Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Silene Moreira de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9152919893341624
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216
Resumo: O presente estudo é uma investigação de caráter teórico-reflexivo sobre a dimensão educativa do lúdico empregada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é refletir sobre a ludicidade na prática pedagógica em contexto escolar, instrumento fornecedor de experiências estimulantes, que podem despertar a criança para a autonomia, criticidade e criatividade. A pesquisa é do tipo bibliográfico, cujo aporte teórico serve de dados para refletir sobre a temática deste trabalho, que será ilustrada com idéias e alguns conceitos de disciplinas como: história, pedagogia, psicologia, antropologia, psicanálise, neurociência e filosofia. Ë importante ressaltar também, que trabalhará com os termos: jogo, brincar, brincadeira, brinquedo em um mesmo sentido, ou seja, voltado para a ação lúdica da criança. Constatou-se, no decorrer da investigação, o caráter polissêmico do brincar, o mesmo, ligado a várias manifestações que ampliam as potencialidades da criança. Cujas possibilidades de expressão, criação e manifestação do brincar implicam, sem dúvida, valiosas contribuições em muitos aspectos citados na pesquisa, entre eles o despertar para a autonomia, a criticidade e a criatividade, envolvendo, assim, a dimensão social, cultural, política e psicológica.
id UFAM_ef4c8dde8b17e4df55467883fd055eec
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3216
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamentalLudicidadeDimensão educativaPotencialidadesPlayfulEducative dimensionPotentialitiesCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente estudo é uma investigação de caráter teórico-reflexivo sobre a dimensão educativa do lúdico empregada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é refletir sobre a ludicidade na prática pedagógica em contexto escolar, instrumento fornecedor de experiências estimulantes, que podem despertar a criança para a autonomia, criticidade e criatividade. A pesquisa é do tipo bibliográfico, cujo aporte teórico serve de dados para refletir sobre a temática deste trabalho, que será ilustrada com idéias e alguns conceitos de disciplinas como: história, pedagogia, psicologia, antropologia, psicanálise, neurociência e filosofia. Ë importante ressaltar também, que trabalhará com os termos: jogo, brincar, brincadeira, brinquedo em um mesmo sentido, ou seja, voltado para a ação lúdica da criança. Constatou-se, no decorrer da investigação, o caráter polissêmico do brincar, o mesmo, ligado a várias manifestações que ampliam as potencialidades da criança. Cujas possibilidades de expressão, criação e manifestação do brincar implicam, sem dúvida, valiosas contribuições em muitos aspectos citados na pesquisa, entre eles o despertar para a autonomia, a criticidade e a criatividade, envolvendo, assim, a dimensão social, cultural, política e psicológica.The present study is a theoretician-reflexive inquiry about the educative dimension of playful in the beginning of basic education. With the objective to reflect about the playful in the pedagogical practical of school context, as a instrument capable to offer stimulating experiences to create more independent and creative children. The research is a bibliographical type, counting on a theoretical universe for the interpretation of the data and facts harvested in the reading of some authors, whose boarding send this thematic one. This research will be illustrated with ideas and concepts of some disciplines as: history, pedagogy, psychology, anthropology, psychoanalysis, neuroscience and philosophy. It is important to stand out, that this research will work with the terms: game, to play, trick, toy in one same direction that is, come back toward the playful action of the child. Was observed in elapsing of the inquiry the many meanings of playing, the same, on to some manifestations that extend the potentialities of the child. The possibilities of expression, creation and manifestation of playing, imply without doubt, valuable contributions in many aspects cited in the research, between them the wakening for the autonomy, and the creativity. Thus involving the social, cultural, political and psychological dimension.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoNiño, Carlos Guillermo RojasSouza, Silene Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/91529198933416242015-04-22T21:56:00Z2015-04-082006-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Silene Moreira de. Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:40:20Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:40:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
title Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
Souza, Silene Moreira de
Ludicidade
Dimensão educativa
Potencialidades
Playful
Educative dimension
Potentialities
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
author Souza, Silene Moreira de
author_facet Souza, Silene Moreira de
http://lattes.cnpq.br/9152919893341624
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9152919893341624
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Niño, Carlos Guillermo Rojas
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Silene Moreira de
http://lattes.cnpq.br/9152919893341624
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Dimensão educativa
Potencialidades
Playful
Educative dimension
Potentialities
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Ludicidade
Dimensão educativa
Potencialidades
Playful
Educative dimension
Potentialities
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente estudo é uma investigação de caráter teórico-reflexivo sobre a dimensão educativa do lúdico empregada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é refletir sobre a ludicidade na prática pedagógica em contexto escolar, instrumento fornecedor de experiências estimulantes, que podem despertar a criança para a autonomia, criticidade e criatividade. A pesquisa é do tipo bibliográfico, cujo aporte teórico serve de dados para refletir sobre a temática deste trabalho, que será ilustrada com idéias e alguns conceitos de disciplinas como: história, pedagogia, psicologia, antropologia, psicanálise, neurociência e filosofia. Ë importante ressaltar também, que trabalhará com os termos: jogo, brincar, brincadeira, brinquedo em um mesmo sentido, ou seja, voltado para a ação lúdica da criança. Constatou-se, no decorrer da investigação, o caráter polissêmico do brincar, o mesmo, ligado a várias manifestações que ampliam as potencialidades da criança. Cujas possibilidades de expressão, criação e manifestação do brincar implicam, sem dúvida, valiosas contribuições em muitos aspectos citados na pesquisa, entre eles o despertar para a autonomia, a criticidade e a criatividade, envolvendo, assim, a dimensão social, cultural, política e psicológica.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-29
2015-04-22T21:56:00Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Silene Moreira de. Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216
identifier_str_mv SOUZA, Silene Moreira de. Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006218563584