Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5083 |
Resumo: | Ambientes de Realidade Virtual apresentam novas oportunidades para a terapia de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA), em especial quando se deseja explorar cenários e narrativas próprios do teatro. Entretanto, a manipulação dos elementos necessários para a construção de cenários e ações sobre um cenário em um mundo virtual, é uma atividade complexa que requer sólidos conhecimentos de programação, habilidade pouco comum aos profissionais mediadores na teatroterapia. Esta dissertação descreve um esquema de autoria em duas fases onde, num primeiro momento, o profissional define elementos como objetos de cena, papéis e ações de uma ‘estória’ utilizando um ambiente (2D) de fácil manipulação para, em seguida, ter esses elementos transpostos para um ambiente de realidade virtual (3D) onde poderá ser utilizado pela sujeito da terapia. O esquema proposto foi aplicado ao desenvolvimento de um protótipo onde as ferramentas ScratchS4SL e OpenSimulator foram respectivamente os ambientes 2D e 3D utilizados. O ‘teatro virtual’ foi apresentado a profissionais mediadores para um ciclo de avaliação formativa onde ficou evidenciada sua adequação ao propósito e potencial para apoiar a socialização de crianças com TEA. |
id |
UFAM_f04d6f754fdec6117e60295eb6e643b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5083 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuaisTranstornos do Espectro Autista - TEARealidade VirtualEsquema de AutoriaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOAmbientes de Realidade Virtual apresentam novas oportunidades para a terapia de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA), em especial quando se deseja explorar cenários e narrativas próprios do teatro. Entretanto, a manipulação dos elementos necessários para a construção de cenários e ações sobre um cenário em um mundo virtual, é uma atividade complexa que requer sólidos conhecimentos de programação, habilidade pouco comum aos profissionais mediadores na teatroterapia. Esta dissertação descreve um esquema de autoria em duas fases onde, num primeiro momento, o profissional define elementos como objetos de cena, papéis e ações de uma ‘estória’ utilizando um ambiente (2D) de fácil manipulação para, em seguida, ter esses elementos transpostos para um ambiente de realidade virtual (3D) onde poderá ser utilizado pela sujeito da terapia. O esquema proposto foi aplicado ao desenvolvimento de um protótipo onde as ferramentas ScratchS4SL e OpenSimulator foram respectivamente os ambientes 2D e 3D utilizados. O ‘teatro virtual’ foi apresentado a profissionais mediadores para um ciclo de avaliação formativa onde ficou evidenciada sua adequação ao propósito e potencial para apoiar a socialização de crianças com TEA.Virtual Reality environments present new opportunities for therapy of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) especially when you want to explore scenarios and theater's own narratives. However, manipulation of the elements needed for design of scenario and actions in a virtual world, is a complex activity that requires solid programming skills, unusual for professionals mediating theater-therapy. This work describes a two-phase authoring scheme where, at first, the professional defines elements such as props, roles and actions of a ‘story’ in a (2D) virtual environment for easy manipulation and then have these elements transposed to a virtual reality environment (3D) which may be used by the subject of therapy. The proposed scheme was applied to the development of a prototype where ScratchS4SL and OpenSimulator tools were respectively the 2D and 3D environments used. The ‘virtual theater’ was introduced to professional mediators in a formative evaluation cycle where the authors emphasized its fitness for purpose and potential to support the socialization of children with ASD.Universidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaCastro Júnior, Alberto Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271Viana Junior, Osvaldo Tavareshttp://lattes.cnpq.br/35373292681034912016-07-13T12:08:20Z2015-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIANA JUNIOR, Osvaldo Tavares. Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-14T05:04:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-14T05:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais |
title |
Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais |
spellingShingle |
Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais Viana Junior, Osvaldo Tavares Transtornos do Espectro Autista - TEA Realidade Virtual Esquema de Autoria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
title_short |
Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais |
title_full |
Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais |
title_fullStr |
Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais |
title_full_unstemmed |
Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais |
title_sort |
Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais |
author |
Viana Junior, Osvaldo Tavares |
author_facet |
Viana Junior, Osvaldo Tavares http://lattes.cnpq.br/3537329268103491 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3537329268103491 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro Júnior, Alberto Nogueira de http://lattes.cnpq.br/5919189481858271 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana Junior, Osvaldo Tavares http://lattes.cnpq.br/3537329268103491 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtornos do Espectro Autista - TEA Realidade Virtual Esquema de Autoria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
topic |
Transtornos do Espectro Autista - TEA Realidade Virtual Esquema de Autoria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
description |
Ambientes de Realidade Virtual apresentam novas oportunidades para a terapia de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA), em especial quando se deseja explorar cenários e narrativas próprios do teatro. Entretanto, a manipulação dos elementos necessários para a construção de cenários e ações sobre um cenário em um mundo virtual, é uma atividade complexa que requer sólidos conhecimentos de programação, habilidade pouco comum aos profissionais mediadores na teatroterapia. Esta dissertação descreve um esquema de autoria em duas fases onde, num primeiro momento, o profissional define elementos como objetos de cena, papéis e ações de uma ‘estória’ utilizando um ambiente (2D) de fácil manipulação para, em seguida, ter esses elementos transpostos para um ambiente de realidade virtual (3D) onde poderá ser utilizado pela sujeito da terapia. O esquema proposto foi aplicado ao desenvolvimento de um protótipo onde as ferramentas ScratchS4SL e OpenSimulator foram respectivamente os ambientes 2D e 3D utilizados. O ‘teatro virtual’ foi apresentado a profissionais mediadores para um ciclo de avaliação formativa onde ficou evidenciada sua adequação ao propósito e potencial para apoiar a socialização de crianças com TEA. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-02 2016-07-13T12:08:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIANA JUNIOR, Osvaldo Tavares. Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5083 |
identifier_str_mv |
VIANA JUNIOR, Osvaldo Tavares. Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732016983244800 |