Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216 |
Resumo: | O presente estudo é uma investigação de caráter teórico-reflexivo sobre a dimensão educativa do lúdico empregada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é refletir sobre a ludicidade na prática pedagógica em contexto escolar, instrumento fornecedor de experiências estimulantes, que podem despertar a criança para a autonomia, criticidade e criatividade. A pesquisa é do tipo bibliográfico, cujo aporte teórico serve de dados para refletir sobre a temática deste trabalho, que será ilustrada com idéias e alguns conceitos de disciplinas como: história, pedagogia, psicologia, antropologia, psicanálise, neurociência e filosofia. Ë importante ressaltar também, que trabalhará com os termos: jogo, brincar, brincadeira, brinquedo em um mesmo sentido, ou seja, voltado para a ação lúdica da criança. Constatou-se, no decorrer da investigação, o caráter polissêmico do brincar, o mesmo, ligado a várias manifestações que ampliam as potencialidades da criança. Cujas possibilidades de expressão, criação e manifestação do brincar implicam, sem dúvida, valiosas contribuições em muitos aspectos citados na pesquisa, entre eles o despertar para a autonomia, a criticidade e a criatividade, envolvendo, assim, a dimensão social, cultural, política e psicológica. |
id |
UFAM_ef4c8dde8b17e4df55467883fd055eec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3216 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamentalLudicidadeDimensão educativaPotencialidadesPlayfulEducative dimensionPotentialitiesCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente estudo é uma investigação de caráter teórico-reflexivo sobre a dimensão educativa do lúdico empregada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é refletir sobre a ludicidade na prática pedagógica em contexto escolar, instrumento fornecedor de experiências estimulantes, que podem despertar a criança para a autonomia, criticidade e criatividade. A pesquisa é do tipo bibliográfico, cujo aporte teórico serve de dados para refletir sobre a temática deste trabalho, que será ilustrada com idéias e alguns conceitos de disciplinas como: história, pedagogia, psicologia, antropologia, psicanálise, neurociência e filosofia. Ë importante ressaltar também, que trabalhará com os termos: jogo, brincar, brincadeira, brinquedo em um mesmo sentido, ou seja, voltado para a ação lúdica da criança. Constatou-se, no decorrer da investigação, o caráter polissêmico do brincar, o mesmo, ligado a várias manifestações que ampliam as potencialidades da criança. Cujas possibilidades de expressão, criação e manifestação do brincar implicam, sem dúvida, valiosas contribuições em muitos aspectos citados na pesquisa, entre eles o despertar para a autonomia, a criticidade e a criatividade, envolvendo, assim, a dimensão social, cultural, política e psicológica.The present study is a theoretician-reflexive inquiry about the educative dimension of playful in the beginning of basic education. With the objective to reflect about the playful in the pedagogical practical of school context, as a instrument capable to offer stimulating experiences to create more independent and creative children. The research is a bibliographical type, counting on a theoretical universe for the interpretation of the data and facts harvested in the reading of some authors, whose boarding send this thematic one. This research will be illustrated with ideas and concepts of some disciplines as: history, pedagogy, psychology, anthropology, psychoanalysis, neuroscience and philosophy. It is important to stand out, that this research will work with the terms: game, to play, trick, toy in one same direction that is, come back toward the playful action of the child. Was observed in elapsing of the inquiry the many meanings of playing, the same, on to some manifestations that extend the potentialities of the child. The possibilities of expression, creation and manifestation of playing, imply without doubt, valuable contributions in many aspects cited in the research, between them the wakening for the autonomy, and the creativity. Thus involving the social, cultural, political and psychological dimension.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoNiño, Carlos Guillermo RojasSouza, Silene Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/91529198933416242015-04-22T21:56:00Z2015-04-082006-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Silene Moreira de. Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:40:20Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:40:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental |
title |
Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental Souza, Silene Moreira de Ludicidade Dimensão educativa Potencialidades Playful Educative dimension Potentialities CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Souza, Silene Moreira de |
author_facet |
Souza, Silene Moreira de http://lattes.cnpq.br/9152919893341624 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9152919893341624 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Niño, Carlos Guillermo Rojas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Silene Moreira de http://lattes.cnpq.br/9152919893341624 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Dimensão educativa Potencialidades Playful Educative dimension Potentialities CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Ludicidade Dimensão educativa Potencialidades Playful Educative dimension Potentialities CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O presente estudo é uma investigação de caráter teórico-reflexivo sobre a dimensão educativa do lúdico empregada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é refletir sobre a ludicidade na prática pedagógica em contexto escolar, instrumento fornecedor de experiências estimulantes, que podem despertar a criança para a autonomia, criticidade e criatividade. A pesquisa é do tipo bibliográfico, cujo aporte teórico serve de dados para refletir sobre a temática deste trabalho, que será ilustrada com idéias e alguns conceitos de disciplinas como: história, pedagogia, psicologia, antropologia, psicanálise, neurociência e filosofia. Ë importante ressaltar também, que trabalhará com os termos: jogo, brincar, brincadeira, brinquedo em um mesmo sentido, ou seja, voltado para a ação lúdica da criança. Constatou-se, no decorrer da investigação, o caráter polissêmico do brincar, o mesmo, ligado a várias manifestações que ampliam as potencialidades da criança. Cujas possibilidades de expressão, criação e manifestação do brincar implicam, sem dúvida, valiosas contribuições em muitos aspectos citados na pesquisa, entre eles o despertar para a autonomia, a criticidade e a criatividade, envolvendo, assim, a dimensão social, cultural, política e psicológica. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-29 2015-04-22T21:56:00Z 2015-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Silene Moreira de. Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Silene Moreira de. Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732006218563584 |