting majors, so that can be a change of behavior in regard to the classroom oriented by the development of a pedagogy culturally sensitive to the sociolinguistics and cultural differences of the students. For that, we present the debate proposed by Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 and others. After the theoretical considerations, we proceed to the analysis of the syllabi of courses, analysis of individual interviews performed with fifteen students of the courses and three teachers, one at which major, and the group interview performed with six students. The results points that teachers and students are distant of achieving an education that are guided with a reflected and critic analyses of the language, especially, on the actions in the classroom and, which, by consequence, are unprepared to the appropriation of the linguistic repertoire that allows them to use, with safety, the monitored styles of language, required in the job market.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasCampos, Maria Sandrahttp://lattes.cnpq.br/2057190547885429Alves, Maria Bernadete Boninihttp://lattes.cnpq.br/05157832761950892016-08-03T13:12:23Z2016-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Maria Bernadete Bonini. O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-04-12T18:44:33Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-04-12T18:44:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional |
title |
O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional |
spellingShingle |
O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional Alves, Maria Bernadete Bonini Sociolinguística Educacional Ensino de Língua Portuguesa Ensino Superior Docentes e Discentes Portuguese Language teaching University Education Professor and students Education Sociolinguistic LINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRAS |
title_short |
O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional |
title_full |
O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional |
title_fullStr |
O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional |
title_full_unstemmed |
O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional |
title_sort |
O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional |
author |
Alves, Maria Bernadete Bonini |
author_facet |
Alves, Maria Bernadete Bonini http://lattes.cnpq.br/0515783276195089 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0515783276195089 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Maria Sandra http://lattes.cnpq.br/2057190547885429 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Bernadete Bonini http://lattes.cnpq.br/0515783276195089 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociolinguística Educacional Ensino de Língua Portuguesa Ensino Superior Docentes e Discentes Portuguese Language teaching University Education Professor and students Education Sociolinguistic LINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRAS |
topic |
Sociolinguística Educacional Ensino de Língua Portuguesa Ensino Superior Docentes e Discentes Portuguese Language teaching University Education Professor and students Education Sociolinguistic LINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRAS |
description |
Nesta pesquisa temos por objetivo refletir quais as contribuições da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de ensino superior. O enfoque dado à pesquisa está na valorização das informações, dadas por docentes e discentes por meio de entrevistas, em busca de entender o papel da disciplina Língua Portuguesa nos cursos superiores, especificamente, nos cursos de Engenharia, Pedagogia e Contabilidade para que possa ocorrer uma mudança de comportamento na relação da sala de aula orientada pelo desenvolvimento de uma pedagogia culturalmente sensível às diferenças sociolinguísticas e culturais dos discentes. Para tanto apresentamos os debates propostos por Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 e outros. Após as considerações teóricas procedemos à análise dos planos de ensino dos cursos, análise das entrevistas individuais realizadas com quinze discentes dos cursos e com três docentes, um em cada curso, e da entrevista em grupo realizada com seis discentes. Os resultados apontam que docentes e discentes estão distantes da realização de um ensino que se paute na reflexão e na análise crítica da língua, especialmente, nas ações da sala de aula e, que, por consequência, estão despreparados para a apropriação do repertório linguístico que lhes permitam empregar com segurança os estilos monitorados da língua, exigidos no mercado de trabalho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-03T13:12:23Z 2016-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Maria Bernadete Bonini. O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124 |
identifier_str_mv |
ALVES, Maria Bernadete Bonini. O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1800234105409896448 |